Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Uma história de cultura, aprendizado e muita música: 5 anos de Lab Oi Futuro

21/08/2023

Uma história de cultura, aprendizado e muita música: 5 anos de Lab Oi Futuro

O Lab Oi Futuro no dia de sua abertura, em 2018

Um total 81 shows realizados, 431 artistas participantes e 2.121 horas de formação, entre cursos, palestras e oficinas – tudo gratuito! É com esses números que o Labsonica, laboratório de experimentação musical do Oi Futuro, completa 5 anos construindo possibilidades e transformando realidades através da capacitação e conexão entre artistas e empreendedores.

Ao longo destes 5 anos, o Labsonica recebeu artistas em ascensão na carreira e também grandes nomes já consagrados na música brasileira, como Ney Matogrosso, Zélia Duncan e Pedro Luís. Os artistas chegam ao LabSonica por meio de residências artísticas e projetos promovidos pelo Oi Futuro. Apenas em 2022, por exemplo, o espaço recebeu mais de 70 artistas da indústria musical de diversos estados do país para produção de novos conteúdos e trocas de conhecimento, como Jonathan Ferr, Caio Prado, Ana Frango Elétrico, Angélica Duarte, Felipe S, Juliana Linhares, YOÚN e Ana Costa, em um ambiente idealizado para estimular a experimentação e conectar criadores de todo o Brasil.

A Aceleração Labsonica 2.0 reuniu nomes em ascensão da cena musical carioca, como Viviane Pitaya

Em 2023, o projeto Novíssimos LAB selecionou 12 artistas emergentes da Bahia para uma capacitação sobre temas essenciais da indústria do som, gravação de um single e apresentação no Festival Novíssimos LAB. Já o Tocar – Residências Musicais reuniu 20 artistas de diferentes estilos musicais e estados brasileiros para experimentação e gravação de oito faixas colaborativas, que estão sendo lançadas nas principais plataformas de música. Também este ano, o LabSonica apresenta o Casa Funk, que incentiva a produção artística do movimento Funk para promover o desenvolvimento socioeconômico e territorial no Rio. Ao longo dos 5 anos de Labsonica, já são 1.862 horas de imersão e aceleração de carreiras e iniciativas e 221 faixas musicais ou videoclipes inéditos produzidos e lançados,

“O LabSonica é um lugar único no Brasil, porque tem uma abordagem 360 graus do ecossistema da música e do som. Não somos apenas um estúdio para produção e gravação, como também um espaço para formação de artistas, selos e gravadoras. Um lugar de experimentação e criação artística, onde novas linguagens são desenvolvidas”, afirma  Carla Uller, gerente executiva de Programas, Projetos e Comunicação do Oi Futuro.

Do samba ao rock, da MPB ao hip-hop, do jazz ao funk, o LabSonica acolhe diferentes gêneros e vertentes musicais, recebendo tanto artistas iniciantes e emergentes como nomes já estabelecidos na indústria. Desde sua abertura, o local vem sendo uma plataforma essencial, inclusiva e única no país voltado para a expressão artística e o desenvolvimento, networking e consolidação de talentos musicais e profissionais de toda a cadeia produtiva do som.

O músico Jonathan Ferr, que participou do projeto de experimentação sonora QUEREMOS! LAB, ressalta em entrevista ao Jornal O Globo a importância do Labsonica para a cena artística nacional:

“É um espaço democrático; vários artistas de vários estilos passaram por ali. E é um lugar que possibilita a nutrição de afeto e a criação de legado. É a singularidade desse estúdio que promove essas possibilidades criativas.”

Nesta reta final de 2023, o Labsonica foi sede do intercâmbio entre artistas brasileiros e argentinos promovido pelo Festival Ultrasonidos. As duplas Jonathann Ferr + Fémina e Filipe Catto + Kaleema utilizaram o estúdio do Lab para produzir singles e preparar o show que foi apresentado no Teatro Futuros no dia 1 º de novembro. Em dezembro, o Lab abrigará a residência artística do Festival Novas Frequências, que aposta em experimentações musicais e novas linguagens sonoras. Fique ligado no nosso site e redes sociais para acompanhar tudo!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade