Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Intervenção artística no espaço público com “Supervida” de Patricia Gouvêa

05/04/2019

Intervenção artística no espaço público com “Supervida” de Patricia Gouvêa

A partir do dia 7 de abril, quem transitar pelo Oi Futuro poderá notar a instalação “Supervida”, da artista carioca Patrícia Gouvêa, no Projeto Tech_Nô, espaço de arte pública que ocupa as janelas do centro cultural no Flamengo, no Rio.

Com curadoria de Alberto Saraiva, o trabalho apresentado no Oi Futuro é um desdobramento da série Sobrevida – uma pesquisa sobre a resistência da natureza, tanto em locais ditos preservados, quanto nas pequenas frestas das cidades onde, apesar do cimento, teimam em operar pequenos milagres. “Este trabalho busca relacionar situações onde a natureza mostra-se como estranhamento, resistência, resiliência, domesticação e poder”, diz a artista. “Estamos diante de crimes ambientais realizados em série no Brasil. Até quando insistiremos num olhar antagônico em relação às nossas coberturas verdes? Esta é uma indagação sobre coisificação crescente da natureza em meio a um cenário de hiperatividade, destruição ambiental, aquecimento global, escassez de água e desrespeito aos direitos humanos”, completa.

A pesquisa da artista visual Patricia Gouvêa prioriza a fotografia e a imagem em movimento, com suas possíveis interfaces. Ela trabalha em fotografia, vídeo, instalação e intervenções urbanas e Participou de dezenas de coletivas e realizou exposições individuais na China, Itália, Brasil, Colômbia e Argentina. Em dupla com a artista Isabel Löfgren, desenvolveu os projetos Banco de Tempo (exposição, site e livro) e Mãe Preta (exposição, site e publicação). Tem trabalhos em coleções privadas e acervos institucionais, como a Coleção Joaquim Paiva/MAM e Museu Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro. De 2005 a 2009, integrou o coletivo Grupo DOC (Desordem Obsessiva Compulsiva), com ações no Brasil e no exterior. É representada pela Galeria Mercedes Viegas, no Brasil, e pela Bossa Gallery, nos Estados Unidos.

SERVIÇO:

De 7 de abril a 2 de junho
Oi Futuro (R. Dois de Dezembro, 63 – Flamengo)
Terça a domingo, das 11h às 20h | Projeto Tech_Nô
Entrada franca | Classificação etária: livre

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade