Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Encontro debate nova definição de museus no Teatro Futuros

07/12/2023

Encontro debate nova definição de museus no Teatro Futuros

Inclusivo, diverso e sustentável são algumas características dos museus modernos definidas em evento internacional no ano passado. Agora, estes e outros conceitos são tema de discussão do encontro “Pontos de memórias: desafios sob o olhar da nova definição de museu”, que será realizado dia 12 de dezembro, no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia, no Flamengo. O evento, organizado pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil) em parceria com Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, também terá transmissão online em tempo real nas dependências do espaço e pelo canal do YouTube do Oi Futuro.

Retire aqui seu ingresso gratuito para o evento

Aprovada na Conferência Geral do Conselho Internacional de Museus, em Praga, em agosto do ano passado, a nova definição de museus passou a incluir, entre outros, conceitos-chave de relevância à museologia brasileira, como “acessíveis” e “inclusivos”. O encontro vai contar com a presença de pesquisadores e especialistas da área em três mesas ao longo do dia. Será uma oportunidade para discutir o posicionamento dos museus diante desta nova perspectiva e seu impacto no cenário museológico global nos tempos atuais. Outros dois eventos já foram realizados nas regiões norte e sul.

Gratuita, a programação começa às 9h30 com mesa de abertura formada por Sara Crosman, presidente do Oi Futuro; Vera Mangas, presidente do ICOM Brasil; e Fernanda Castro, presidente do Ibram. Em seguida, a gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller, apresenta pontos da recém-lançada pesquisa “O poder do público: Tendências globais para o futuro dos museus”, realizada pelo Oi Futuro em parceria com o Grupo Consumoteca.

“Como instituição cultural, sabemos que precisamos estar preparados para atender expectativas múltiplas de públicos diversos. Iniciativas como a realização deste encontro sobre a nova definição dos museus, em parceria com o ICOM Brasil e o Ibram, e a realização da nossa recente pesquisa sobre as tendências globais para o futuro dos museus, em parceria com o Grupo Consumoteca e apoio do British Council, demonstram como o Oi Futuro está atento às mudanças e demandas do atual cenário cultural e trabalhando em conjunto com reconhecidas instituições da área para melhor atendê-las”, afirma a gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, Carla Uller.

Confira a programação do evento:

9h30 – Mesa de Abertura 

Fernanda Castro, presidente do Ibram
Vera Mangas, presidente do ICOM Brasil
Sara Crosman, presidente do Oi Futuro

 

10h – Fala de Abertura | O poder do público nos museus

Carla Uller (Oi Futuro)
Gerente de Programas e Projetos do Instituto Oi Futuro. Formada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em Comunicação e Cultura pela UFRJ e especialização em Gestão pelo Coppead/UFRJ.

 

10h30 – Mesa 1 | Diversidade e resistência  

Cláudio Nascimento – Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBT

Presidente do Grupo, atua há 30 anos em processos de elaboração, gestão e coordenação de projetos sociais e de políticas públicas, com foco em direitos humanos, HIV-Aids, gênero e sexualidade, bem como cidadania LGBTI.

Marco Teobaldo – Museu Memorial Iyá Davina, do Terreiro Ilê Omolu Oxum

Pesquisador de arte urbana e arte tecnológica, ele é jornalista e mestre em curadoria de exposições de artes visuais em novas tecnologias. Atualmente, é curador do Museu Memorial Iyá Davina.

Sandra Maria – Museu das Remoções

Moradora da Vila Autódromo, é cofundadora e cogestora do Museu das Remoções. É graduada em história pela Uerj, além de Guia de Turismo e atriz. Participou da resistência contra as remoções da Vila Autódromo, da Elaboração do Plano Popular da Vila Autódromo e da elaboração do Plano Museológico do Museu das Remoções.

Mediadores:

Bruno Brulon (Universidade de St. Andrews)

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Atualmente é professor da instituição e pesquisador associado da Universidade de St. Andrews, no Reino Unido.

Lia Peixinho (Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem)

Bacharel em museologia pela Unirio e graduanda em antropologia pela UFF. Desenvolve pesquisas com ênfase em abordagens pós-coloniais sobre os usos sociais e políticos que grupos sociais subalternizados fazem dos museus.

Almoço – Das 12h30 às 14h

 

14h00 – Mesa 2 | Antirracismo e inclusão 

Auricélia Mercês – Espaço Cultural Raízes do Gericinó

Pedagoga, maranhense e gestora do Museu Casa Bumba meu Boi. Realiza ações com patrimônio imaterial desde 2010. Atuante na comunidade do Catiri há 25 anos  como liderança comunitária, por meio da valorização da memória, identidade e território. O  museu integra a Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro (Remus).

Marlucia Santos de Souza – Museu Vivo de São Bento

Professora da rede pública estadual, é mestre em história pela UFF, bem como diretora do Museu Vivo do São Bento e do Centro de Referência Patrimonial do Município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro.

Gracy Mary Moreira – Casa da Tia Ciata

Preside e coordena os projetos da Casa da Tia Ciata e é membro do Comitê Gestor do Cais do Valongo. Foi outorgada pela Ordem dos Capelães do Brasil e a Faculdade Febraica o título de Dra. Honoris Causa. É membro Gestor das Baianas de Acarajé e foi diretora do Museu do Negro, bem como conselheira estadual de políticas culturais do Rio de Janeiro.

Mediadores:

Átila Tolentino (Ibram)

Mestre e doutorando em sociologia pela UFPB, é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério da Gestão e Inovação do Serviço Público, com atuação no Instituto Brasileiro de Museus.

Diego Vaz Bevilaqua (ICOM Brasil)

Doutor em física pela UFRJ, é servidor da Fiocruz e atua com museus de ciência e educação não formal. É vice-presidente do ICOM Brasil e vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz.

Bruna Cruz

Bacharel em museologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, coordena o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro.

15h30 – Mesa de encerramento | O museu na fronteira: Re-definições para uma prática anticolonial

Bruno Brulon (Universidade de St. Andrews)

Mediadora: Bruna Cruz (Musehum)

O encontro “Pontos de memórias: desafios sob o olhar da nova definição de museu” tem apoio do Oi Futuro e patrocínio da Oi, do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. O evento integra a programação Vem, Futuro!, projeto realizado pela Zucca Produções, com correalização de Futuros – Arte e Tecnologia e gestão cultural do Oi Futuro, que oferece uma agenda cultural diversificada com exposições, espetáculos teatrais, palestras e oficinas no centro cultural Futuros – Arte e Tecnologia.

Os patrocinadores do Vem, Futuro! são a Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura, Serede, Universidade Veiga de Almeida, Eletromidia, SANDECH Engenharia e Windsor Hoteis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade