Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Programação nota 10! Futuros tem atividades de Carnaval pra toda a família em fevereiro

29/01/2024

Programação nota 10! Futuros tem atividades de Carnaval pra toda a família em fevereiro

O bloco Afro Lúdico Kekere é uma das atrações de Carnaval do centro cultural

Um desfile de atrações para toda a família vai passar pelo Futuros – Arte e Tecnologia no mês de fevereiro. Com cortejo pré-carnavalesco e “barracão” para confeccionar adereços e customizar fantasias, além de estação educativa sobre samba, o centro cultural no Flamengo é destino certo para quem quiser entrar no clima da maior festa popular do país.

O abre-alas da programação ocorre já neste sábado, 3, com a oficina “Barracão do Futuros”. No ritmo do carnaval, a atividade vai recriar um ambiente de barracão de escola de samba, com materiais disponíveis para crianças e adultos experienciarem uma tarde como carnavalescos. Todos serão convidados a realizarem tarefas como produção de adereços, customização de fantasias, criação de acessórios de carnaval, além de maquiagem e cabelo. Aberto ao público, o evento será das 11h às 13h no térreo do espaço.

No mesmo dia, às 13h, é a vez do cortejo pré-carnavalesco com o bloco Afro Lúdico Kekere. Com três artistas em cena e muita interatividade, o grupo vai animar o público com músicas e histórias que falam sobre as tradições e as culturas afro-brasileira e africana, em uma atividade educativa na qual se aprende brincando e vivenciando experiências.

Encerrando a programação carnavalesca, no domingo dia 25, às 15h, a estação educativa “Rádio e Carnaval” traz uma atividade interativa para celebrar a maior festa popular do país e o Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro. Homenageando mulheres importantes na história do carnaval e do rádio, como Emilinha Borba, rainha do rádio e cantora de marchinhas; Chiquinha Gonzaga, precursora das marchinhas e compositora da popular “Abre-Alas”; e Marlene, cantora de marchinhas e vencedora de vários concursos de rádio, os participantes irão criar um programa de rádio.

“O carnaval é uma das mais importantes expressões populares do país, que atravessa gerações e linguagens artísticas e atinge milhões de pessoas todos os anos. A programação do mês de fevereiro no Futuros – Arte e Tecnologia ressalta a relevância desta manifestação nacional e dialoga perfeitamente com a proposta do centro cultural, com arte, cultura e diversão para toda a família”, destaca o gerente de cultura do Oi Futuro, Victor D’Almeida.

ATIVIDADES PERMANENTES

Ainda durante todo o mês de fevereiro, o público pode visitar o Futuros – Arte e Tecnologia
e conhecer a exposição multimídia “Casa Comum” com obras e experiências que ressaltam o planeta Terra como a “casa comum” de todos os seres viventes. Sala imersiva, obras de videoarte e a escultura de uma anaconda gigante de 25 metros de comprimento que percorre vários andares do prédio são algumas das atrações. A mostra é uma colaboração internacional entre o diretor artístico Renato Rocha, o estúdio digital londrino SDNA e 12 artistas amazônicos, e fica aberta até 10 de março.

Outra atração é o Musehum – o Museu de Comunicações e Humanidades do Oi Futuro, no qual crianças e adultos podem aprender e refletir sobre o tema das comunicações em diversas instalações interativas e imersivas. No espaço, destaque para o voo panorâmico de balão, com uso de óculos de realidade virtual e fones de ouvido; e para a instalação “A Roda”, uma sala imersiva espelhada que envolve o visitante em uma experiência de luzes, sons e efeitos visuais, destacando a necessidade de mantermos nossos laços fora do ambiente digital.

Serviços:
Oficina “Barracão Futuros”
Data: sábado, 3 de fevereiro
Horário: 11h às 13h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca

Cortejo pré-carnavalesco com bloco Afro Lúdico Kekere
Data: sábado, 3 de fevereiro
Horário: 13h às 14h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca

Estação educativa “Rádio e Carnaval”
Data: domingo, 25 de fevereiro
Horário: 15h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca

Exposição “Casa Comum”
Data: 10 de janeiro a 10 de março
Horário: quarta a domingo, das 11h às 20h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca

Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades do Oi Futuro
Exposição permanente
Horário: quarta a domingo, 11 às 18h
Local: Futuros – Arte e Tecnologia
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo
Entrada franca

OBS: no dia 3 de fevereiro, o Voo de Balão em Hiper-realidade não funcionará entre 13h e 15h, por conta do cortejo que acontecerá no prédio. Entre 11h e 13h e também entre 15h e 18h, a atração funcionará normalmente.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade