Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Confira a programação do RIOFESTIV.AL

06/08/2018

Confira a programação do RIOFESTIV.AL

A partir de 7 de agosto, o RIOFESTIV.AL vai reunir os festivais Curta Cinema, FESTLIP, Festival do Rio, Multiplicidade, Panorama e TEMPO_FESTIVAL em um ambiente virtual que busca propor uma forma investigativa e experimental de criação. Mais de 60 brasileiros e estrangeiros lançarão obras inéditas no RIOFESTIV.AL, das artes cênicas ao audiovisual, da fotografia à música, das artes visuais à literatura.

A programação do RIOFESTIV.AL segue um conjunto de temas e questões do nosso mundo contemporâneo, como o futuro; as relações entre improviso, coreografia, dramaturgia e tecnologia; e as conexões e a conectividade. Confira aqui todos os projetos:

FUTURO

Avalanche

Batman Zavareze

Estamos submersos em uma Avalanche descontrolada de redes sociais da internet. Para onde nos levará esta compulsiva produção de imagens geradas a todo o momento nos mais diversos canais de comunicação? Como explorar criativamente a diversidade de linguagens, olhares, profissões, negócios e narrativas? Partindo destas indagações, o curador Batman Zavareze, do Festival Multiplicidade, convidou 13 artistas para, ao longo de um ano, postarem diariamente conteúdos livres e autorais, com o propósito de expor poeticamente o que ainda está oculto ou pouco revelado em nosso imaginário. Os artistas convidados são: Adriano Motta, Camila Morgado, Clelio De Paula, Deborah Engel, Diana Sandes, Gabriela Maciel, João Penoni, Kenzo Mayama, Manuel Scrofft, Luiza Baldan, Matheus Leston, Nico Espinoza e Marcelo Yuka. A estes criadores, une-se o trio de artistas-críticos formado por Marta Porto, Fausto Fawcett e Bebeto Abrantes. Eles propõem reflexões sobre algumas questões suscitadas pela Avalanche digital em que vivemos: a tensão entre a geração e o consumo de conteúdos; o fetiche da autoexposição; a democratização das mídias sociais; as novas linguagens surgidas diariamente; o mundo entre a anomia e a distopia; e a obsolescência programada das memórias e dispositivos.

 Portal U_topia

Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias

A arte é capaz de revelar novos mundos possíveis? Criado especialmente para o RIOFESTIV.AL, o Portal U_topia mergulha nesta questão, revelando como o fazer artístico pode edificar universos utópicos e mundos fantásticos que ultrapassam, deslocam e questionam a lógica cotidiana. Com autoria da atriz, dramaturga e performer Alessandra Colasanti, este canal funciona como uma galeria virtual de artistas contemporâneos engajados nas conexões possíveis entre arte e utopia. Com publicações semanais, o canal une arte, curiosidades, humor e apelo pop na busca por universos criativos e utópicos capazes de revelar alternativas aos nossos desafios e angústias, dos mais banais aos mais espetaculares. Ao lado de Esther, o Extraterrestre,este projeto tem a curadoria de Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias, curadores do TEMPO_FESTIVAL.

FaceGenerations

Karen Acioly

Qual será o rosto da nova geração de artistas contemporâneos? Sob a curadoria de Karen Acioly, do Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens (FIL-RJ), FaceGenerations foi pensado para que sejamos apresentados a estes jovens artistas. O projeto funciona do seguinte modo: cada um dos 26 adolescentes selecionados cria o seu “Portrait Digital” de 1 minuto, sendo cada vídeo lançado semanalmente na plataforma do RIOFESTIV.AL. Estas obras dão voz, corpo, imagem e vez a uma juventude, com idade a partir de 14 anos, especialmente convidada a integrar o projeto devido às suas fortes conexões com o mundo da arte. Para a elaboração de seu “Portrait Digital”, cada jovem artista recebe um acompanhamento especial que envolve entrevista, sensibilização e criação do retrato. Todas as escolhas conceituais, criativas e de linguagem dos autorretratos é direcionada pelos novos artistas, com uma equipe profissional de apoio para estas produções.

 

RELAÇÕES ENTRE IMPROVISO, COREOGRAFIA, DRAMATURGIA E TECNOLOGIA

Insta.corpo

Nayse López

No projeto Insta.corpo, 12 artistas convidados vão diariamente, um a cada mês, criar uma galeria de imagens no Instagram, que hoje é a maior vitrine global de corpos e que, diferentemente da janela horizontal clássica ou vertical do mundo mobile em geral, enquadra, literalmente o corpo num quadrado. Ao longo do ano, um artista e/ou coletivo fica responsável pela curadoria mensal da conta, explorando poeticamente esta plataforma.

 

Dança Caseira

Nayse López

 No projeto Dança Caseira, seis coreógrafos vão criar um reality de suas vidas e criações, se apropriando da estética digital. A curadora Nayse López convidou os artistas Alejandro Ahmed, Soraya Portela, Wagner Schwartz, Elisabete Finger, Jack Elesbão e Ricardo Marinelli para participar do reality coreográfico de dois meses, em que compartilham suas práticas, ideias e interlocuções.

 

Festival Remoto

Nayse López

Assistir a um espetáculo sem sair de casa e, em seguida, debater com o artista sobre o processo de elaboração e as especificidades da transmissão online. O Festival Remoto realiza uma parceria com diversos festivais de dança e artes cênicas nacionais e internacionais, transmitindo ao vivo e online seis espetáculos na plataforma do RIOFESTIV.AL. As transmissões serão seguidas de conversas ao vivo com artistas e convidados sobre os processos criativos e a exibição de artes cênicas via web. É possível, dessa forma, assistir online e gratuitamente a performances apresentadas em palcos do mundo inteiro e refletir acerca das modalidades de recepção da arte nos meios digitais.

 

Curtas Estórias

Ailton Franco Jr. e Paola Barreto

Quantas narrativas podem ser criadas com apenas dez palavras-chave? Quantos filmes podem ser produzidos com apenas dez vídeos de 1 minuto? Partindo desta aparente limitação, os curadores Ailton Franco Jr., do Festival Curta Cinema, e Paola Barreto convidam artistas e internautas a criarem uma plataforma ilimitada de “Curtas Estórias”, onde quem conta um conto aumenta um ponto. No lançamento do RIOFESTIV.AL, cinco diretores, que já participaram de edições anteriores do Festival Curta Cinema, disponibilizam na plataforma narrativas inéditas. Fernanda Ramos, Takumã Kuikuro, Marcus Curvello, Camila Gregório e Vinícius Silva fazem o upload de dez vídeos de 1 minuto respectivos a cada palavra-chave, alimentando a base inicial da plataforma com 50 filmes. A partir de então, estas sequências ficam disponíveis aos usuários, que podem recombinar, alterar ou criar narrativas, respeitando sempre as duas restrições do projeto: as dez palavras-chave propostas e o limite máximo de dez filmes. A interação do internauta com o banco de imagens apresenta a mesma dinâmica da brincadeira “telefone sem fio”, onde quem recebe a frase transmitida, passa adiante uma estória modificada, gerando reinterpretações da narrativa inicial.

 

 

CONEXÕES E A CONECTIVIDADE

Esther, o Extraterrestre – Um Youtuber Descolado

Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias

O que aconteceria se a internet conectasse não apenas os cidadãos do planeta Terra, mas também de outras galáxias? A partir desta pergunta, os curadores do TEMPO_FESTIVAL, Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias, convidaram Esther, o Extraterrestre – Um Youtuber Descolado para compartilhar semanalmente vídeos interplanetários. Em seu canal, Esther produz uma série de crônicas audiovisuais, com dicas sobre a Terra para os habitantes de outros planetas, a partir de seu olhar estrangeiro. Entrelaçando performance e ficção, ironia e paródia, crítica e diversão, Esther, o Extraterrestre busca problematizar tanto o suporte de transmissão (a linguagem ultrarrealista do vlogueiro/youtuber) quanto uma série de questões culturais específicas ao nosso presente tempo histórico.

 

Peripécias Poéticas

Tânia Pires

A língua portuguesa, em suas diversas tonalidades, texturas e variações, é o grande elo de Peripécias Poéticas, sob curadoria de Tânia Pires, curadora e diretora artística do FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa. Para proporcionar uma experiência ao mesmo tempo cultural, poética e sensorial, serão apresentados teasers de momentos lúdicos de poesia vividos por atores de países lusófonos que se unem no gracejo dos seus sotaques, para interpretar poesias da língua portuguesa. Guiné-Bissau, Moçambique, Brasil, Portugal e São Tomé e Príncipe: a mesma poesia, a mesma língua, com coloridos diferentes. Uma forma diversa de vivenciar e conhecer a cultura e os costumes de três continentes que falam a mesma língua.

 

Conexões Improváveis

Tânia Pires

Conexões Improváveis, sob curadoria de Tânia Pires, do FESTLIP – Festival Internacional das Artes da Língua Portuguesa, chega à plataforma RIOFESTIV.AL para conectar e integrar a arte do improviso com elementos da vida cotidiana. O renomado grupo português de improviso Os Improváveis propõe uma série de episódios interativos sobre a arte de improvisação. Em alguns episódios, os atores desvendam os mistérios da técnica de improviso para a construção teatral, compartilhando também sua experiência por meio de histórias, curiosidades, técnicas e cenas. Outros episódios são live, permitindo um contato direto e onlinedos improvisadores com os espectadores lusófonos espalhados nos quatro cantos do mundo. A ideia é que conversas, ações, trocas e cenas surjam a partir da interação improvisada e digital entre o grupo Os Improváveis e seus colaboradores virtuais. Estas dinâmicas criam autênticas partituras dramatúrgicas digitais, onde as multiplicidades da língua portuguesa serão investigadas em momentos únicos de conexão e improviso.

 

* RIOFESTIV.AL é uma realização do RIO_CIDADE DOS FESTIVAIS, grupo formado pelo Festival Curta Cinema, FESTLIP, Festival do Rio, Multiplicidade, Festival Panorama e TEMPO_FESTIVAL. Tem patrocínio da Oi, da Secretaria de Estado de Cultura 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade