Acessibilidade
Apoie FUTUROS

“TRANSLADOS” DÁ VOZ ÀS IDEIAS DE 85 ESTUDANTES DA OI KABUM!

08/12/2014

“TRANSLADOS” DÁ VOZ ÀS IDEIAS DE 85 ESTUDANTES DA OI KABUM!

Em cartaz de 11 a 13 de dezembro, no Oi Futuro em Ipanema, com entrada gratuita, exposição reúne trabalhos em vídeo, fotografia, instalação multimídia, design e computação gráfica

Rio de Janeiro, 08 de dezembro de 2014 – Ao dominar linguagens artísticas, o que dizem os jovens? A resposta depende do percurso de cada visitante da nova mostra multimídia da escola de arte e tecnologia do Oi Futuro, Oi Kabum!. “Translados” fica em cartaz de 11 a 13 de dezembro no Oi Futuro em Ipanema, com 30 projetos  em fotografia, vídeo, animação, design, arte digital e projeção mapeada de 85 jovens de comunidades urbanas. O nome da mostra, criação coletiva dos jovens, usa o prefixo “trans” para remeter às transformações próprias da adolescência, fase em que muitos dos estudantes estão, e seu impacto sobre os percursos e traslados dessa época.

Críticas sociais estão em outras obras de “Translado”. Paródias musicais dão o tom do “Natal Crítico”, onde caixas de presentes animadas questionam o excessivo consumismo do fim do ano. Já “A parte que me cabe” privilegia as formas geométricas para retratar os espaços reduzidos dos moradores das favelas. E o conflito entre ambição financeira e vida afetiva ganha projeção mapeada na instalação “Maquinarium”.

O espaço urbano do Rio é a base de dois curtas-metragens. Em “Plano B”, duas crianças de uma comunidade se veem diante da responsabilidade de evitar o fim do mundo, anunciado pelo sol de verão do Rio. Acasos e desencontros urbanos inspiram o curta “O poeta que fugia”, ambientado no metrô, num quase triângulo amoroso e literário. A filosofia sul-africana Ubuntu  é tema de um jogo interativo, a cultura indígena é a base de uma cartilha escolar e a dança japonesa Butô é o tema de um ensaio fotográfico.

“É o mundo que nos molda, ou nós que moldamos o mundo?”, perguntam os expositores no texto de apresentação da exposição. Os autores estão na faixa dos 17 aos 23 anos e são todos alunos da Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia. Depois de 18 meses de formação, estão concluindo seus cursos de Fotografia, Vídeo, Design Gráfico e Computação Gráfica e dando seus primeiros passos no mercado de trabalho.

PROJETOS

A parte que me cabe
Fotografia

Imagens geométricas levam a repensar o lugar ocupado pelas casas nos morros e as condições de vida dos moradores em espaços apertados, nos morros do Borel, Vidigal e Rocinha.

Autora: Thainá Souza

Aflora
Design

A campanha consiste na criação de um livreto com imagens e frases inspiradas nas pesquisas de mulheres que se destacaram por sua coragem, superação e determinação, como a africana Saartjie Baartman, Clarice Lispector e Leila Diniz.

Autora: Luiana Araújo e Henrique Pacheco

Amizade
Infográfico animado

Questionamentos sobre o polêmico assunto da amizade entre homem e mulher.

Autores: João Velho e Mayara Pereira

Até o último grão

Fotografia
Questionamento sobre o desperdício de alimentos: produção, transporte e venda, até chegar à mesa.
Autoras: Bianca Rocha e Jaqueline Martins

Atingir
Design, animação e arte digital

Transformação + Metamorfose = Expressão. Essa é a fórmula da marca “Berro”, que une estampas animadas e realidade aumentada para promover a interatividade das pessoas com a peça, dando vida à sua primeira coleção, “Atingir”.

Autores: Julio Mendes e Priscila Martinho

Black Flower
Vídeo, fotografia e ilustração

A mulher negra assume o seu cabelo. Flores naturais e recicladas enfeitam e enaltecem a beleza negra em fotos, vídeos e ilustrações.

Autores: Bruno Granato, Hellen Carlos e Maria Chantal

Butoh
Fotografia

O artista português Miguel Cipriano durante uma performance de Butoh — dança ritual japonesa que representa uma possibilidade de expressão humana a partir da exploração do microcosmo de cada Ser.

Autora: Thaynara Rodrigues

Casulo
Instalação com projeção fotográfica

Variados olhares em torno do corpo e do espaço, em espaço penetrável pelo público.

Autores: Diógenes Magno, Luiana Araújo, Nícolas Noel, Henrique Pacheco, Daniele Reis, Mayara Pereira, Henrique Vasconcellos e Erick Estella

Comanda
Vídeo

Ficção sobre um garçom que observa obstinadamente a vida de uma dançarina, sem ser notado.

Autores: Vitor Candido, Ruth Rosa, Thamires Navarro, Paloma Miguel, Amanda Julião, Taynara Mello

Curumim
Design

Caderno de experimentos para as escolas: uma forma de sensibilizar e inserir a cultura indígena na educação.

Autor: Diógenes Magno

EntreVisões
Fotografia, vídeo

Entre o real e o irreal, uma releitura de personagens mitológicos, religiosos e históricos.
Autor: Marcos Paulo

Ser

Fotografia e vídeo

Um registro de como sente, pensa e vive uma pessoa trans. Um curta-metragem com depoimentos e fotos do cotidiano contam a história de Gaia Levi.

Autores: Dayane Brito e Francisco Souza

Infotatoo
Design e Infográfico

A evolução da tatuagem desde o momento em que foi descoberta, no século XlX, até os dias de hoje. A ideia é refletir sobre o futuro estético das novas gerações, pois os jovens de hoje serão os adultos e idosos tatuados de amanhã.

Autora: Ariel Botelho

Intraestelar
Fotografia

Metáfora visual relacionando os infinitos intergaláticos com os infinitos pessoais.
Autores: Felipe Cardoso, Eloá Souto, Ana Beatriz F, Priscila Martinho, Olívia Janot

Maquinarium
Animação e projeção mapeada

Uma máquina equilibra necessidades, desejos e vontades, questionando as escolhas de cada pessoa e o tempo certo para fazê-las.

Autores: Marlon Nascimento, Priscila Carvalho e Ian Ramos

Mar na rede
Fotografia

O cotidiano da pesca no litoral carioca, expresso por meio de diferentes técnicas fotográficas.

Autores: Hellen Barbosa, Gabriel Savary, Letycia Cavalcante e Yasmim Nascimento

Metaplasia
Design e animação

A palavra metaplasia representa uma alteração reversível. O projeto consiste na criação de uma forma que poderá ser aplicada em diferentes áreas do design, experimentando o desafio de criação sem perder a forma original.

Autores: Marcelo Cabral e Daniele Reis

Meu estilo não é moda
Design, fotografia e vídeo

A campanha busca quebrar o paradigma de que as pessoas precisam seguir padrões no modo de se vestir e de se comportar para serem aceitas socialmente.

Autor: Jefferson Queiroz

Motores
Design e animação

Infográfico mostra a diferença entre o motor elétrico e o motor a combustão, buscando  valorizar a sustentabilidade e a redução de gastos.

Autores: Raphael Augusto e Arthur Dias

Movimento Cidade
Fotografia

O movimento dos pés, das pessoas, dos carros e ônibus, da luz, do sol, das nuvens: transformação das imagens que registramos da cidade.
Autora: Maria Eduarda Alves Carvalho

Mude-se

Design

Projeto de sustentabilidade e experimentação nos espaços urbanos: estratégias de ampliação das áreas verdes da cidade por meio de oficinas com materiais recicláveis e divulgação por papel semente.

Autoras: Débora Leal e Jaqueline Martins

Natal Crítico
Animação e projeção mapeada

Questionamento em torno do consumismo no período natalino, por meio de paródias de músicas tradicionais, cantadas por embrulhos de presentes.
Autores: Felipe Moura, Luan Oliveira, Arthur Dias e Vinicius Araújo

O poeta que fugia

Vídeo

No vagão do metrô, um casal compartilha a leitura de um mesmo livro de forma silenciosa. A troca de olhares é interrompida pela chegada de Renato ao seu destino. Ele deixa o vagão, mas não o desejo de reencontrar a moça do livro.

Autores:Amanda Costa, Daniel Vasconcelos, Isabela Carvalho, Jacson Felix, Fabricio Costa, Felipe Fabrício e Eliazer Souza

Personare
Vídeo-instalação

Personare, do latim persona, é o nome dado à função psíquica relacional voltada ao mundo externo, em busca de adaptação social. O projeto investiga as múltiplas personalidades existentes em cada pessoa, a partir de uma experiência sensorial com três personagens, unindo sons, movimentos e sensações.

Autores: Ana Beatriz Ferreira, Carolina Andrade, Eloá Souto, Erick Estella e Hanry Abreu

Plano B
Vídeo

No dia 31 de dezembro de 1999, as crianças Caio e Leo decidem criar uma salvação para evitar o fim do mundo.

Autores: Gabrielle de Souza, Thamires Navarro, Nathalie Ferreira, Raphael Cruz, Paloma Miguel, Francisco Gabriel, Monique Martins, Erivan da Silva, Ruth Rosa

Reciclação
Campanha

Criada pelo grupo Coletivo Ativo, esta iniciativa consiste em estruturar um espaço abandonado de forma sustentável, com oficinas livres de audiovisual, dança, grafite, desenho e cineclube. Formado por jovens de diversas comunidades do Rio de Janeiro, o Coletivo Ativo tem como objetivo desenvolver ações multiplicadoras por meio da arte.

Autores: José Milton, Fabrício Costa e Jefferson Queiroz.

Rodovias
Design

Estampas de camisetas inspiradas em design vernacular, soluções materiais ou visuais e artefatos presentes no cotidiano — também conhecido como design popular. A principal referência deste trabalho são as carrocerias de caminhão.

Autores: Cassio Melo, Rodrigo Guimarães e Dayane Alcantara

Seu lixo, meu trabalho
Fotografia

Registros da rotina dos catadores do lixão de Mendes, interior do estado do Rio. Primeira produção de um projeto que pretende realizar oficinas de fotografia com os catadores do local.

Autores: Bianca Helena, Bruno Corbelino, Silvia Martins  e Taís Fernandes

Skateando
Vídeo, fotografia e infográfico animado

Os desafios que um skatista enfrenta e os benefícios adquiridos na prática do esporte.

Autores: Igor Lima, Thiago Siqueira, Yasmin Nascimento e Luiz Claudio

Sobretudo
Web

Canal multimídia com vídeos sobre diversos temas, como Meio Ambiente, Política, Música, Teatro, Grafite e Design.

Autores: José Milton, Fabrício Costa, Julio Mendes e Jefferson Queiroz.

Tipo Ubuntu

Design

Jogo dinâmico inspirado na filosofia Ubuntu, vivenciada pela população sulafricana. Aborda conceitos como generosidade, empatia, respeito mútuo e harmonia entre os indivíduos.
Autores: Henrique Pacheco, Nícolas Noel, Stephanie Gonçalvez.

SERVIÇO:

Mostra Translados — Oi Futuro Ipanema. Rua Visconde de Pirajá 54, 2º andar.

De 11 a 13 de dezembro, das 16h às 21h.

Entrada gratuita.

Saiba mais sobre a Oi Kabum! Rio: http://www.cecip.org.br/site/oi-kabum-2

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade