Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Aliança NAVE: parcerias para inovação no Ensino Médio

09/08/2023

Aliança NAVE: parcerias para inovação no Ensino Médio

O Oi Futuro fez um levantamento com mais de 700 jovens que passaram pelo Núcleo Avançado em Educação – NAVE para acompanhar o progresso de suas vidas após se formarem pelo programa. O resultado é surpreendente e emocionante: 93% dos formados no NAVE ingressaram no Ensino Superior, 86% estão no mercado do trabalho, 43% dos egressos entre 25-39 anos têm hoje renda individual acima de 5 salários mínimos.

Os números são uma outra linguagem para traduzir o impacto de uma educação inovadora, pública e de qualidade na vida da juventude, das famílias e do país. Eles confirmam que investir em educação transforma realidades. “O NAVE me deu a oportunidade de sonhar alto e me apontou o caminho para a realização dos meus sonhos”, conta Vítor Linhares, hoje Senior UX Researcher do Nubank.

Agora o Oi Futuro quer multiplicar histórias como a do Vítor, ampliando ainda mais o alcance e impacto de seu principal programa de Educação convidando empresas, organizações, governos e fundações a se unirem na Aliança NAVE. Como um modelo de Ensino Médio inovador e centrado no humano, que faz uso pedagógico de novas tecnologias, investe na capacitação de professores e prepara os jovens para as economias digital e criativa formando cidadãos críticos e transformadores, o NAVE foi criado há 18 anos a partir da parceria público-privada com os governos estaduais de Pernambuco e Rio de Janeiro. Mantido integralmente pela Oi nesse período, ele agora expande a sua atuação com a formação de uma rede de novas parcerias e colaboração – a Aliança NAVE. 

Evolução estrutural do Ensino Médio

Essa aliança para a inovação no Ensino Médio nasce a partir da visão estratégica do Oi Futuro e é inspirada no Objetivo 17 da Agenda 2023 de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em sinergia com um dos principais valores do instituto: a construção coletiva de novos futuros. Ao agregar mais parceiros que compartilham os mesmos valores, a Aliança NAVE vai impulsionar novos ciclos de inovação capazes de contribuir de forma consistente com a evolução estrutural do Ensino Médio no país. O objetivo da Aliança NAVE é amplificar o que o NAVE já vem realizando ao longo dos anos por meio do incentivo a pesquisas, reflexões pedagógicas e estímulo ao uso de novas tecnologias (como inteligência artificial e ciência de dados) para fortalecer e democratizar a educação básica brasileira.

O convite para esta Aliança é firmado nos resultados obtidos pelo programa NAVE em suas duas escolas. Para além de reconhecimentos nacionais e internacionais, que incluem o resultado do Ideb 2021 que colocou o NAVE-Recife entre as 10 melhores escolas públicas do país, o impacto sociocultural do NAVE na vida dos jovens e de suas famílias reverbera em suas comunidades e mostra que o investimento em uma educação de qualidade é o caminho para a verdadeira transformação social.

– 93% dos jovens formados no NAVE ingressaram no Ensino Superior (a média brasileira é de 37,4%, segundo o INEP: Relatório do 4º Ciclo de Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação – 2022)

– 60% estão fazendo graduação, 23% são graduados e 17% fazem pós-graduação

– Dos graduados, 6% são mestres (a média nacional é de 0,84%, segundo a OCDE: Education at Glance – 2022)

– 86% estão no mercado do trabalho; entre os que não trabalham, a maioria ainda estuda

– Dos 7% que não ingressaram nas universidades, 80% estão no mercado de trabalho

– Na faixa de 25 a 39 anos, 43% têm hoje renda individual acima de 5 salários mínimos (a média nacional é de R$ 2.844, segundo o IBGE: Amostra de Domicílios Contínua – 4º trimestre 2022)

– Na faixa de 18 a 24 anos, 36% têm hoje renda individual acima de 3 salários mínimos (a média nacional é de R$1.581, segundo o IBGE: Amostra de Domicílios Contínua – 4º trimestre 2022)

Sabendo que 65% dos jovens estudantes do NAVE vieram de famílias com renda total de até 2 salários mínimos, fica ainda mais evidente o impacto positivo desse programa para toda a sociedade. Uma educação pública de qualidade, conectada com o presente preparando jovens profissionais e cidadãos de hoje para o futuro.

Quer ser nosso parceiro nessa Aliança pela Educação? Entre em contato com a gente!

Para saber tudo sobre o NAVE clique aqui.

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade