Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Oi Futuro e Governo do Estado do Rio de Janeiro lançam edital HUB+ para museus fluminenses

22/04/2021

Oi Futuro e Governo do Estado do Rio de Janeiro lançam edital HUB+ para museus fluminenses

Para mais da metade dos 162 museus cariocas o fechamento de suas portas ao longo de 2020 por conta da pandemia significou uma perda total de contato com o público, para o qual seus acervos, eventos e exposições ficaram indisponíveis. Somente 43,8% deles desenvolveram programações virtuais. Segundo dados do Conselho Internacional dos Museus no Brasil, em todo o país apenas 52% dos 3.025 museus e centros culturais adotaram alguma prática de trabalho híbrida, combinando atividades presenciais e virtuais. Diante desse desafio, o Oi Futuro se uniu à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC) e a Coeficiente Artístico para lançar no dia 23, às 19 horas, o edital HUB+: Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus. Serão 10 museus selecionados em todo o estado do Rio de Janeiro. O lançamento foi transmitido ao vivo por aqui e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até o dia 20 de maio. Clique aqui.

De acordo com o último levantamento do Cadastro Nacional de Museus, o Rio de Janeiro é o quinto estado brasileiro com o maior número de instituições museológicas. O edital HUB+: Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus tem como objetivo fortalecer o setor de museus brasileiros apoiando os museus e centros culturais fluminenses, para que eles enfrentem os desafios impostos pelo contexto da pandemia e também se adequem às demandas de novas abordagens de trabalho no mundo digitalizado. O projeto, com realização do MUSEHUM (Museu das Comunicações e Humanidades) e da Coeficiente Artístico, terá duração de um ano e prevê ciclos de formação continuada e qualificação dos museus para ampliação de acesso e inovação com foco em educação, acessibilidades e preservação de seus acervos.

O projeto irá identificar as necessidades de formação de cada museu selecionado para que possam atuar de forma direcionada e customizada. A partir de mentorias técnicas online e presenciais com especialistas, cursos a distância, vivências e workshops com conteúdo acessível em Libras e legendas em inglês, os participantes do HUB+ terão a oportunidade de desenvolverem novas estratégias de atuação e conexão com o público. De forma colaborativa e integrada, em uma dinâmica de rede, o projeto busca a conexão com os acervos, patrimônio, memória e a diversidade  cultural dos museus e como isso pode ser trabalhado de maneira inovadora.

Além da formação gratuita oferecida aos participantes, o edital HUB+ terá uma plataforma digital criada para promover o diálogo entre os museus, viabilizando parcerias e formando assim uma rede integrada de  instituições culturais em diferentes municípios do Rio.  Os conteúdos do projeto, assim como alguns cursos, estarão disponíveis na plataforma HUB+ Digital para pesquisa por museus e profissionais interessados de todo o Brasil.

O Oi Futuro, em parceria com a Consumoteca, fez uma pesquisa para traçar um raio-x da percepção sobre os museus brasileiros e apontar as tendências e desafios dessas instituições. Quer conferir os resultados? Clique aqui.

 

 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade