Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Artistas e bandas independentes apresentam performances inéditas no Festival Aceleração Musical LabSonica

10/08/2020

Artistas e bandas independentes apresentam performances inéditas no Festival Aceleração Musical LabSonica

Não conseguiu assistir ao vivo? Clique aqui e confira o show que os artistas deram no Festival LabSonica!

Nos dias 14, 15 e 16 de agosto, os 21 artistas e bandas independentes selecionados pelo edital Aceleração LabSonica vão se apresentar em um festival online como resultado da primeira fase do programa de aceleração musical, edição Toca do Bandido e selo Toca Discos.

Após um processo de mentorias e criação coletiva iniciado em abril, o Festival LabSonica apresentará performances inéditas de artistas de 10 estados brasileiros e de diferentes estilos musicais, como pop, rock, rap e indie, entre outros gêneros. O festival será transmitido ao vivo do canal do Oi Futuro no YouTube.

“Foi um processo de conexão entre os artistas e seus mentores, que aconteceu de uma maneira muito particular, num momento em que estamos todos fragilizados pela pandemia, houve uma troca intensa que gerou um material riquíssimo de produção musical. Novas formas de se trabalhar em equipe foram criadas” explica a diretora artística do projeto e do selo Toca Discos, Constança Scofiled.

Além de música, público poderá conferir apresentações audiovisuais e performances de artistas emergentes no Brasil. “É colaborativo e inovador, nós sabemos que música é feita em conjunto e se reinventa”, completa Felipe Rodarte, diretor musical do projeto e diretor do selo Toca Discos. Os vídeos foram feitos pelos próprios artistas. “As gravações foram autoproduzidas por eles próprios, nós apenas orientamos como fazer”, salienta Iuri Freiberger, produtor musical e um dos idealizadores do projeto.

As mentorias foram feitas em encontros virtuais, estimulados como processos de cocriação, sob a orientação de mentores com longa experiência no mercado da música brasileira – Constança Scofield, Felipe Rodarte e Iuri Freiberger. Foram mais de 300 horas de mentorias para artistas e equipes, para que pudessem expressar sua criatividade. “Foi um processo efetivo e afetivo de construção desse empoderamento dos artistas. Ajudou a fortalecer o “poder fazer” de cada um, respeitando as suas características artísticas e seus propósitos”, conclui Felipe Rodarte.

“O Festival LabSonica materializa o propósito do Oi Futuro de estimular a experimentação e a cocriação, que são ainda mais importantes neste momento de pandemia, para alcançar novos públicos e abrir vias de reinvenção da arte e da cultura”, diz Roberto Guimarães, gerente executivo de Cultura do Oi Futuro.

Serviço Festival Aceleração LabSonica Toca do Bandido:  

No YouTube do Oi Futuro nos dias 14, 15 e 16 de agosto.

Dia 14 às 19h

Dias 15 e 16 às 17h.

7 artistas se apresentarão por dia.

 

Confira a programação:

SEXTA-FEIRA, 14/08

19h00 Agnés Dourada (RJ)

19h30 Olívia de Amores (AM)

20h00 Banda Gente (RJ)

20h30 Varandão (RJ)

21h00 Thiago Elniño (RJ)

21h30 Black Bell Tone (RS)

22h00 Katú Mirim (SP)

 

SÁBADO, 15/08

17h00 Daíra (RJ)

17h30 My Magical Glowing Lens (ES)

18h00 Lucas Estrela (PA)

18h30 Sandyalê (SE)

19h00 Rosabege (RJ)

19h30 Bule (PE)

20h00 Numa Gama (SP)

 

DOMINGO, 16/08

17h00 Caru (RJ)

17h30 Pedro Salomão (SP)

18h00 Paige (MG)

18h30 Tuim (RJ)

19h00 Cidrais (PR)

19h30 Caio Prado (RJ)

20h00 Luciane (RJ)

 

Sobre a Aceleração LabSonica Edição Toca do Bandido e selo Toca Discos 

Os 21 artistas que serão apresentados no Festival LabSonica foram selecionados pelo edital da aceleração musical LabSonica, que teve 900 inscritos de todas as regiões do Brasil. O festival on-line marca o fim da primeira etapa do ciclo de aceleração, iniciada em abril, em que os participantes tiveram aulas e workshops online, com o objetivo de promover suas carreiras musicais através de qualificação profissional e do estímulo à experimentação.

Desses 21 artistas, seis serão selecionados para a próxima etapa da aceleração, em que vão fazer uma imersão para a produção de EPs e vão participar de mentorias orientadas por profissionais especializados. O ponto de partida será um diagnóstico do momento de carreira de cada um dos seis selecionados, para avaliar necessidades e projetar estágios de desenvolvimento, incluindo seleção de repertório, capacitação em empreendedorismo e design estratégico profissional e artístico. Os participantes receberão mentoria do produtor musical Iuri Freiberger, que vai coordenar a aceleração e orientar o design estratégico da carreira dos selecionados.

Os músicos também vão participar de dinâmicas para estimular a composição e terão três músicas produzidas, com a orientação e condução da diretora artística Constança Scofield e do produtor musical Felipe Rodarte, ambos do tradicional Estúdio Toca do Bandido. Os EPs serão lançados pelo Selo Toca Discos em todas as plataformas digitais de streaming e download de música, com apoio de assessoria de marketing digital na divulgação das bandas nas redes sociais – Instagram, Facebook e Youtube entre outras. O processo de produção e gravação vai contar com registro audiovisual de making of, e ao final cada artista participante vai ter um oficial recording session videoclip de uma música gravada ao vivo.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade