Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Chegou a hora: conheça as 5 iniciativas com melhor avaliação no MOVE_MT 2

26/01/2024

Chegou a hora: conheça as 5 iniciativas com melhor avaliação no MOVE_MT 2

O MOVE_MT 2 acaba de anunciar as cinco iniciativas premiadas: Cidadão Oddly, Hip Hop Atemporal, Pé de Folclore – Cáceres, Rios e Lendas, Produtora Audiovisual Quariterê e Tece Arte vão dividir a premiação do programa, que tem o valor total de R$356.430,00 será investido para alavancar os negócios ou organizações.

Estas cinco iniciativas participarão também de um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, para uma imersão no ecossistema da economia criativa da cidade.

Conheça um pouco mais sobre as 5 iniciativas premiadas:

Cidadão Oddly: ONG que está sendo criada pela produtora independente de eventos LGBTQIA+ Oddly, de Cuiabá, para atuar na capacitação de pessoas trans e travestis para sua inserção no mercado de trabalho.

Hip Hop Atemporal: iniciativa que difunde a cultura hip hop entre jovens periféricos de escolas da região metropolitana de Cuiabá, através de oficinas de seus cinco elementos – break, MC, grafite, DJ e conhecimento – associados ao currículo escolar.

Pé de Folclore – Cáceres, Rios e Lendas: organização que visa manter e valorizar as manifestações culturais populares na região, como Siriri, Cururu e Festas de Santo, por meio de oficinas infantis de artes cênicas, dança e música no município de Cáceres.

Produtora Audiovisual Quariterê: preocupa-se com equidade de gênero em funções e com visão pautada pela igualdade racial. A produtora tem como objetivo desenvolver produções culturais e artísticas e participar do desenvolvimento de políticas afirmativas no mercado audiovisual.

Tece Arte: um coletivo de 55 mulheres redeiras que produzem peças artesanais únicas com base nos aprendizados ancestrais da etnia Guaná.

Os vencedores do MOVE_MT 2 foram escolhidos após uma banca de pitch com experientes profissionais da indústria criativa e da área de impacto social. Dentre eles, nomes como Mayran Benicio, presidente do Desenvolve MT – Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso; Cristiana Velloso, consultora ESG do Instituto Phi, com mais de 20 anos de experiência em gestão de projetos sociais; e Leonardo Batista, gestor de ações educativas do Programa Cultura do Departamento Nacional do Sesc. Confira aqui todos os nomes presentes nas bancas.

O MOVE_MT é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) e o Instituto Oi Futuro, que visa apoiar iniciativas, projetos ou negócios de impacto social, com ou sem fins lucrativos, que estejam sediados ou atuem em Mato Grosso. As cinco iniciativas premiadas estão entre as 20 que passaram por um ciclo de aceleração de mais de 1.700 horas, com capacitação em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos. Destas, 60% eram comandadas por mulheres, 65% tinham pessoas pretas e pardas como líderes e 25% eram lideradas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Em 2022, a primeira edição do MOVE_MT premiou as iniciativas mato-grossenses “Sumac Records”, “Encontrei lá Brechó”, “Delícias da Rozi”, “ArtGi Empreendimento Sustentável” e “Cadju Filmes”. Os projetos dividiram um prêmio de R$257 mil para impulsionarem seus negócios. Relembre aqui o encerramento da primeira edição do MOVE_MT.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade