Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Conheça o novo e-book do programa Hipermuseus

09/12/2019

Conheça o novo e-book do programa Hipermuseus

Foto: Exposição ArtSonica, no Centro Cultural Oi Futuro

A partir da busca de soluções inovadoras que promovam transformação digital nos museus brasileiros, o programa HiperMuseus reuniu 49 profissionais de museus e centros culturais vindos de oito estados para um ciclo de inspiração, experimentação, mentoria e trabalho colaborativo. O programa, que teve duração total de seis meses, encerra seu primeiro ciclo na próxima terça-feira, dia 10 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro. 

Qual é o futuro dos museus? Como incorporar a cultura digital a esse campo? Como as instituições culturais podem ser autossustentáveis e engajar o público de hoje? A partir dessas reflexões os profissionais foram instigados a criar ideias que trazem renovação na realidade de intuições culturais do país. Foram 40 horas de mentorias, três dias de trabalho imersivo em laboratório de inovação e um seminário internacional com 16 palestrantes, representando instituições nacionais e internacionais.

Junto ao resultado desse programa pioneiro – que inclui formação de profissionais,  fortalecimento de redes e criação de novas estratégias – será apresentado o lançamento do e-book HiperMuseus, que será disponibilizado gratuitamente em nosso site a partir de 10 de dezembro. Além de projetos inéditos e suas possíveis aplicações em museus e centros culturais, a publicação traz textos de especialistas e as principais práticas, propostas e tendências geradas no programa.

“Esperamos que o e-book amplie o acesso dos museus e centros culturais a conteúdos inovadores e ao ambiente colaborativo de aprendizagem formado durante o programa, bem como a seus resultados e às soluções de futuro conectadas às causas contemporâneas e a sua sustentabilidade”, dizem as curadoras do HiperMuseus.

Ao todo, sete Protótipos HiperMuseus foram desenvolvidos ao longo da jornada de atividades em 2019, as propostas incluem plataforma de crowdfunding para museus, rede social de instituições culturais, instalação educativa itinerante e outras soluções inovadoras. Conheça alguns dos projetos abaixo:

MUSEU FORA DA CAIXA

Instalação itinerante de um museu em espaços públicos, formada por uma caixa desmontável contendo um kit básico de objetos e atividades produzido com participação de jovens de favelas e periferias. Tecnologias como impressão 3D e kits de robótica são utilizadas em oficinas para troca de conhecimentos e construção de experiências compartilhadas entre museu e comunidade. Ao final, o processo é sistematizado em um e-book.

Maria Fernandes ∙  Sabrina Veloso ∙  Daniela Alfonsi ∙  Marcela Dick ∙  Lara Nacht ∙  Patricia Zendron

EXPOSITEI

Expositei é uma rede social, materializada em plataforma web com versão aplicativo mobile (app), que reunirá num espaço virtual de participação ativa, indivíduos e suas experiências pessoais em exposições e instituições culturais físicas, por meio da criação de conteúdos, narrativas, compartilhamento de imagens e vídeos, formação de coleções em álbuns de memórias, além de promover interações entre usuários e suas redes de relacionamentos – utilizando exposições como mote.

Nathalia Sarro ∙ Fernanda Castro ∙  Paula Nunes ∙  Rafael Sol ∙  Nicole Costa ∙  Renato Medeiros ∙  Ana Carolina Vieira

MUSA – INSPIRAÇÕES DIGITAIS

Ferramenta que visa apoiar gestores de museus e instituições culturais a diagnosticar suas ações de comunicação digital e encontrar novas formas de gerar mais visibilidade, engajamento e sustentabilidade econômica. Musa é, portanto, uma ferramenta que visa democratizar o acesso dos gestores e de suas equipes a práticas e técnicas digitais que tornem suas instituições mais relevantes para todos os seus públicos.

Ana Paula Gouvea  ∙ Anelise Pacheco ∙ Gustavo Duran ∙ Heidi Ferreira  ∙ Mauro Luiz da Silva ∙ Raphaela Rodrigues ∙ Thiago Gouveia

O projeto é integrado à um movimento global de museus, como o We Are Museums, Creative Museums e o Museo Mix e tem patrocínio da Oi e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro que colaboraram com R$400.000,00 através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e parceria com a Casa Firjan. São apoiadores institucionais do HiperMuseus, o IBRAM, o ICOM Brasil, a ABGC e o Consulado dos Países Baixos.

Clique aqui e faça o download do e-book gratuitamente

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade