Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Como nasce um cientista: veja dicas de ciência para crianças

22/02/2018

Como nasce um cientista: veja dicas de ciência para crianças

Em cartaz no teatro do Centro Cultural Oi Futuro desde 27 de janeiro, o musical infantil Isaac no Mundo das Partículas tem feito sucesso com crianças de todas as idades ao adaptar para os palcos o livro homônimo da escritora e professora de Física Elika Takimoto. O espetáculo trata de um tema nada fácil de maneira envolvente e didática: a Física de partículas. Com direção de Joana Lebreiro, a peça fala sobre o universo da Ciência de modo lúdico e divertido, tendo como principal inspiração estética o músico David Bowie e seu lendário personagem Ziggy Stardust.

 

Ao transformar o palco em um verdadeiro show de rock, o elenco formado por André Arteche, Claudio Mendes, João Lucas Romero, Julia Gorman e Júlia Shimura convida os pequenos espectadores a serem inventivos, curiosos e adorarem desafios. Em cartaz aos sábados e domingos, às 16h, até o dia 25 de março, Isaac no Mundo das Partículas é uma porta de entrada para a Ciência. E para que o gosto pelo assunto não se esgote após a sessão, fizemos uma lista de livros, eventos, canais no Youtube, entre outras opções de entretenimento, para estimular ainda mais o nascimento de pequenos cientistas. Confira:

 

Canais de Youtube

 

Não tem veículo atual que fale mais a língua das crianças de hoje em dia do que os canais de Youtube. E engana-se quem pensa que por lá os assuntos giram em torno apenas de games, música e beleza. Há todos os tipos de assuntos e os mais variados tipos de canais. Entre eles – por que não? – há também os que propõem experimentos científicos caseiros, uma das modalidades de entretenimento de maior sucesso para quem busca conteúdo online sobre Ciência. Seguem algumas dicas de canais infantis com milhares de inscritos e que possuem este perfil:

 

Mundo da Vivi

 

Caduzinho Carvalho

 

Paulinho e Toquinho

 

Paulinho e Toquinho - Facebook

 

Livros interessantes

 

Estimular a Ciência através da Literatura é uma bela maneira de fazer com que a criança interaja com o assunto de uma maneira sutil. Por isso, seguem aqui diversas dicas de livros interessantes que têm a Ciência como pano de fundo da trama principal. Anote aí:

 

– 20 Mil Léguas Submarinas, de Júlio Verne

– A Magia da Realidade, de Richard Dawkins

– George e o Segredo do Universo, de Stephen e Lucy Hawking

– O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams

– Cosmos, de Carl Sagan

– Tio Tungstênio, de Oliver Sacks

– O Homem que Calculava, de Malba Tahan

– O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte

– O Livro dos Porquês, vários autores

– Albert Einstein e seu Universo Inflável, de Mike Goldsmith

 

capas livros

 

Colônia de Férias do Planetário

 

A unidade do Planetário da Gávea se dedica a difundir a Astronomia e a Ciência oferecendo uma série de atividades e projetos culturais para adultos e crianças. Todo ano, durante as férias escolares, há um programa de Colônia de Férias especial para crianças alfabetizadas entre 6 e 10 anos, onde a garotada tem a oportunidade de passear pelas estrelas e aprender, com os astrônomos do Planetário, conceitos básicos de Astronomia de uma maneira divertida e lúdica. Lá eles visitam o Museu do Universo, exposições, experimentos interativos e assistirão uma Sessão de Cúpula. Informações aqui.

 

Revista Ciência Hoje

 

Com uma versão voltada para o público infantil, a revista Ciência Hoje dispõe em seu site todo o seu conteúdo especializado em curiosidades da natureza, experiências científicas e com narrativas totalmente voltadas para crianças. A publicação realiza vendas através de bancas de jornal ou assinatura mensal, disponível aqui.

capas ciencia hoje

Visita aos bastidores de um grande aquário

 

O AquaRio, maior aquário da América Latina, com 26 mil metros quadrados de área construída e mais de 8 mil animais, fica no centro do Rio, na região do Porto Maravilha. Lá é possível visitar todo o espaço, conhecer centenas de espécies diferentes e… alimentar peixes e tubarões. O local abre seus bastidores para uma visita guiada, onde é possível ver de perto os equipamentos que tratam a água dos recintos, o trabalho dos biólogos e algumas curiosidades que existem por trás de seu cotidiano. Além disso, ao final do tour, os visitantes têm a oportunidade de participar da alimentação dos peixes do Grande Tanque Oceânico. Gostou? A visita pode ser agendada pelo telefone (21) 4063-3003.

AquaRio - Facebook

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade