Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Podcasts: encontro no Lab Oi Futuro debate a relação entre os sons e as pessoas

19/10/2023

Podcasts: encontro no Lab Oi Futuro debate a relação entre os sons e as pessoas

Sabemos que o som tem o poder de transportar o ouvinte para outros locais e realidades. Mas como estar atento à imensidão de sinais sonoros à sua volta? Como ouvir o mundo e transformá-lo em podcast? A relação entre nós, humanos, e os sons será o tema do debate promovido pelo Oi Futuro e pelo Instituto Serrapilheira, que será realizado no dia 26 de outubro, no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro. A ação, aberta ao público, faz parte de um treinamento para produtores de podcasts de ciência apoiados pelo Serrapilheira, o Camp Serrapilheira 2023.

Quer conferir este debate? É uma oportunidade gratuita! Basta retirar seu ingresso neste link

O debate terá a presença de Fernando Cespedes, criador do podcast Ser sonoro, e de Stela Nesrine, criadora do podcast Calunguinha, o cantador de histórias. Com exemplos práticos, a dupla mostrará ao público como o bom uso do áudio, especialmente em podcasts, pode mexer com a percepção do ouvinte. A mediação será feita por Natália Silva, da produtora Rádio Novelo, e por Sarah Azoubel e Bia Guimarães, criadoras do podcast 37 Graus. A sessão terá início às 19h.

Buscando difundir podcasts focados na divulgação de trabalhos científicos, o Serrapilheira selecionou nove projetos de podcasts para receber um treinamento e um aporte de R$ 50 mil para a produção de uma temporada. Este tipo de podcast vem se tornando cada vez mais popular no Brasil.

Além da sessão aberta ao público, a parceria do Serrapilheira com o Oi Futuro trará outras discussões e apresentações, restritas aos selecionados, como parte do treinamento. Entre 25 e 27 de outubro, os participantes irão aprender como encontrar e contar boas histórias de ciências e discutir temas como o papel da ciência nos podcasts, o financiamento e a sustentabilidade de projetos, entre outros assuntos.

Eles também irão conversar com Luiz Augusto Campos, coordenador do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA) da UERJ, sobre a diversidade na ciência. Além dos bate-papos, a programação ainda contará com uma apresentação sobre o podcast Medo e Delírio em Brasília, um dos principais podcasts de política do Brasil. Os apresentadores Pedro Daltro e Cristiano Botafogo levarão aos presentes a trajetória de seu projeto e irão mostrar como ele atingiu o patamar atual.

Sessão aberta: Como ouvir o mundo e transformá-lo em podcast – Camp Serrapilheira 2023
26/10
19h
Lab Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 107 – Flamengo, Rio de Janeiro
Retire aqui seu ingresso

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade