Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Arte, cidade e patrimônio: visita virtual está no ar!

26/07/2021

Arte, cidade e patrimônio: visita virtual está no ar!

Desde a última quinta-feira, 22, o público pode fazer uma visita virtual imersiva à exposição “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memórias das poéticas contemporâneas”, que reúne 10 artistas brasileiros sob curadoria de Adriana Nakamuta. A mostra representa seis estados brasileiros, com produções inéditas e inspiradas na cidade do Rio de Janeiro – primeira Capital Mundial da Arquitetura, sede do Congresso Mundial de Arquitetos 2021 e Patrimônio Cultural Mundial na categoria Paisagem Urbana, ambos títulos concedidos pela Unesco.

Para Nakamuta, “a arte, com toda a sua potência, firma-se como um refúgio e nos convoca a um amplo debate e reflexão sobre a Memória e o Futuro”. O acesso à visita virtual é gratuito e pode ser feito aqui. A exposição tem o patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Participam os artistas: Beatriz Rauscher (MG), Clara Cavendish (RJ), Claudia Renault (MG), Denilson Baniwa (AM), Guto Nóbrega (RJ), Lucas Landau (RJ), Mariana Guimarães (RJ), Maurício Pokemon (PI), Thiago Honório (SP) e Thiago Martins de Melo (SP).

Conheça outras programações virtuais do Oi Futuro:

Visita virtual – “Musehum”

O Musehum, Museu das Comunicações e Humanidades, é uma evolução do Museu das Telecomunicações. Em atividade há 13 anos, o museu teve suas instalações totalmente remodeladas para contar a história do desenvolvimento tecnológico das comunicações a partir das relações humanas.

Visita virtual – “Reserva Técnica”

Espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que não estão em exposição. Dinâmica, integrada e articulada a uma sala de processamento técnico, um laboratório de conservação e uma sala de pesquisas, a Reserva Técnica ocupa um andar inteiro do prédio da antiga estação Flamengo – com pé direito de 4,80 metros – compondo o Centro de Preservação do Musehum.

Visita virtual – “Una(S)+”

Reforçar a força feminina na arte contemporânea: esse é o propósito da exposição “Una(S)+”, disponível em visitação virtual 360º. Com curadoria de Maria Arlete Mendes Gonçalves, a mostra reúne 80 trabalhos de 15 artistas mulheres da Argentina e do Brasil e ocupa todo o prédio do nosso centro cultural, do térreo ao último andar, passando pelas galerias, escadas e elevador.

Visita Virtual – “Campo Expandido”, de Luiz Zerbini

Com instalações e intervenções inéditas, pensadas especialmente para esta mostra, “Campo Expandido”, de Luiz Zerbini, permeia os campos da arte, da tecnologia e da ecologia. A exposição é apresentada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Oi.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade