Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Oi Futuro lidera três painéis no último dia do Rio Innovation Week

09/10/2023

Oi Futuro lidera três painéis no último dia do Rio Innovation Week

A edição 2023 do Rio Innovation Week terminou nesta sexta-feira, dia 6, com três painéis liderados pelo time do Oi Futuro.

A museóloga Bruna Cruz, coordenadora do Musehum (Museu das Comunicações e Humanidades) conduziu a mesa O PODER DO PÚBLICO: TENDÊNCIAS GLOBAIS PARA O FUTURO DOS MUSEUS, onde foram apresentados os resultados da pesquisa realizada pelo Oi Futuro em parceria com o Grupo Consumoteca. Bruna destacou o papel de vanguarda do Musehum, aberto em 2020 com uma nova proposta curatorial que trouxe as pessoas para o centro da experiência e como parte do acervo, centrando a história da tecnologia da comunicação no seu impacto do desenvolvimento das relações humanas. Esse movimento se confirmou como um das tendências globais na pesquisa,  que foi detalhada por Marina Roale, gerente de pesquisas do Consumoteca. Para conhecer o estudo,  clique aqui.

O ensino técnico e o mercado de trabalho para os jovens foi o foco da segunda mesa do Oi Futuro, liderada pela presidente do instituto, Sara Crosman. O painel GERAÇÃO NAVE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA COMO CAMINHO DE EMPREGABILIDADE E FUTURO PARA A JUVENTUDE reuniu dois ex-alunos do Núcleo Avançado em Educação (NAVE), que emocionaram o público ao compartilhar suas histórias de vida transformadas pelo NAVE. Roan Saraiva, hoje analista de Educação do Oi Futuro, formou-se no NAVE – Recife e hoje é um dos responsáveis pelo programa, que forma jovens do Ensino Médio em técnicos de Programação de Jogos Digitais e Multimídia. Arthur Figueira, formado pelo NAVE-Rio, foi contratado pela Oi como Residente Digital através do Geração NAVE  e hoje atua como analista de negócios júnior na companhia.

“O desafio de formar profissionais preparados para o mercado de tecnologia e inseri-los no mercado de trabalho nos move. Ouvir o Roan e o Arthur, e ver tantos outros jovens do NAVE, sabendo que a Oi e O Oi Futuro fazem parte da história de superação e da trajetória profissional deles nos dão a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou Ariane Fonseca, diretora de Jornada e Experiência do Colaborador da Oi, que compôs o painel como responsável pelo programa Geração NAVE.  “Ver esses jovens totalmente preparados com todas as competências técnicas e também com habilidades socioemocionais  necessárias para conquistar seu espaço no mercado de trabalho nos dá muito orgulho, concluiu Sara Crosman.

Fechando o evento, Sandro Rosa, analista de Patrocínios Culturais do Oi Futuro, mediou a conversa sobre profissionalização, carreiras do futuro e a transformação da indústria da música em LABSONICA: LABORATÓRIO DE CONSTRUÇÕES DO FUTURO. No palco com ele, três cases de sucesso que passaram pelo programa nacional de experimentação musical e sonora do Oi Futuro: o projeto MARES, Casa Funk e Aceleração Musical Labsônica, edital feito em parceria com o estúdio Toca do Bandido.

“O Labsonica é um laboratório para projetos de pesquisa, criação, experimentação, formação e capacitação profissional voltado para a indústria criativa. É muito bom darmos visibilidade a essas iniciativas que já passaram pelo Labsonica e têm resultados reais que podem inspirar outros projetos de carreira e atuação de profissionais criativos do país”, destacou Sandro. Para conhecer outros projetos do Labsonica, clique aqui.

 

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade