Acessibilidade
Contato

Quiet Room: nova instalação imersiva propõe momento de desconexão no Oi Futuro

11/08/2021

Quiet Room: nova instalação imersiva propõe momento de desconexão no Oi Futuro

O desenvolvimento tecnológico fez com que o uso de telas se tornasse cada vez mais comum na rotina social. Com a pandemia, elas se mostraram fundamentais. Mas, apesar dos benefícios e da praticidade destes aparelhos, usá-los em excesso também pode trazer prejuízos. Em sintonia com este cenário, o Oi Futuro abre, a partir desta sexta-feira, 13 de agosto, a exposição Quiet Room. A nova instalação do Centro Cultural é imersiva e desafia o público a se desconectar dos celulares para entrar em contato consigo mesmo através de sons e projeções interativas de paisagens abstratas. 

A experiência está relacionada à prática de mindfulness (atenção plena) e tem como objetivo focar a concentração do público no momento presente. Com entrada gratuita, a visitação estará disponível de quarta a domingo, das 12h às 18h. Seguindo todas as medidas sanitárias indicadas pelos órgãos responsáveis, a visita deve ser agendada previamente aqui ou pelo telefone (21) 3131-3060. 

Regina Giannetti, instrutora de mindfulness e uma das idealizadoras da exposição, explica que a prática de mindfulness é o estado de consciência que surge ao trazer a atenção para o aqui e agora. “A instalação convida à experiência desse estado por meio da respiração, de movimentos e da interação com o ambiente. Convida também à reflexão do quanto estamos alheios ao que nos cerca enquanto a mente viaja para o futuro, o passado ou outro lugar. E é no presente que a vida realmente acontece”, diz.

Quiet Room faz parte de uma série de quatro experiências autorais propostas pela Deeplab Project sobre temas relevantes da sociedade. Por meio de instalações que misturam arquitetura, design e tecnologia, a interação do homem com o ambiente e as conexões humanas são temas abordados em exposições itinerantes que percorrem o país em espaços culturais. No Rio, a instalação é resultado da parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Oi, Oi Futuro e a Serede/Rede Conecta. 

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade