Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Oi Futuro e Consumoteca levam o tema “o futuro dos museus” para o #WebSummitRio

21/02/2024

Oi Futuro e Consumoteca levam o tema “o futuro dos museus” para o #WebSummitRio

O Instituto Oi Futuro e o Grupo Consumoteca estão confirmados no painel ‘Culture and connection: Navigating the renaissance of museums’ (em português, Cultura e Conexão: Navegando o renascimento dos museus) em um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do mundo, o Web Summit Rio. No dia 18 de abril, Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro, estará ao lado de Michel Alcoforado, antropólogo e fundador do Grupo Consumoteca, para falar sobre as tendências para o futuro dos museus e equipamentos culturais em um mundo cada vez mais digital.

Na mesa, os palestrantes vão aprofundar as discussões debatidas na pesquisa O Poder do Público: Tendências Globais para o Futuro dos Museus, realizada em conjunto pelo Oi Futuro e pelo Grupo Consumoteca, com apoio do British Council, e lançada em 2023. A partir de entrevistas com frequentadores de museus de todo o Brasil, especialistas de diversos países e festivais nacionais e estrangeiros, a pesquisa apresenta o novo perfil do público em um mundo pós-pandêmico e nove tendências globais para os museus e centros culturais do futuro.

“Museu é coisa de futuro, não é coisa de passado. As pesquisas de tendências que realizamos no Oi Futuro em parceria com a Consumoteca indicam que o público quer experimentar novas tecnologias digitais nesses espaços. Para muitas pessoas, o contato com uma nova tecnologia acontece pela primeira vez num museu ou centro cultural, como é o caso das experiências com realidade expandida ou com inteligência artificial. O Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades pesquisa como as novas tecnologias de comunicação impactam as relações humanas e a forma como vivemos em sociedade. A tecnologia aqui é um objetivo de pesquisa e reflexão, mas também uma ferramenta que permite a interação e a imersão dos visitantes nas obras artísticas. Nosso objetivo é democratizar o conhecimento e o alcance das tecnologias para públicos cada vez mais diversos”, afirma Carla Uller.

Esta sessão ocorrerá inteiramente em inglês, com tradução simultânea para o português usando no LiveVoice, acessível através do app Web Summit Rio. O painel acontece no último dia do Rio Web Summit 2024, que acontece entre 15 e 18 de abril, no Riocentro. O evento é uma conferência que reúne grandes empresas, lideranças, desenvolvedores, pessoas empreendedoras e investidoras para discutir e debater as últimas as transformações no mundo da tecnologia e da inovação.

O Oi Futuro é presença frequente nas maiores feiras de tecnologia e inovação pelo mundo. Em 2023, o Instituto participou de quatro painéis do Rio Innovation Week. Em 2021, o destaque foi a participação do Núcleo Avançado em Educação no SXSW EDU, braço dedicado à educação do festival SXSW, considerado o maior evento de inovação do mundo.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade