Como nós, humanos, nos relacionamos com os sons ao nosso redor? E como podemos criar universos sonoros que nos transportam para outros tempos e lugares, particularmente quando estamos fazendo podcasts? Nesta conversa, Fernando Cespedes, criador do Ser sonoro, e Stela Nesrine, criadora do Calunguinha, o cantador de histórias conversam sobre como pensar o som em podcasts narrativos e ficcionais. A conversa é mediada por Natália Silva, da Rádio Novelo, Sarah Azoubel e Bia Guimarães, criadoras do 37 Graus..
Fernando Cespedes é um comunicador, professor e pesquisador do som e da música. Ele é criador e produtor do podcast Ser Sonoro distribuído pelo UOL TAB, que desvenda o mundo da escuta (e do silêncio).
Stela é compositora, multi-instrumentista, sonoplasta e uma das criadoras do podcast ficcional Calunguinha, o cantador de histórias, feito para crianças. Calunguinha é um menino que, quando sonha, viaja por diferentes cenários e histórias do povo preto. Na volta, ele canta para sua mãe tudo o que aprendeu.
Natália Silva é produtora de podcasts na Rádio Novelo. Antes, trabalhou como editora de som dos podcasts da Folha.
Sarah Azoubel e Bia Guimarães são as criadoras do podcast 37 Graus.
Evento: Sessão aberta: Como ouvir o mundo e transformá-lo em podcast – Camp Serrapilheira 2023
Data: 26/10
Horário: 19h
Local: Lab Oi Futuro
Endereço: Rua Dois de Dezembro, 107, 5º andar – Flamengo, Rio de Janeiro – RJ