Interatividade e experimentação marcam em “Ressonâncias” de Paulo Nenflídio
06/04/2019
A partir do dia 9 de abril, o público que visitar o Centro Cultural Oi Futuro vai poder sentir, explorar e experimentar a obra de arte sonora inédita do artista Paulo Nenflidio, a partir da exposição “Ressonâncias”. Incitado pela relação entre o corpo e a tecnologia, cada visitante poderá criar a sua própria expressão a partir da criação inovadora do artista.
Além da exposição, o projeto vai oferecer a oficina “Grilo Solar”, em que o artista apresentará o passo a passo da construção de uma escultura sonora, alimentada por energia solar. Nenflidio também realizará uma performance-palestra no Lab Oi Futuro, com o instrumento musical “Bicórdio Infinito”, inventado e construído por ele, além da expor a obra “Metacircuito n2” no Museu das Telecomunicações.
A obra “Neurocórdio”, criada especialmente para o projeto, é composta por um leitor de ondas cerebrais, um módulo de controle, 10 monocórdios infinitos, amplificadores e circuito eletrônico com bluetooth. Com isso, é capaz de produzir música a partir da leitura das ondas cerebrais do visitante. O leitor de ondas cerebrais (EEG) é um capacete que mede o estado de concentração e o piscar de olhos do usuário e ainda envia as informações por bluetooth para o módulo de controle. Conforme pisca os olhos, o visitante pode escolher com qual monocórdio infinito deseja interagir. Cada monocórdio possui uma corda com afinação de uma nota musical diferente em uma escala crescente. Uma vez habilitado o monocórdio, a corda entra em ressonância através de um sistema de realimentação eletromagnética. Um captador magnético obtém as vibrações da corda e o sinal é amplificado num falante gerando o som. Uma vez desabilitado, o circuito eletrônico é desligado e o monocórdio volta a permanecer em silêncio.
Obras e Atividades
Neurocórdio / 2019 – Dimensões variáveis
“Neurocórdio” é um instrumento de cordas interativo cuja interface se dá por meio de um leitor de ondas cerebrais, que possibilita produzir música a partir da capacidade de concentração do usuário. É composto por um leitor de ondas cerebrais, um módulo de controle e 10 monocórdios infinitos.
Centro Cultural Oi Futuro| Nível 2
Metacircuito N2 / 2018 – 42x42x28 cm
“Metacircuito n2” é um objeto que possui um display por onde passam frases em scroll. Um sensor de presença aciona o som da obra quando alguém ou algo se move em frente ao objeto. É uma máquina com consciência de sua existência que descreve de maneira poética sua natureza elétrica.
Museu das Telecomunicações | Nível 6
Oficina Grilo Solar
O artista vai apresentar o passo a passo da construção de uma escultura sonora alimentada por energia solar. Serão abordadas nesta oficina análise do som no osciloscópio, introdução ao esquema elétrico, montagem e solda na placa eletrônica.
Data: 09 de abril
Dia, horário: terça, das 14h às 18h
10 participantes e inscrições através de formulário online | facebook.com/ressonancias.br
Centro Cultural Oi Futuro | Térreo
Gratuito
Performance-palestra – “Bicórdio Infinito”
Paulo Nenflidio fará uma performance-palestra apresentando o “Bicórdio Infinito”, instrumento inventado e construído pelo artista. O instrumento possui duas cordas que entram em ressonância pelo fenômeno físico de realimentação eletromagnética positiva.
Data: 10 de abril
Dia e horário: quarta, às 19h30 | Lab Oi Futuro
30 participantes e inscrições através de formulário online | facebook.com/ressonancias.br
Gratuito
SERVIÇO
Exposição: “Ressonâncias”, de Paulo Nenflidio – facebook.com/ressonancias.br
Local: Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro 63 – Flamengo – RJ – Tel: 3131 3060)
Abertura: 07 de abril, domingo, das 13h às 20h
Visitação: de 09 de abril, terça, a 02 junho, domingo
Dias e horário: terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada Franca