Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Conheça os selecionados para a 3ª edição do Programa Pontes

11/11/2020

Conheça os selecionados para a 3ª edição do Programa Pontes

Com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil, o Oi Futuro e o British Council lançaram o Programa Pontes, que já está em sua terceira edição. Este ano, sete festivais de sete estados brasileiros vão receber aporte financeiro de R$60 mil cada, com o compromisso de incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. As residências devem durar no mínimo dez dias e resultar necessariamente em colaborações artísticas abertas ao público.

A seleção deste ano inclui: Porto Alegre em Cena (RS), Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim – FESTINAÇU (RO), Festival Caleidoscópio – Nova Iguaçú (RJ), Festival Frente Feminina – Encena Preta! (DF), Festival LabVerde – Manaus (AM), Disputa Nervosa – Belo Horizonte (MG); Festival No Ar Coquetel Molotov – Recife (PE). Clique aqui para conferir a lista completa.

  “Com a terceira edição do Programa Pontes, o Oi Futuro busca apoiar e estimular os festivais brasileiros neste momento de virada digital, em que projetos culturais de todo o país procuram se reinventar, explorando novas estratégias criativas e alcançando novos públicos”, diz Roberto Guimarães, gerente executivo de cultural do Oi Futuro. “Neste contexto de pandemia, os festivais exercem um papel potente na construção de um presente com mais arte, inclusão e diversidade, que é o propósito do instituto”, completa.

Cristina Becker, gerente sênior de programas de artes e economia criativa do British Council no Brasil, endossa: “O British Council acredita nas juventudes e em seu potencial para a criação de um mundo melhor. Inspirados pelo otimismo, provocamos os festivais a propor caminhos para a manutenção da missão original do Programa Pontes: trocas e colaborações artísticas.  As respostas foram além de nossas expectativas, refletindo intensa diversidade, criatividade, coragem e resiliência. Em tempos desafiadores, estaremos focados no que funciona com a certeza de que esses novos modelos nos ajudarão a fazer escolhas significativas para a construção de um futuro melhor para todos nós“.

Como parte do Programa Pontes, os sete festivais selecionados vão receber artistas do Reino Unido (Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales) para uma residência cocriativa de no mínimo duas semanas, trazendo trabalhos artísticos originais, oportunidades de troca com artistas locais e apresentações para o público do evento. Este ano, o programa vai viabilizar, entre outras propostas, a participação do rapper britânico Mohammed Yahya no Festival Caleidoscópio, na Baixada Fluminense, em que fará uma oficina de rap e roda de conversa; atividades do coletivo britânico de arte e tecnologia Invisible Flocks na programação do Festival LabVerde; e a ações da dramaturga britânica Marissa Lestrade no Festival Frente Feminina, que tem como foco o protagonismo das mulheres nas artes performáticas.

Sobre o Programa Pontes

O Programa Pontes é fruto da parceria entre Oi Futuro e British Council, com o objetivo de oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e de promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Partindo de um modelo inovador, baseado na colaboração institucional, o programa une a expertise do Oi Futuro na gestão de editais de seleção de projetos culturais e a experiência do British Council na formação de redes internacionais de artistas e especialistas. O programa é realizado com financiamento direto das duas instituições, de forma que os projetos não precisam estar inscritos em leis de incentivo à cultura, podendo inclusive beneficiar projetos de estados que não são contemplados por essas leis. Os festivais foram escolhidos para o benefício por serem importantes veículos de acesso à cultura e de estímulo à economia criativa local.

Nas duas primeiras edições do programa, em 2018 e 2019, 20 festivais de diversas regiões do Brasil, foram contemplados e receberam aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em suas programações e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para a formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade