Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Mostra Dialógica reúne na Funarte MG obras de jovens artistas formados na Oi Kabum! em BH

17/10/2014

Mostra Dialógica reúne na Funarte MG obras de jovens artistas formados na Oi Kabum! em BH

·         Exposição reúne trabalhos de 40 estudantes e jovens artistas que já passaram pela escola

·         Temas como cultura de rua e ocupação do espaço público são abordados nas obras

 

Belo Horizonte,  outubro de 2014 – De 21 de outubro a 16 de novembro, o Oi Futuro – instituto de responsabilidade social da Oi – e a AIC – Associação de Imagem Comunitária, com o apoio da FUNARTE MG, promoverão a mostra Dialógica – Retrospectiva Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia – BH, exibindo trabalhos de 40 estudantes e jovens artistas que se formaram na escola.

As obras que estarão na exposição apontam para questões do cotidiano urbano como a cultura de rua, a diversidade cultural e a ocupação do espaço público. A oportunidade de conferir trabalhos que resultam dessas experiências, dentro do universo desses jovens artistas, é uma das importantes contribuições que a mostra tem a oferecer. Paralelamente à exposição, a Dialógica incluirá sessões de cinema e vídeo, oficinas, bate-papo com artistas convidados, feira de publicações, performances e shows. Toda a programação é gratuita e está disponível em www.concatena.org.

Os trabalhos exibidos foram selecionados por meio de edital aberto pela Oi Kabum! em BH, do qual puderam participar estudantes e ex-estudantes. A curadoria foi realizada por comissão formada por estudantes, professores e artistas interlocutores que têm desenvolvido trabalhos de destaque na cidade.

Algumas obras

Lançando mão de técnicas diversas e aproveitando-se de várias linguagens, os artistas criaram trabalhos em light painting, vídeo, multimídia, programação HTML entre outras. Em “Linha de Pensamentos”, Bruno Amarantes, que tem formação em fotografia e trabalha como monitor de artes visuais e fotógrafo, além de desenvolver pesquisas e experimentações em fotografia analógica e P&B, explora movimentos executados por dançarinos durante atos de improvisação. A intenção é tornar visíveis os caminhos que o corpo percorre, impulsionado pelo pensamento, produzindo desenhos de luz em performances artísticas.

Já o vídeo de 14 minutos, “Parada Paraisópolis”, de Daniel Dorledo e Jorge Marnet, egressos da primeira turma da Oi Kabum! em BH, formada em 2010, oferece uma reflexão sobre a relação das pessoas com o espaço público. Gravado no bairro Horto, em uma praça marcada pela degradação e pelo abandono, o vídeo assume como fio condutor a fala de quem frequenta o local e comenta sua relação com o ambiente.

No trabalho desenvolvido em processing, uma linguagem de programação de código aberto, CSS e HTML, “Poesia Randômica”, de Stephanie Garcias de Oliveira, falas, dizeres e cartazes utilizados nas manifestações que tomaram o Brasil em junho de 2013 são usados para gerar palavras e signos aleatórios, criando poemas concretos.

David Pampolini, que já atua como educador e trabalha com intervenções urbanas, traz “’Meu amigo imaginário”, uma instalação sobre o universo infantil e parte de uma pesquisa sobre amigos imaginários, típicos do universo das crianças. A obra cria, por meio de garatujas e outras intervenções artísticas, imagens desses seres fantásticos, levando ao público a possibilidade de reviver a experiência da fantasia infantil.

 

Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia

 

A Oi Kabum! é um programa do Oi Futuro, instituto de responsabilidade social da Oi. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa oferece formação em áreas de interface entre arte e tecnologia, como Multimídia, Artes Visuais e Produção de Áudio e Vídeo a jovens estudantes ou egressos da rede pública (Ensino Médio), visando amplificar suas oportunidades de atuação nos campos da arte, cultura e da comunicação.

Mais de 1.400 jovens já ingressaram no programa nas quatro cidades, que conta com a parceria de ONGs locais especializadas em comunicação, educação e juventude para a execução do programa. Em Belo Horizonte, a escola, é gerida pela ONG Associação Imagem Comunitária (AIC). Em funcionamento desde 2009, a unidade mineira foi reconhecida como escola de educação profissional de nível técnico em 2013.

 

SERVIÇO

 

Dialógica – Retrospectiva Oi Kabum! Escola de arte e tecnologia de Belo Horizonte.

Coquetel de abertura: 21 de outubro – terça-feira, às 19h (aberto ao público).

Local: Funarte MG – Rua Januária, 68, centro.

Duração: De 21 de outubro a 16 de novembro.

Horário de funcionamento: De 14h às 20h.

Informações: (31) 3489-2600 – Oi Kabum! BH – Escola de Arte e Tecnologia BH.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade