Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Festival Ondas Sonoras: o universo dos podcasts e audiolivros no Oi Futuro

30/11/2022

Festival Ondas Sonoras: o universo dos podcasts e audiolivros no Oi Futuro

De hoje a domingo (04/12), o Centro Cultural Oi Futuro vai sediar o Festival Ondas Sonoras – uma verdadeira imersão no universo das produções sonoras em tempos de novas mídias e redes sociais. A programação inclui encontros do público com profissionais que fazem alguns dos podcasts de maior sucesso da atualidade, como Projeto Querino e Praia dos Ossos, além de escuta coletiva de audiolivros, workshops, mesas redondas, gravações de podcasts e uma oficina infantil com atividades musicais para despertar a curiosidade sonora e criatividade musical das crianças. 

Promovido pela Aliança Francesa com apoio do Oi Futuro, o Ondas Sonoras traz convidados brasileiros e francófonos de renome. Hoje, às 19 horas, no Teatro Oi Futuro, a comunicadora e influenciadora de moda sustentável, Giovanna Nader, e o repórter da Revista Piauí e apresentador do podcast “A Terra é Redonda (Mesmo)”, Bernardo Esteves, discutem o papel do podcast como uma ferramenta para a conscientização ecológica – com mediação da ativista ambiental Marcele Oliveira. 

Em sessão dedicada aos amantes da literatura, na quinta (01/12), às 18 horas, a Bookwire, principal distribuidora de audiolivros em operação no Brasil, vai reunir diversos profissionais para falar sobre os diferentes aspectos originais do processo de produção de conteúdos editoriais em formatos digitais, incluindo narração, revisão, produção e direção musical.

A programação de sábado (03/12) está recheada, com workshop de produção de podcast no Lab Oi Futuro, oficina de experimentação de áudio para contar histórias no Teatro Oi Futuro e um bate-papo com o jornalista Tiago Rogero, criador e apresentador do podcast Projeto Querino. Um dos maiores sucessos do ano nos tocadores de podcast do Brasil, Projeto Querino revê a trajetória do país sob a perspectiva dos negros brasileiros e inspirado no trabalho do New York Times, 1619 Project. Rogero é vencedor do Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog  de 2020 pelo seu primeiro podcast – Negra Voz – e finalista do prêmio do Third Coast International Audio Festival (2021) com sua segunda empreitada, o podcast Vidas Negras. 


Gravação ao vivo e oficina infantil

No domingo, dia 4, tem programação para toda a família no Ondas Sonoras. Às 11 horas, crianças de 3 a 9 anos pode participar da oficina infantil “A Incrível Nave Sonora: imaginação e criatividade e uma aventura feita de sons”. A Incrível Nave Sonora é o primeiro podcast infantil que explora as paisagens sonoras dos 4 cantos do universo e os pequenos vão poder construir suas próprias Naves com a ajuda de monitores treinados. Já os adultos podem acompanhar um bate papo com Fernando Cespedes, autor do podcast, sobre como estimular a criatividade através das histórias em áudio, incluindo dicas de como envolver os pequenos em conteúdos sem telas. 

Às 16 horas, emRádio Novelo Apresenta ao vivo”, Flora Thomson-DeVeaux, Paula Scarpin, Natália Silva e Julia Matos reproduzem, ao vivo, a dinâmica de gravação de um episódio para a plateia presente no Teatro Oi Futuro.

A entrada para o Festival Ondas Sonoras é gratuita e sujeita à lotação. Para conferir a programação completa e reservar seus ingressos, acesse o site da Aliança Francesa aqui.

O Ondas Sonoras tem apoio de Oi Futuro, Deezer, Rádio Novelo, Air France, Chez Georges, BookWire, StoryTel, Tropigalpão, Festival Novas Frequências, Embaixada da França no Brasil e Institut français de Paris.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade