Acessibilidade
Apoie FUTUROS

LINK 2.0 PROMOVE INTERCÂMBIO ENTRE JOVENS PRODUTORES AUDIOVISUAIS DE SALVADOR E BARCELONA

17/03/2014

LINK 2.0 PROMOVE INTERCÂMBIO ENTRE JOVENS PRODUTORES AUDIOVISUAIS DE SALVADOR E BARCELONA

Em fevereiro, o projeto Link 2.0 Conexão Audiovisual promoveu um encontro entre jovens de bairros populares, egressos da Oi Kabum! Escola de Arte & Tecnologia do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi, que funciona em Salvador com parceria da Cipó – Comunicação Interativa, e jovens produtores imigrantes de Barcelona com o objetivo de produzir curtas-metragens sobre o direito dos jovens de usufruir dos espaços urbanos para além dos muros de seus bairros. Quais as diferenças entre Salvador e Barcelona? Como os jovens vivem e sentem suas cidades? Essas são algumas das perguntas que o projeto pretende responder durante a experiência, que se estende até abril, quando os jovens de Salvador irão a Barcelona para passar uma temporada de dez dias. Ao final do processo, será realizada uma exposição interativa sobre as experiências durante o projeto, onde será lançado o DVD com os curtas-metragens produzidos pelos jovens.

 

Em Salvador, fazem parte do projeto William, 20 anos, Ana Paula, 18 anos, Irênio, 21 anos, e Davi, 20 anos, que hospedaram os jovens imigrantes em suas casas. Além de recepcionar os jovens, eles  realizaram uma oficina e dirigiram e filmaram os vídeos. A equipe baiana é formada pela representante da CIPÓ, Elzinha de Abreu, pelo cineasta Bruno Saphira e pelo produtor Jean Cardoso. O processo de criação dos roteiros aconteceu através de encontros online, durante dois meses, onde os jovens trocaram informações sobre suas cidades e cotidiano, que serviram para o desenvolvimento dos roteiros.

 

Dos quatro jovens que moram em Barcelona, duas são de origem mulçumana: Najwa Charki, 20 anos, e Alham Saba, 20 anos. Também há um romeno, Cata Dragos, 19 anos; e um colombiano, Cristian Camilo, 16 anos. Todos têm histórias de vida onde o tema da identidade é recorrente, e, que vai nortear os vídeos produzidos em Salvador. A formação em audiovisual da turma espanhola foi no Projeto Youthme – Juventud y Migración en Europa, uma ação em rede de instituições de países – Espanha, Grécia, França, Romênia e Itália – ao qual pertence a ONG espanhola parceira Casal dels Enfants. Além dos jovens, a equipe é formada pela representante da instituição, Violeta Onufriyeva, pelo cineasta espanhol Pablo Zareceansky e pela produtora Juliana Sans.

 

Link 2.0 Conexão Audiovisual é idealizado pelos produtores Jean Cardoso e Maria Luisa Celani, tem apoio da Secult – Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e, apoio da CIPÓ – Comunicação Interativa, Oi Futuro e Casal dels Enfants.

 

Clique aqui para ver um pouco de como foi essa experiência.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade