Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Inscreva-se no nosso curso gratuito em mediação cultural

18/06/2020

Inscreva-se no nosso curso gratuito em mediação cultural

De 22 a 24 de junho, professores, educadores de museus e centros culturais e educadores sociais poderão se inscrever no curso básico em Mediação Cultural – modalidade ensino à distância (EAD). Realizado pelo Programa Educativo do Oi Futuro, o curso é gratuito e busca apresentar conceitos iniciais sobre mediação cultural, recursos e práticas em mediação e formação de públicos.

A formação é dividida em 4 módulos e compartilhará experiências desenvolvidas no Programa Educativo Oi Futuro junto a instituições que desenvolvem um trabalho no campo da acessibilidade, no atendimento à pessoa com deficiência e na formação de professores. Também serão apresentadas como exemplo algumas ações desenvolvidas em dois museus brasileiros na realização de práticas educativas.

Serão disponibilizadas 25 vagas e os selecionados serão divulgados no dia 29 de junho. O curso começará na plataforma Google Classroom no dia 30 de junho e terá carga horária de 12 horas. Os participantes também terão acesso a um fórum para debates e avaliação do conteúdo disponibilizado.

Clique aqui para se inscrever

 

Ementa do curso:

1- Conceitos sobre mediação cultural

2 – Formação de públicos ou museus e seus públicos

3- Recursos de mediação cultural

4 – Práticas de mediação cultural e aplicabilidades (com o relato de 05 experiências em mediação do Programa Educativo Oi Futuro e de outros museus no Brasil)

 

Sobre as tutoras:

Rafaela Zanete. Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV – RJ, Graduada em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gestora Cultural, com larga experiência em gestão de instituições culturais, desenvolvimento de projetos culturais e  curadoria, exposições, educação em museus e acessibilidade. Foi Secretária Municipal de Cultura e Turismo do Município de Viana- ES e Diretora do Museu de Arte do Espírito Santo (MAES). Docente na Universidade Cândido Mendes no MBA de Gestão em Museus na Disciplina Gestão Pública e Pós-Graduação em Gestão Cultural na Disciplina Gestão Pública da Cultura. Atua na Coordenação do Programa Educativo Oi Futuro.

Many Pereira. Graduada em Produção Cultural pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (2016). Bacharel em Turismo pela Universidade Veiga de Almeida (2009). Especialista em Acessibilidade Cultural pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Possui experiência em produção e desenvolvimento de projetos. Desenvolvimento de atividades culturais e educativas em espaços culturais e museus. Experiência em arte e educação voltadas para atendimento e agendamento de visitas, com grau avançando em LIBRAS. Educadora do Programa Educativo Oi Futuro.

Serviço:

Vagas: 25

Duração: 20 dias

Carga horária: 12 horas

Período de inscrições: 22 a 24 de junho de 2020 neste link

Seleção: 25 de junho e 26 de junho de 2020

Divulgação dos resultados: Dia 29 de junho de 2020 (os selecionados receberão a confirmação pelo email do programa educativo).

Início do curso na plataforma google classroom: 30 de junho de 2020 (é obrigatório para acesso à sala de aula que o aluno possua uma conta do gmail).

Dúvidas e mais informações: programaeducativo.oifuturo@gmail.com

 

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade