20 anos
Há 20 anos, nascia o Oi Futuro, instituto da Oi dedicado a desenvolver projetos de impacto social por meio da inovação e da criatividade. Duas décadas antes da agenda ESG ganhar notoriedade, revelando a necessidade da iniciativa privada se envolver com a solução coletiva de desafios da sociedade, a Oi já firmava seu compromisso com a Educação e a Cultura como formas mais efetivas e duradouras de investir no desenvolvimento social, na inclusão e na equidade.
Desde o início dos anos 2000, ainda como Instituto Telemar, o Grupo desenvolve projetos em todo o país para levar novas tecnologias e metodologias para escolas públicas e promover a inclusão de jovens no novo mundo digital. O instituto tem oferecido, ao longo dos anos, uma educação empreendedora, apoiando o fortalecimento de organizações da sociedade civil que desenvolvem soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais brasileiros. Em toda sua trajetória, o Oi Futuro vem apostando na inovação da produção cultural e na democratização do acesso à cultura para o rompimento de fronteiras sociais e a construção de futuros mais diversos.
Acreditamos que a força da nossa atuação venha da interseção e da combinação entre as diferentes frentes de trabalho e das parcerias estabelecidas ao longo desse processo. Sempre fomos orientados pela ousadia, pois sabemos que cada ação gera rastros na sociedade, inspirando outras organizações e iniciativas. No momento em que celebramos 20 anos, queremos construir ainda mais redes que reverberem o impacto e o alcance de nossas ações. Assim, o objetivo e o propósito do Oi Futuro se renovam para os próximos anos: transformar a vida de pessoas e de comunidades por meio da inovação e da criatividade, fazendo do mundo um lugar mais inclusivo e plural.
20 ANOS DE FUTURO
O futuro não é um lugar onde chegamos, mas um tempo que construímos com movimentos e ações no presente. Conheça um pouco dessa trajetória que nos orgulha e inspira a construir novos marcos para a Educação e a Cultura do país.
Fundação do Instituto Telemar
Em dezembro de 2001, é criado o Instituto Telemar, dando origem ao Oi Futuro. Com a missão de desenvolver projetos de responsabilidade social, o Oi Futuro investe em educação e cultura através da inovação, da criatividade e do uso de novas tecnologias para impacto social.
Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados
Lançamos a primeira edição do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Por meio de edital público, o programa promove e incentiva a produção cultural através da seleção anual de projetos de arte, exposições festivais, livros, filmes e todos os formatos de expressões artísticas e culturais.
Abertura do Centro Cultural Oi Futuro
Em maio desse ano, inauguramos o Centro Cultural Oi Futuro no prédio da centenária estação telefônica Beira-Mar, no Rio de Janeiro, onde já funcionava o Museu do Telefone. Com acesso gratuito, ele oferece uma programação inovadora que valoriza a convergência entre arte contemporânea e tecnologia, com espaço para exposições e peças teatrais, além de um bistrô.
Criação do NAVE Recife
Inauguramos o Núcleo Avançado em Educação - NAVE em Recife, Pernambuco. Uma parceria com a Secretaria de Educação de Pernambuco, a primeira unidade do programa de Educação do Oi Futuro e da Oi oferece ensino médio público profissionalizante e integral com foco em tecnologia digital e games.
Inauguração do Museu das Telecomunicações
Como uma evolução do antigo Museu do Telefone, em janeiro inauguramos o Museu das Telecomunicações - pioneiro no Brasil no uso da interatividade como forma de experiência para o público, o Museu das Telecomunicações explora os mais avançados recursos tecnológicos para contar a história das comunicações no Brasil e no mundo.
Inauguração do NAVE Rio
Dois anos depois do sucesso em Pernambuco, abrimos a segunda escola do programa de educação do Oi Futuro: o NAVE Rio no Colégio Estadual José Leite Lopes. Instalada no prédio da estação telefônica da Oi na Tijuca, Zona Norte da cidade, a escola é uma parceria com do Oi Futuro com a Secretaria de Educação do Estado do Rio.
Criação do Labora e LabSonica
Em julho, lançamos o Labora - nosso hub de educação empreendedora, com programas de incubação e aceleração para projetos e organizações de impacto social. Em setembro, criamos o LabSonica, um laboratório de experimentação sonora para incentivar a inovação no campo do som e da música com incentivo a produções independentes.
Lançamento do Lab Oi Futuro
Neste ano abrimos as portas do Lab Oi Futuro, um espaço de criação, experimentação e colaboração idealizado para impulsionar criadores e startups de diversas áreas que trabalham com impacto social. Com mais de 500 m2, o Lab Oi Futuro oferece estrutura física e suporte técnico para projetos selecionados por editais públicos.
ASA - Arte Sônica Amplificada
Lançamento da primeira edição do programa Arte Sônica Amplificada - ASA. Uma parceria do Oi Futuro com o British Council, o edital atua pela equidade de gênero na indústria musical brasileira por meio da capacitação de profissionais identificadas como mulheres que atuam na cadeia produtiva do som e da música. Já participaram 700 profissionais nas três edições do programa.
Inauguração do Musehum
Em janeiro, inauguramos o Musehum - Museu das Comunicações e Humanidades. Com foco nas comunicações sob a perspectiva das relações humanas, o Musehum leva o público par ao centro da experiência da visitação, tornando-o parte integrante do repertório do museu.
Participação no SXSW EDU
Em março, o Oi Futuro participou do SXSW Edu 2021, o maior evento de inovação do mundo, que acontece nos Estados Unidos. Selecionado para participar da programação oficial da conferência, entre mais de 700 candidaturas, o Oi Futuro liderou o painel "Jogos e tecnologia para empoderar jovens criativos e transformadores" apresentando o case do NAVE
Divirta-se com nossa história
O que significa MUSEHUM?
Você acertou 0 de 0 questões.
Obrigado por participar do nosso Quiz
Nossos números
O impacto gerado pelas ações do Oi Futuro transforma a sociedade. Confira alguns indicadores consolidados que evidenciam resultados de nossa atuação:
-
+ 4 milhões
acessos a projetos digitais gratuitos
-
+ 2.500
projetos culturais apoiados em todas as regiões do Brasil
-
+ 100 mil
visitantes por ano no Centro Cultural
-
+ 20 mil
pessoas atendidas por ano pelo Programa Educativo
-
3 mil
estudantes formados pelo NAVE
-
+ 3.400
educadores impactados desde 2017
-
500
empreendedores beneficiados
-
+ 10 mil
horas de mentorias e capacitações