Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Tempo Festival celebra 10 anos com edição especial e residências internacionais do Pontes

28/11/2019

Tempo Festival celebra 10 anos com edição especial e residências internacionais do Pontes

O Tempo Festival comemora dez anos com uma edição especial no Centro Cultural Oi Futuro, de 22 de novembro a 1º de dezembro. O festival internacional de artes cênicas apresenta programação com participações de companhias britânicas e francesas que reforça sua vocação de fomentar e internacionalizar as artes cênicas brasileiras.

“Estamos aqui para ampliar territórios, ultrapassar fronteiras, transpor limites e estabelecer parcerias com artistas, companhias e festivais que são referência no mundo”, diz Márcia Dias, uma das curadoras.

Em espaços como o Centro Cultural Oi Futuro, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Galpão Gamboa, Solar dos Abacaxis, Sedes das Cias e CEAK (Centro de Estudos Ana Kfouri), o festival terá espetáculos e residências internacionais e nacionais, processos, performances, leitura dramatizada, lançamento literário, exposição videográfica, videoinstalação e atividades formativas, como oficinas e encontros com
o público.

Momentos marcantes do festival ao longo desses 10 anos poderão ser revisitados em uma exposição videográfica no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, e no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. Registrados a partir de diferentes ângulos e câmeras, sob olhar da videomaker Elisa Mendes, os trabalhos agora se desdobram em outros recortes e leituras, possibilitados pela dimensão audiovisual.

Residência do Edital Pontes – Um dos destaques da programação é a parceria com o Roundhouse (www.roundhouse.org.uk), do Reino Unido, no projeto Hive City Legacy que conecta mulheres negras no mundo todo através da arte, “polinizando” e formando Colmeias (Hives). Três artistas britânicas – Aminita Francis, Elsabeth Golla Yonas e Yami ‘Rowdy’ Lofvenberg – participaram de residência artística com oito brasileiras, de 13 a 26 de novembro, no Galpão Gamboa. O resultado final do processo foi apresentado em um encontro com o público sobre a experiência no Teatro Oi Futuro. Aclamado na Europa e em diversos países, com este projeto o Hive City Legacy terá no Rio a primeira Colmeia da América Latina.

O Tempo Festival tem patrocínio da Oi, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Governo do Estado do Rio de Janeiro. O festival também conta com o apoio institucional do edital Pontes, do British Council e Oi Futuro.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade