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Saiu o resultado! Conheça as 20 iniciativas selecionadas para o MOVE_MT 2

23/06/2023

Saiu o resultado! Conheça as 20 iniciativas selecionadas para o MOVE_MT 2

A primeira edição do MOVE_MT acelerou 27 iniciativas da economia criativa de Mato Grosso

Saiu o resultado! A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e o instituto Oi Futuro anunciam nesta sexta-feira (23) a lista de iniciativas selecionadas para participar da segunda edição do edital MOVE_MT.

Confira a lista:

Afrotours: A primeira agência de turismo afro de MT (Poconé): Propõe experiências em comunidades quilombolas na região do Pantanal, desconstruindo a imagem de um Pantanal apenas direcionada à fauna e à flora, ao mesmo tempo em que escuta as necessidades e histórias das comunidades e comercializa essas experiências fazendo com que as comunidades sejam vistas e tenham um retorno financeiro.

Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso – AMFMT (Várzea Grande): A organização oferece oficinas de manifestações populares tradicionais, em que produz figurinos e artefatos regionais, como violas de cocho, mocho, ganzá e produtos da culinária regional. Também realiza apresentações cênicas na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá.

Apoio à Cadeia de Valor do Cacau no Noroeste de MT (Juína): O projeto visa levar conhecimento e assistência técnica aos produtores locais, estabelecendo parcerias diretas, remuneração justa e enfatizando a importância da qualidade do cacau para a produção de chocolates artesanais.

Beco Laboratório de Arte Urbana (Cuiabá): Propõe a revitalização de espaços urbanos públicos de áreas periféricas por meio de intervenções com diferentes técnicas de arte urbana, como grafite, lambe-lambe e stencil. Oferece também oficinas com estas técnicas para alunos de escolas públicas e organiza evento anual de arte urbana.

Bodega Pantaneira – Loja Colaborativa (Santo Antônio Lervergê): Promove o ecoturismo associado à comercialização de produtos oriundos da região pantaneira, dando visibilidade aos artesãos e mestres da cultura popular na região.

Casa de Cultura Silva Freire (Cuiabá): Sediada no entorno do Centro Histórico de Cuiabá, a ONG faz a gestão do acervo do poeta Benedito Sant’Anna da Silva Freire e atende centenas de estudantes, professores e pesquisadores por meio de seu Programa Educativo.

Cidadão Oddly (Cuiabá): Produtora independente de eventos LGBTQIA+ em Cuiabá. Pretende atuar também na capacitação de travestis e transexuais para inserção no mercado de trabalho.

Empreendedores Criativos do Mato Grosso (Cuiabá): Grupo de empreendedores criativos da cultura – músicos, artistas plásticos e contadores de histórias – que se uniram com o objetivo de atender as regiões periféricas da cidade. Realizam projetos de musicalização, ateliê popular de artes plásticas, incentivo à leitura e escrita criativa, empreendedorismo juvenil e empoderamento feminino.

Grupo Tibanaré (Cuiabá): Coletivo de teatro criado em 2006 na periferia de Cuiabá, com foco na cultura popular regional. Realizam espetáculos, ações formativas e festivais em espaços não-convencionais, buscando alcançar pessoas com pouco acesso à cultura.

Hip Hop Atemporal (Cuiabá): O coletivo Favelativa reúne jovens periféricos, especialmente do movimento hip hop, para desenvolver projetos, oficinas culturais e eventos voltados para a juventude negra e periférica de Mato Grosso.

Lista Negra Podcast (Cuiabá): Comandado por mulheres da periferia de Cuiabá, tem como objetivo dar visibilidade a profissionais negros e discutir questões sociais e culturais que afetam a população negra.

Loja Karajá (Santa Terezinha): Criada pela comunidade indígena Karajá da Aldeia Itxalá, a organização desenvolve projetos sustentáveis para o povo INῩ. O projeto propõe a criação de sistema de venda de artesanato Karajá e a qualificação de jovens indígenas para trabalhar com ferramentas de venda on-line.

Na Floresta (Chapada dos Guimarães): Confeccionam artigos de papelaria, embalagens biodegradáveis, entre outros produtos a partir de resíduos de bananeiras. Tem como objetivo criar a Escola da Banana, para capacitar comunidades vulneráveis a utilizar integralmente a bananeira para a fabricação de produtos.

Núcleo de Artes Cênicas Tradição Cigana (Cuiabá): Atua no registro e divulgação dos saberes dos povos ciganos e no fortalecimento, conservação e manutenção das culturas e identidades das etnias ciganas Kalon, Rom e Sinti. Oferece formação em dança e teatro para pessoas ciganas de Rondonópolis, maior comunidade cigana de MT.

O Universo “E Outros Bichos” (Chapada dos Guimarães): O projeto propõe o desenvolvimento de uma ação transmídia a partir da série “E Outros Bichos”, com 4 temporadas relacionadas a diferentes regiões do Brasil. A trama envolve a descoberta de seres míticos por pré-adolescentes e sua jornada para proteger o meio ambiente.

Pé de Folclore – Cáceres, Rios e Lendas (Cáceres): Tem como objetivo manter as manifestações culturais populares em Cáceres, como Siriri, Cururu e Festas de Santo por meio das artes cênicas (dança, música e teatro) e do incentivo às manifestações populares.

Produtora Audiovisual Quariterê (Cuiabá): Nasceu como um desdobramento do Aquilombamento Audiovisual Quariterê, formado por negros e indígenas. Tem como objetivo desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de políticas afirmativas no mercado audiovisual.

Rede de Comercialização Social Solidária – RECOSS (Aripuanã): Busca criar um ambiente de negócios para agricultores familiares, agroextrativistas, grupos indígenas, artesãos e outros, conectando com consumidores por meio de um aplicativo.

Rua Antiga (Chapada dos Guimarães): O negócio, que começou como um sebo itinerante, ganhou endereço fixo e passou a funcionar como Espaço Cultural Metade Cheio, que promove a memória regional por meio da literatura e da música. Além de comercializar produtos culturais, promove ações de fomento à leitura e exposições.

Tece Arte (Cuiabá): Coletivo de 55 mulheres empreendedoras que produzem peças artesanais únicas e comercializam para turistas e lojistas. A iniciativa tem como objetivo utilizar conhecimentos tradicionais para agregar valor aos produtos artesanais e promover desenvolvimento sustentável na comunidade.

O MOVE_MT 2 é a segunda edição do Programa de Aceleração de Negócios Criativos, de Inovação e de Impacto Sociocultural criado para impulsionar empreendedores e líderes do setor que desenvolvem negócios ou projetos com potencial de transformação social em Mato Grosso. Nesta edição, o MOVE_MT selecionou 20 negócios ou organizações, tendo a diversidade como marca: dos selecionados, 70% se identificam como pretos ou pardos, 60% são mulheres e 45% são pessoas da comunidade LGBTQIA+. O grupo inclui ainda projetos representados por pessoas com deficiência, indígenas e ciganos.

O ciclo de aceleração terá seis meses de duração com início em julho e vai oferecer um total de 1.700 horas de capacitação e mentorias em Gestão, Inovação, Impacto Social, Criatividade e Comunicação. Ao final da jornada, serão distribuídos, a título de apoio financeiro, cerca de R$ 350 mil entre as cinco iniciativas mais bem avaliadas na aceleração. Essas iniciativas serão convidadas a realizar um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, em que farão uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

“Com o segundo ciclo do MOVE_MT, conseguimos ampliar nosso impacto e levar inovação a novos territórios, valorizando a diversidade como potência de desenvolvimento e transformação social. O Oi Futuro segue no propósito de impulsionar empreendedores da economia criativa em todo o país e pretende replicar o modelo de sucesso do MOVE_MT para outros estados brasileiros com novos parceiros”, afirma Carla Uller, Gerente Executiva de Programas e Projetos do Oi Futuro.

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