Acessibilidade
Apoie FUTUROS

“100 anos de robôs” no Centro Cultural Oi Futuro

18/04/2022

“100 anos de robôs” no Centro Cultural Oi Futuro

A partir do dia 20 de abril, o Centro Cultural Oi Futuro celebra os 101 anos de criação da robótica com a exposição “100 anos de robô”. Com curadoria do artista visual e pesquisador Zaven Paré, inventor da marionete eletrônica na década de 1990, e participação dos artistas estrangeiros Patrick Tresset, Samuel St-Aubin e Dmitry Morozov a instalação tem visitação gratuita de quarta a domingo, das 11h às 20h, até o dia 19 de junho.

“100 anos de robôs” apresenta a tecnologia como a maior aliada do ser humano em prol da evolução. Seja nas artes, na saúde ou até mesmo nas tarefas mais simples do dia a dia, os aparelhos eletrônicos se tornaram imprescindíveis no mundo moderno e a promessa é de que tudo isso seja transmitido nas obras: “Vamos entregar uma exposição de alto padrão de qualidade e isso me deixa muito feliz. Acredito no impacto local da mostra. Se uma criança entra no espaço e se surpreende, isso para mim já é o suficiente”, diz Paré.

Algumas peças prometem chamar a atenção dos visitantes. O robô foca bebê Paro  —usado para fins terapêuticos, despertando respostas emocionais em pacientes de hospitais e casas de repouso— e a ‘Instalação robôs domésticos’ —uma ‘família’ de cinco robôs aspiradores em funcionamento durante todo o período expositivo— são algumas delas.

Organizada pela Locus Solus e Gambiologia e em parceria com a Hélice Produções, a exposição guiará o público a uma jornada pela história dos robôs ao longo das décadas, por meio de acervos particulares inéditos, com cartazes, livros, fotografias e documentos originais de material histórico; além de coleção pessoal de 100 robôs de plástico do tipo ‘Mecha’.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade