Contato

Light Art Rio: a luz como protagonista em esculturas e instalações

05/07/2019

Light Art Rio: a luz  como protagonista em esculturas e instalações

Foto: Divulgação

Light Art Rio, exposição dedicada à arte de luz, estreia 7 julho no Centro Cultural Oi Futuro com instalações e esculturas de Anaisa Franco, Alexandre Mazza e Carmen Slawinski. Fernanda Vogas é quem fica responsável pela curadoria da exposição e buscou nos três artistas criações que incorporem a luz como elemento principal em suas obras. 

Os trabalhos dos artistas exploram temáticas como cor, tempo, luz artificial, projeção e tecnologia, tomando como ponto de partida o uso da luz para alterar a percepção dos espaços na arte contemporânea, instigando o público a se surpreender com os cenários formados por luzes nas galerias do Centro Cultural.

A artista Anaisa Franco cria interfaces que ligam o físico ao digital, utilizando conceitos da psicologia e das ciências cognitivas e apresentará sua obra “Sistema Circulatório”, uma escultura de luz que mapeia todo o tráfego das companhias aéreas e cria centenas de linhas que representam as rotas dos aviões que estão voando, em tempo real, por todo o planeta. A obra cria uma analogia entre a circulação sanguínea do corpo humano, que distribui nutrientes e oxigênio, e o transporte aéreo que conecta distâncias e culturas.

Alexandre Mazza apresentará obras de diferentes épocas que possuem como unidade a água, provocando reflexões sobre a relação do natural e do artificial, além de expressar a força e a potência de uma queda d’água contínua em cachoeiras. A obra “A cor que habito”, de Carmen Slawinski, foi concebida especialmente para o projeto e cria um ambiente imersivo, onde o visitante experimentará a luz em suas formas sensoriais, criando uma nova arquitetura para a sala através da luz. 

Light Art Rio tem inauguração às 15h do próximo domingo e é um convite para que os visitantes experimentem a luz em suas diversas formas sensoriais e espaciais. A exposição tem entrada franca e fica em cartaz até 28 de julho. 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede! Receba informações sobre editais, cursos e programação

#JuntosTransformamos