Acessibilidade
Contato

‘Processo Julius Caesar’: Instalação gratuita mostra o processo criativo por trás da adaptação da obra de Shakespeare

12/02/2021

‘Processo Julius Caesar’: Instalação gratuita mostra o processo criativo por trás da adaptação da obra de Shakespeare

Está em cartaz  no Centro Cultural Oi Futuro desde a última quarta-feira, 10 de fevereiro, a instalação artística “Processo Julius Caesar – Uma experiência audiovisual”. Com entrada gratuita, a mostra revela o processo criativo por trás da montagem do espetáculo Julius Caesar, adaptação da obra de William Shakespeare criada pela premiada Cia dos Atores e dirigida por Rafael Gomes.

O processo criativo para a montagem do espetáculo Julius Caesar pela Cia dos Atores foi interrompido por causa da pandemia da COVID-19, porém cenas dos ensaios foram registradas pela videomaker Elisa Mendes, sob o comando do diretor do espetáculo, Rafael Gomes, no intuito de apresentar questões fundamentais trazidas pelo texto e suas possibilidades de encenação. O conteúdo da instalação teve uma única exibição online, no festival Cena Contemporânea, em Brasília.

O espetáculo – que ainda não tem data prevista para estreia em formato presencial – explora o conflito entre liberdade e autoridade, bem público e ambições pessoais, levanta questões éticas e políticas que continuam atuais e traz cenas que podem lembrar situações da contemporaneidade. Na adaptação de Gustavo Gasparani para o texto clássico, a conspiração contra o ditador romano Júlio César e seu assassinato servem como ponto de partida para refletir sobre esse “bárbaro ato”, trazendo diversas correntes de pensamento.

A experiência audiovisual ficará exposta para o público com sessões diárias no teatro Oi Futuro em temporada até 28 de março. O projeto tem patrocínio da Oi e apoio cultural do Oi Futuro. A instalação segue todos os protocolos de segurança sanitária previstos pelos órgãos responsáveis, e as visitas devem ser agendadas por meio do site ou por telefone: (21) 3131-3060.

FICHA TÉCNICA:

Texto original: William Shakespeare / Direção Geral e Roteiro: Rafael Gomes / Direção de fotografia e montagem: Elisa Mendes / Atores: Cesar Augusto, Felipe Frazão, Gustavo Gasparani, Marcelo Olinto, Susana Ribeiro / Diretor de movimento e Assistente de direção: Fabrício Licursi / Desenho de Luz: Elisa Mendes e Fabrício Licursi / Direção de cena: Luisa Barros e Wallace Lima / Captação de som: Diogo Perdigão / Produção Executiva: Bárbara Montes Claros/ Direção de Produção: Celso Lemos / Realização: Cia dos Atores / Patrocínio: Oi/ Apoio cultural: Oi Futuro / Parceria: Festival Cena Contemporânea / DF

SERVIÇO:

Processo Julius Caesar – Uma experiência audiovisual
Teatro do Centro Cultural Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro 63, Flamengo)
Horários de visitação: 11h, 13h30, 16h
Agendamento: https://oifuturo.org.br/reaberturacentrocultural/ ou pelo telefone (21) 3131-3060
Entrada franca

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

Confira o portal de privacidade