Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Projeto MACRO, idealizado por Pedro Luís e Batman Zavareze, ganha documentário

11/03/2021

Projeto MACRO, idealizado por Pedro Luís e Batman Zavareze, ganha documentário

No dia 16 de março, o Oi Futuro lança o documentário “OUVER”, dirigido por Felipe Bronz e produzido por Roberto Berliner, que integra o projeto MACRO, idealizado pelo artista visual Batman Zavareze e o cantor e compositor Pedro Luís. O filme revela o processo criativo por trás da primeira edição do projeto, que reuniu artistas como Ney Matogrosso, Jade Baraldo, Rubel, a poeta e jornalista Bianca Ramoneda e outros em uma residência artística realizada, integralmente, no Lab Oi Futuro, localizado a poucos metros do centro cultural de mesmo nome, de maio a junho 2019. O projeto culminou na criação de um vinil com filtro de realidade aumentada, um álbum digital e um show-experiência, combinando parcerias musicais inéditas e arte digital imersiva, com a música sendo atravessada pela imagem e vice-versa.

O lançamento do documentário será marcado por um bate-papo musical, transmitido ao vivo do Teatro Oi Futuro, na próxima terça-feira, 16 de março, às 20h, com Pedro Luís, Batman Zavareze, Ney Matogrosso, Jade Baraldo, Rubel e Bianca Ramoneda. A gravação segue todas os protocolos de segurança sanitária dos órgãos de saúde. Em seguida, haverá a exibição de estreia do minidoc de 26 minutos. O público poderá acompanhar todo evento em tempo real pelo canal do Oi Futuro no YouTube:https://www.youtube.com/user/InstitutoOiFuturo

“O filme OUVER surge como uma obra nova na vida do projeto MACRO. É um grato presente um ano depois do histórico show do MACRO no Teatro Oi CasaGrande. OUVER é um documentário musical dirigido e produzido pela TV ZERO e traduz a potência criativa do encontro que tivemos – eu e Pedro Luís – com nossos convidados: Ney Matogrosso, Jade Baraldo, Rubel e Bianca Ramoneda. OUVER é a capacidade exponencial de VER e OUVIR numa única camada sensorial”, diz Batman Zavareze, diretor geral do projeto MACRO.

“O MACRO vem de nosso desejo de nos desafiarmos, expondo os limites, riscos, dúvidas e descartes do processo criativo. Nesse primeiro encontro documentado pelo filme de Bronz, tivemos 13 canções inéditas, minhas e com parceiros, conversando com as criações visuais de Batman”, explica Pedro Luís, que comandou a concepção musical da residência ao lado de Yuri Queiroga.

Sobre o documentário

Através do olhar poético do diretor Pedro Bronz e com produção de Roberto Berliner, o filme retrata a experiência imersiva da vertigem criativa proposta por Batman Zavareze e Pedro Luís na primeira edição do projeto MACRO em 2019. O público acompanha o processo de criação e produção de um show e um LP, com os desafios da concepção de uma experiência audiovisual: do cenário ao projeto gráfico, das composições às músicas inéditas, a realidade aumentada trazida pelo LP e tudo mais que envolve um espetáculo híbrido que mistura cinema, música, artes visuais, tecnologia e performance.

O projeto MACRO contou com a presença de convidados como Ney Matogrosso, Jade Baraldo, Bianca Ramoneda e Rubel, que foram projetados e interagiram ao vivo como uma grande holografia sincronizados junto aos músicos Pedro Luís e Yuri Queiroga no palco, sob a direção de Batman Zavareze, que assina a concepção visual do espetáculo. O show de lançamento aconteceu no dia 20 de novembro de 2019, dia da Consciência Negra, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro.

“Dois fatos inusitados deixaram o público intrigado sobre como as imprevisibilidades podem despertar novas percepções transformadoras em um projeto de arte. Primeiro, o sistema tecnológico do show travou e, numa decisão inesperada, interrompi o show e anunciei ao microfone que seria preciso recomeçar. Isso tornou a performance mais humanizada; foi o erro se transformando num acerto sublime”, lembra Zavareze. “E a segunda situação foi quando a equipe do projeto MACRO, num movimento igualmente mágico e intuitivo, subiu ao palco de mãos dadas e foi abraçando a grande extensão do teatro, colocando o público no meio de uma grande roda de afeto. Muitas pessoas subiram ao palco, aumentando essa roda, que foi crescendo até se fechar completamente e explodir numa tremenda salva de palmas”, conta.

MACRO é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade