Acessibilidade
Contato

O Centro Cultural Oi Futuro

Ponto de relevância histórica, arquitetônica e sociocultural para a cidade do Rio de Janeiro

Inaugurado em maio de 2005, nosso Centro Cultural fica no endereço ocupado por muitos anos pelo Museu do Telephone e também onde anteriormente funcionou a Estação Telefônica Beira-Mar, inaugurada em 1918. O edifício tem projeto arquitetônico premiado em concurso nacional promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) e exibe em sua fachada obra do pioneiro da arte em iluminação no Brasil, Peter Gasper. Com suas linhas arrojadas, destaca-se na paisagem do bairro do Flamengo, fazendo conviver o presente, o passado e o futuro.

Com curadorias próprias, o Centro Cultural Oi Futuro aposta no fomento e na disseminação de novas linguagens artísticas. O espaço dispõe de condições técnicas que possibilitam a constante experimentação, potencializando a convergência entre a arte, a ciência e a tecnologia. A própria arquitetura, com galerias expositivas flexíveis e um teatro multiuso, admite várias configurações palco-plateia, estimula a investigação artística e a interação dos visitantes com o espaço. Além de disponibilizar ampla agenda gratuita, o espaço conta com um Programa Educativo que atende já atendeu mais de 30 mil pessoas – sendo 7,7 mil estudantes, principalmente da rede pública.

VISITAS GUIADAS

O Programa Educativo do Centro Cultural convida grupos de até 40 pessoas a marcar sua visita para mergulhar em experiências guiadas em um acervo histórico, tecnológico, artístico e criativo.

O Programa é dividido em duas atrações: as visitas mediadas e as estações educativas. Ambas têm o objetivo de provocar discussões a respeito de cultura, arte e tecnologia das telecomunicações.

VISITAS MEDIADAS
Nesse tipo de visita, os grupos —que podem ser de até 40 pessoas— têm a oportunidade de criar um ambiente de participação e aprendizagem durante o percurso entre as galerias de artes visuais, o Centro Cultural e o Musehum. As visitas acontecem de quarta a sexta, em horários entre 11h e 15h, tendo 2h de duração, e devem ser previamente agendadas através do email programaeducativo.oifuturo@gmail.com.

ESTAÇÕES EDUCATIVAS
Neste evento, o público se transforma em agente participativo, por meio de oficinas temáticas de contações de histórias e rodas de conversa em alusão a datas comemorativas ou que se relacionam com os temas abordados nas galerias do Centro Cultural. A Estação Educativa acontece uma vez por mês, sempre aos sábados, com duração de 1h e capacidade para grupos de até 15 pessoas, com inscrição no local.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade