Acessibilidade
Contato

Boas-vindas ao nosso Balanço Social 2020!

02/06/2021

Boas-vindas ao nosso Balanço Social 2020!

O ano de 2020 ensinou muito sobre formas diferentes de interagir e possibilidades de um modelo híbrido de ação. Com as limitações impostas pela pandemia global e o consequente isolamento social, o Oi Futuro buscou novas experiências, mudando planos, hábitos e a maneira como atuava desde a sua fundação. Durante o período em que nossos espaços estiveram fechados ao público, investigamos novos caminhos, para compensar a distância física com a proximidade online, e fizemos uma migração rápida e consistente para o universo digital, que logo cobriu 100% dos nossos projetos e programas.

Buscamos a inovação no dia a dia, nas relações sociais, no processo de ensino-aprendizagem e nas expressões artísticas, com o presencial e o virtual se complementando para impulsionar e amplificar o alcance e o impacto de nossas ações. Não foi fácil. Mas temos orgulho dos aprendizados valiosos e resultados surpreendentes que alcançamos com colaboradores, parceiros, empreendedores, artistas, criadores, educadores e estudantes. Destacamos aqui alguns pontos altos desse caminho.

Lançamento do Musehum

Em janeiro de 2020, inauguramos o Museu das Comunicações e Humanidades – Musehum. Com instalações remodeladas e uma nova proposta conceitual, o projeto é uma evolução do Museu das Telecomunicações, em atividade há 13 anos. O Musehum funciona no sexto nível do Centro Cultural Oi Futuro e narra a história do desenvolvimento tecnológico das comunicações a partir da ótica das relações humanas em atrações interativas customizáveis, ambientes imersivos e tecnologias de hiper-realidade. Com um acervo de 130 mil peças e 450 itens em exposição de longa duração, o Musehum oferece ainda cursos para museólogos e um Programa Educativo que atende ao público, com atividades presenciais e remotas.

O fechamento das portas do Musehum por oito meses por conta da pandemia nos desafiou. Para mantê-lo acessível ao público, lançamos uma plataforma digital com tour imersivo, desenvolvemos uma modalidade híbrida de mediação de pessoas atendidas presencialmente pela equipe de monitoria, oferecemos cursos remotos e lançamos a série de lives “Diálogos no Musehum“.

Visitas Virtuais

Disponibilizamos tour virtuais em tecnologia 360º para que todos pudessem continuar explorando o acervos e as novidades de nossas exposições artísticas e espaços culturais a qualquer hora de qualquer lugar do país e do mundo. Pela primeira vez na história, abrimos ao público a Reserva Técnica do Musehum e colocamos à disposição do público um acervo de quase 4 mil itens entre fotografias históricas, objetos e documentos, organizados em trilhas digitais temáticas. Confira as nossas visitas virtuais sem sair de casa: Musehum, Reserva Técnica, a exposição “Campo Expandido”, do artista Luiz Zerbini e a exposição Unas+.

Festivais ao vivo

Mergulhamos na oferta de conteúdo ao vivo e realizamos dois festivais live: o Festival Oi Futuro, com convidados brasileiros e internacionais reunidos para refletir sobre a sociedade, ciência, educação, tecnologia e arte durante e após a pandemia; e o Festival LabSonica, com apresentação de 21 novos talentos da música brasileira que foram impulsionados pelo projeto de Aceleração Musical do LabSonica.

Ensino Remoto

Em um mês, nossas duas escolas de Ensino Médio integrado à Educação Profissionalizante do NAVE migraram da modalidade presencial para a 100% digital. Com mil alunos matriculados, adaptamos os cursos técnicos, essencialmente práticos e mão na massa, para fazerem sentido em plataformas virtuais. Ao todo, foram mais de 850 aulas criadas, com cerca de 1.300 materiais publicados e 4.500  horas/aulas oferecidas em 2020.

Mentorias Oi Futuro

Para apoiar empreendedores de impacto social e da economia criativa sob forte pressão dos efeitos da pandemia, o Labora, nosso laboratório de Inovação Social, implementou quatro edições do projeto Mentorias Oi Futuro com mais de dois mil inscritos de todas as regiões do país. Os mentores ofereceram atendimento técnico, gratuito e individual em temas como transformação digital, tecnologia, planejamento estratégico e comunicação.

Acelerações do Labora

Em 2020, as duas edições do programa de Aceleração do Labora impactaram 108 empreendedores e 33 organizações e negócios comprometidos com a transformação social. Os editais, feitos em parceria com o Sebrae RJ e com o Instituto Ekloos, ajudaram a alavancar propostas inovadoras nas áreas de tecnologia, inclusão, meio ambiente, educação e cultura. Em ciclos de seis e nove meses de aceleração, os selecionados tiveram acesso a centenas de atividades e horas de mentorias.

Apoio à Cultura Nacional

Oi Futuro apoiou e viabilizou mais de 50 peças, exposições, livros, espetáculos, documentários e festivais, que também se remodelaram em 2020 ano com uso inovador de tecnologias e linguagens artísticas para alcançar e surpreender o público remotamente. Por meio das leis estaduais de incentivo à cultura, em 2020 foram realizados projetos culturais escolhidos no ano anterior pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados. Pelo Edital Pontes, festivais foram selecionados para residências artísticas que ampliaram seus públicos e possibilitaram troca de experiência com artistas ingleses. Entre os projetos com apoio Oi Futuro em 2020 estavam o Amazônia Mapping, o mundo gamificado da Feira da Música do Ceará e a SIM SP – Semana Internacional de Música.

Conteúdo e formação digital

Lançamos ferramentas e materiais de referência sobre ensino híbrido, inovação e empreendedorismo social com milhares de acessos e downloads. Guias, cursos, webserie, e-books, mentorias artísticas, vídeos, podcasts e plataformas de interação digital fizeram parte da nossa conexão com os diversos públicos e trouxeram temas de relevância nesse momento de pandemia. Quase dois mil professores e professoras de todo Brasil participaram de um dos nossos cursos digitais de formação de educadores nas áreas de Podcast, Colaboração e Interação, Robótica Educacional e Cultura Digital para Educação Criativa. Com mais de 22 mil acessos, o Guia Empreendedorismo Social na Educação trouxe práticas e cases reais para levar o tema para as salas de aulas.

Balanço Social 2020

Quer saber mais sobre os desafios, descobertas e conquistas que prepararam o Oi Futuro para impactar ainda mais a vida de milhares de pessoas em 2021? Baixe agora mesmo a versão completa do Balanço Social 2020 aqui e conheça a fundo essa história.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação


Confira a política de privacidade

Cancelar meu cadastro na rede do Oi Futuro

×

Não quer mais receber os nossos e-mails?

Seu e-mail foi removido com sucesso.