Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Inscreva-se no nosso curso gratuito e online em Acessibilidade Cultural

08/03/2021

Inscreva-se no nosso curso gratuito e online em Acessibilidade Cultural

Profissionais de museus e centros culturais, profissionais que atuam em instituições de atendimento a públicos de acessibilidade, professores e educadores sociais podem se inscrever na nova edição do nosso curso gratuito de formação online em Acessibilidade Cultural. O objetivo é promover um contato inicial com os conceitos de acessibilidade cultural e compartilhar o conhecimento de práticas e experiências em acessibilidade no nosso museu, com o Programa Educativo Oi Futuro, e em demais equipamentos culturais.

Serão disponibilizadas 25 vagas para a formação e as inscrições podem ser feitas de 10 a 12 de março neste link. A divulgação dos selecionados será feita no dia 15 de março e o curso estará disponível de 17 de março a 16 de abril na plataforma Google Classroom (é necessário ter uma conta de e-mail Gmail para acessar a plataforma).

A formação é dividida por dois módulos temáticos, com foco em acessibilidade atitudinal e comunicacional, estudos de caso e relatos de experiência. Cada módulo disponibilizará material para estudo e leitura (textos, links, vídeos, referências), com carga horária dedicada aos temas. Os tutores estarão disponíveis remotamente para orientações, dúvidas e esclarecimentos no ambiente da plataforma online e por e-mail.  Ao final de cada módulo, haverá uma avaliação proposta pelo tutor e os participantes que realizarem 100% do curso receberão um certificado de conclusão.

Confira a programação do Curso Básico em Acessibilidade Cultural:

 

Módulo I

  1. Introdução e apresentação dos direitos da pessoa com deficiência
  2. Terminologias/ Tipos de deficiência
  3. Tipos de acessibilidades: Acessibilidade Atitudinal e Comunicacional
  4. Vamos falar sobre capacitismo
  5. Tecnologia e Recursos acessíveis

 

Módulo II

  1. Relatos de experiência em Acessibilidade Cultural
  2. Estudos de caso – Vivências Programa Educativo Oi Futuro

 

Sobre as tutoras:

Rafaela Zanete

Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV – RJ, Graduada em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gestora Cultural, com larga experiência em gestão de instituições culturais, desenvolvimento de projetos culturais e  curadoria, exposições, educação em museus e acessibilidade. Foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo do Município de Viana- ES e Diretora do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Docente na Universidade Cândido Mendes no MBA de Gestão em Museus na Disciplina Gestão Pública e Pós-Graduação em Gestão Cultural na Disciplina Gestão Pública da Cultura. Atua na Coordenação do Programa Educativo Oi Futuro.

 

Many Pereira

Graduada em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016). Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Possui experiência em produção e desenvolvimento de projetos. Desenvolvimento de atividades culturais e educativas em espaços culturais e museus. Experiência em arte e educação voltadas para atendimento e agendamento de visitas, com grau avançando em LIBRAS. Educadora do Programa Educativo Oi Futuro.

 

SERVIÇO:

Link para inscrições: https://forms.gle/2ft9wgXKFWE6Y9LW6

Vagas: 25

Período de inscrições: 10 a 12 de março

Seleção: 15 de março

Curso: 17/03 a 16/04

 

Os selecionados receberão a confirmação de sua inscrição pelo email do Programa Educativo.

 

Mais informações: programaeducativo.oifuturo@gmail.com

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade