Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Juntos Transformamos em 2020: o ano do Oi Futuro em 10 marcos

23/12/2020

Juntos Transformamos em 2020: o ano do Oi Futuro em 10 marcos

Em 2020, o mundo todo precisou parar e se reinventar devido à pandemia. Com o Oi Futuro não foi diferente: alguns projetos tiveram que se adaptar e muitos outros foram criados, impulsionados pelo novo contexto. A atuação online, respeitando as medidas de isolamento social, fizeram nossa rede de impacto aumentar de forma exponencial. Confira 10 marcos do Oi Futuro em 2020:

1. Inauguração do Musehum:

Em janeiro, inauguramos o Musehum, Museu das Telecomunicações e Humanidades, que conta, com novas experiências e interatividades com o público, a história do desenvolvimento tecnológico das comunicações a partir da ótica das relações humanas. O projeto é uma evolução do Museu das Telecomunicações, em atividade há 13 anos, que teve suas instalações totalmente remodeladas em função de uma nova proposta conceitual e identidade

2. Programa Pontes:

Também em janeiro, fizemos o lançamento de mais uma edição do Programa Pontes, em parceria com o British Council, para oferecer novas alternativas de fomento aos festivais brasileiros e promover a produção artística do Reino Unido no Brasil. Este ano, sete festivais de sete estados brasileiros foram selecionados para receber aporte financeiro para incluir residências de criadores britânicos em sua programação e promover o intercâmbio cultural, contribuindo para formação de redes internacionais nas artes e troca de experiências. A seleção deste ano inclui: Porto Alegre em Cena (RS), Festival Internacional de Teatro de Guajará-Mirim – FESTINAÇU (RO), Festival Caleidoscópio – Nova Iguaçú (RJ), Festival Frente Feminina – Encena Preta! (DF), Festival LabVerde – Manaus (AM), Disputa Nervosa – Belo Horizonte (MG); Festival No Ar Coquetel Molotov – Recife (PE)

3.E-Labora:

O início do ano também foi marcado pelo lançamento do e-Labora, livro digital gratuito que reúne 14 histórias de empreendedorismo de impacto social e suas experiências à frente de negócios e organizações comprometidos com a transformação social. Ao todo, já foram realizados 1.611 downloads no e-book “E-Labora – Experiências em rede de um laboratório de inovação social” que tem como objetivo compartilhar experiências e aprendizados que aconteceram na rede de colaboração formada no Labora, nosso laboratório de inovação social.

4.#JuntosNosCuidamos: Teatro online, Papo de Futuro e Happy Hour:

Com a pandemia e o isolamento social, inauguramos uma nova fase de experiências online: com a série de webinars Papo de Futuro, reunimos em 24 transmissões diversos especialistas para conversar sobre educação, cultura, impacto social, empreendedorismo e inovação. Com o projeto Happy Hour, proporcionamos entretenimento com apresentações artísticas ao vivo com artistas que passaram pelo Lab Oi Futuro. Nosso teatro também precisou se adaptar ao novo contexto e, com isso, passamos a oferecer uma nova experiência, com temporadas online de espetáculos adultos e infantis.

5.Mentorias Oi Futuro:

Para ajudar empreendedores sociais todo o Brasil a superar os desafios trazidos pela pandemia, lançamos o projeto Mentorias Oi Futuro, com mentorias especializadas e individuais pelo nosso time de colaboradores. Ao todo foram quatro edições, com mais de 200 empreendedores atendidos. No 5º ciclo de mentorias, ajudamos micro e pequeno empreendedores de todo o país em parceria com o time Oi Soluções.

6.Festival Oi Futuro:

O plano era viajar para Austin, nos Estados Unidos, para apresentar o case do NAVE na SXSW EDU, mas diante do adiamento do evento, resolvemos criar nosso próprio festival de inovação, em um formato totalmente virtual. Em dois dias de evento que já somam mais de 12 mil visualizações no YouTube, reunimos diversos especialistas nacionais e internacionais para falar sobre inovação e futuro. Confira!

7.Aceleração Musical LabSonica:

A indústria da música foi severamente afetada pela pandemia, com a proibição ao longo de meses de shows e eventos. Mesmo com esse cenário desafiador, impulsionamos as carreiras de 21 artistas e bandas independentes com a Aceleração Musical LabSonica – edição Toca do Bandido, em parceria com o estúdio Toca Discos. Na primeira parte da aceleração, os 21 artistas selecionados receberam mentorias e se apresentaram em um festival online. Na segunda parte, seis dos 21 artistas tiveram suas carreiras aceleradas de agosto a outubro e lançaram 12 singles, finalizando o ciclo de aceleração com um pitch na SIM SP formado por uma banca de especialistas do mercado da música.

8.Tours Virtuais em 360 º:

Criamos três tours virtuais em 360º totalmente inéditos. Sem sair de casa, qualquer pessoa com acesso à internet agora pode visitar e conhecer o Musehum,  a exposição “Campo Expandido”, do artista Luiz Zerbini e a Reserva Técnica, que é o bastidor do nosso museu onde museólogos e pesquisadores preservam a memória de mais de 130 mil itens da história das comunicações no Brasil.

9.Guia Empreendedorismo Social na Educação:

Em parceria com o Porvir e com o British Council, lançamos um Guia Empreendedorismo Social na Educação. Com 21.446 acessos, o objetivo é inspirar educadores, com práticas e cases reais, sobre como introduzir o tema em suas aulas e formar jovens para transformar realidades a partir de seis eixos norteadores: Comunidade Escolar, Território, Currículo, Práticas pedagógicas, Formação de professores e Avaliação.

10.Formações para o Ensino Remoto:

Diante dos desafios do ensino remoto trazidos em função da pandemia, o NAVE lançou diversas formações e materiais informativos para auxiliar educadores, estudantes e famílias. Com os materiais disponíveis no Mídia Lab e os cursos de Cultura Digital e Robótica Educacional, além das práticas já disponíveis nas duas edições dos e-NAVEs e na websérie e-NAVE em Movimento, oferecemos diversas metodologias educacionais inspiradoras e adaptáveis ao contexto da educação remota.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade