Acessibilidade
Apoie FUTUROS

OI KABUM! REALIZA OFICINA DE ARTE E TECNOLOGIA COMO PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO DE NOVOS ALUNOS

08/04/2015

OI KABUM! REALIZA OFICINA DE ARTE E TECNOLOGIA COMO PRIMEIRA ETAPA DE SELEÇÃO DE NOVOS ALUNOS

  • Escola de Arte e Tecnologia do Oi Futuro Oi Kabum! abre inscrições em cursos gratuitos para jovens de baixa renda


Rio de Janeiro, 31 de março de 2015
– Estão abertas até 19 de abril as inscrições para as novas turmas da Oi Kabum!, escola de arte e tecnologia do Oi Futuro. São 60 vagas para os cursos de Computação Gráfica, Design Gráfico, Fotografia e Vídeo. A formação é composta por quatro horas de aulas diárias durante nove meses. Além das áreas específicas, os jovens se dedicam a linguagens transversais como Web, História da Arte e Tecnologia, Oficina da Palavra e Arte Digital.

O processo seletivo da Oi Kabum! consiste em duas etapas. Primeiro, os interessados devem se inscrever pelo site www.oikabumrio.org.br. Dos inscritos, serão selecionados 180 jovens para participar da oficina Click, de experimentações multilinguagem, que tem 20 horas de duração e acontecerá entre maio e junho. Em julho, sai a lista dos 60 selecionados para a formação básica, que começa em agosto. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a jovens de baixa renda, que estejam cursando ou tenham concluído o Ensino Médio na rede pública de ensino.

A metodologia do curso baseia-se na aprendizagem por projetos, ou seja: os jovens aprendem as técnicas a partir de projetos artísticos de sua autoria. Por isso são convidados a refletir e debater sobre seus interesses e sua identidade, desenvolvem sua autonomia e responsabilidade e exercitam o senso crítico sobre questões sociais e de cidadania. As produções dos jovens da Oi Kabum! são apresentadas em exposições e eles prosseguem atuando nos meios artísticos e culturais da cidade, com projetos próprios, criação de coletivos e participação em editais.

Sobre a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia oferece a jovens de comunidades populares urbanas, estudantes ou egressos da rede pública, formação em cursos de design gráfico, computação gráfica, vídeo, fotografia e webdesign. Com unidades em Belo Horizonte, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, o programa dura 18 meses e propõe fazer com que os jovens se apropriem das tecnologias da comunicação e da informação em processos criativos, podendo assim atuar nos campos de trabalho artístico e cultural. Em Salvador, a Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia é desenvolvida desde 2004, em parceria com a CIPÓ-Comunicação Interativa.
Após a finalização do curso, os egressos têm a opção de integrar, por um período de seis a 18 meses, um segundo módulo de formação chamado Núcleo de Produção. Nessa etapa, são planejados e executados projetos autorais dos jovens e também trabalhos solicitados por clientes que buscam os serviços dos jovens profissionais formados na Oi Kabum!, sempre com o acompanhamento pedagógico de educadores da escola. Esse módulo tem como objetivo estimular a produção artística e cultural dos jovens, buscando a inserção deles no mercado de trabalho a partir de parcerias e articulações feitas com diversas instituições e empresas. A Oi Kabum! também beneficia outros públicos além dos seus estudantes do seu curso regular por meio de suas Ações Multiplicadoras, que dá a jovens e educadores a oportunidade de experimentar o conteúdo e a metodologia desenvolvidos no programa. Trata-se de uma iniciativa sistematizada de capilarização de conhecimentos acumulados em doze anos de ensino e aprendizagem de arte e tecnologia. Por meio de atividades formativas, o programa visa a estabelecer articulações com o poder público, especialmente com as Secretarias de Educação, além de outros atores sociais, como artistas e lideranças comunitárias.

Mais de 1100 jovens já se formaram na Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, que conta com a parceria de ONGs locais especializadas em comunicação, educação e juventude para a execução do programa.

 

CECIP

O Centro de Criação de Imagem Popular (CECIP) é uma organização sem ­fins lucrativos que desde 1986 se dedica ao fortalecimento da cidadania por meio da educação e da

comunicação. Produz audiovisuais e impressos, promove campanhas públicas e capacita pro­fissionais de diversas áreas. Os projetos do CECIP voltados para a juventude popular urbana privilegiam a arte e as novas tecnologias como veículos de autoa­firmação, formação profi­ssional e participação comunitária.

 

SERVIÇO:
Site: www.oikabumrio.org.br

Endereço da escola: R. Visconde de Pirajá, 54, 1º andar, Ipanema

Telefone: (21) 3131-9399

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade