Acessibilidade
Contato

Juntos, Oi Futuro e UNICEF trabalham pela melhoria da educação brasileira, oferecendo apoio a profissionais de educação e escolas que buscam caminhos para mitigar os problemas relacionados à cultura do fracasso escolar, tais como distorção idade-série, reprovação, abandono e evasão. Com foco em arte e cultura, a publicação tem o objetivo de inspirar professoras/professores e estimular estudantes de todo o país a construirem caminhos de sucesso escolar. Preencha o formulário abaixo para ter acesso gratuito ao e-book com as seis Experiências Didáticas inéditas desenvolvidas por professores do NAVE. O e-book está disponível também na versão acessível, que permite a utilização de software de leitores de tela.

Saiba mais sobre as práticas pedagógicas que compõem o e-book Experiências Didáticas:

  1. PigmentArte (Artes, Biologia e Química) – Por meio da produção de tintas vegetais, as artes plásticas se misturam à química e à biologia em uma experiência lúdica. O estudante poderá aprender sobre soluções e misturas, conhecer partes e características das plantas e descobrir como usá-las para produzir tinta e pigmentos. A experiência pode ser aplicada para o ensino remoto.
  2. Storyverso (Geografia e Multimídia) – Histórias para criar o mundo! Nesta prática pedagógica, baseada no jogo Story Cubes, os estudantes experimentaram elaborar histórias e reproduzi-las em forma de ilustrações, para a criação de um mundo fantástico. Após a elaboração de todos os mundos, cada grupo pode jogar os dados para que a combinação de imagens se torne a interligação com o mundo ao lado.
  3. A minha identidade visual (Multimídia e Filosofia) – Nesta prática, o estudante trabalha a importância da identidade visual, discutindo como cada um se percebe e é percebido pelo outro. Utilizando famosos memes e challenges, os alunos são convidados a mostrarem como apresentam e enxergam sua própria identidade visual.
  4. O pontilhismo e a pixel art (Artes e Multimídia) – Em Artes, os alunos aprendem sobre a técnica do pontilhismo, suas principais características e a criação de forma prática. Já no curso técnico de Multimídia, os estudantes aprendem como funciona a arte e a técnica da pixel art e constroem ilustrações dentro desse estilo, de forma digital e analógica. Os alunos irão criar uma arte em pontilhismo na disciplina Artes e esta mesma arte será reproduzida na disciplina Introdução às Mídias Digitais, na técnica pixel art.
  5. Retextualização de poemas visuais (Língua Portuguesa e Multimídia) – A Semana de Arte Moderna de 1922 foi um marco para a compreensão do desenvolvimento e da construção da identidade literária no Brasil e no mundo. No seu centenário, a experiência didática “Retextualização de poemas visuais” propõe uma exploração verbal e visual da literatura para ampliar o repertório cultural dos estudantes e promover a autoria.
  6. Paródias Artísticas (Língua Portuguesa, Educação Midiática e Artes) – Museus de todo o mundo podem estar a um clique de distância dos seus alunos. Nesta experiência didática, os estudantes poderão conhecer movimentos artísticos e culturais, produzir releituras audiovisuais de obras conhecidas e ainda se colocar no lugar de um crítico de arte para produzir um texto de opinião.
BarraLogos_Oifuturo+Unicef_portugues-01
NAVE - OI FUTURO 02_18 RJ foto guanabaratejo (17)

E-NAVE: Guia Digital de Práticas Pedagógicas Inovadoras

O e-NAVE é um guia digital com duas edições, feito por e para educadores, que reúne metodologias inovadoras desenvolvidas nas escolas do NAVE no Rio e em Recife. Nas duas edições, você encontra 85 práticas educativas “mão na massa”, que podem ser reeditadas em qualquer escola do Brasil por educadores de todas as áreas, mesmo com pouco ou nenhum recurso tecnológico.

Para conhecer e baixar o e-NAVE, clique AQUI.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade