Acessibilidade
Contato

Cultura africana e força feminina: musical infantil estreia em temporada virtual no Oi Futuro

06/10/2021

Cultura africana e força feminina: musical infantil estreia em temporada virtual no Oi Futuro

(Foto: Juliana Varejão / Cortesia)

“O sol anda devagar, mas atravessa o mundo inteiro”. É usando este provérbio africano que a atriz Verônica Bonfim explica a alegria que sente pela estreia do espetáculo infantil ‘A menina Akili e seu tambor falante – O Musical’. O espetáculo estreia dia 16 de outubro, às 16h, no nosso canal no YouTube. O público vai poder assistir o espetáculo no bistrô do Centro Cultural Oi Futuro, sempre às 14h e 16h aos sábados e domingos, a partir do dia 17 de outubro até o dia 21 de novembro.

O musical narra a história de Akili, uma menina africana que vive numa pequena aldeia chamada Adimó e que junto com seu melhor amigo – um tambor falante de nome Aláfia – seguirá numa jornada para se tornar uma Griote, ou seja: uma contadora de histórias, guardiã da tradição oral do seu povo. Uma aventura conduzida por uma narrativa que exalta a ancestralidade e os valores civilizatórios africanos, apresentando uma África plural, cheia de riquezas, com uma diversidade de povos, línguas, cores e, sobretudo, positiva, para contrapor ao que é comumente retratado pela cultura ocidental.

Embora a infância brasileira ainda seja marcada por protagonistas brancos, obras como a de Verônica nascem para fazer brilhar o sol da ancestralidade africana no universo infantil. O espetáculo é uma adaptação do livro homônimo, escrito pela própria Verônica, que foi lançado em 2016 pela Editora Nandyala Livros.

“O livro foi escrito para ser um musical desde a sua concepção inicial, em 2014, quando brincava com Akili, a neta do cientista social e escritor Dr. Carlos Moore, um grande amigo e uma das maiores referências no combate ao racismo no mundo. Ela foi minha inspiração quando tinha dois anos e hoje, aos nove, leu o roteiro, sugeriu coisas e amou tudo. É uma linda menina, inteligente, adora dançar, pintar e é muito estudiosa”, apresenta a autora, que dá vida à protagonista no palco.

Além de ter idealizado a peça, Verônica assina direção artística, produção associada, texto e músicas do espetáculo. A direção é de Rodrigo França, com Valéria Monã na co-direção, supervisão do roteiro de Aza Njeri e direção de arte do Estúdio Roncó. A peça conta ainda com pesquisa de Nathália Grilo e criação de Adriano Cipriano, direção musical de Cláudia Elizeu e co-direção do Grupo Dembaia.

“Estamos em um momento espetacular, onde narrativas diversas, que sempre tiveram pouco espaço ou nenhum, estão nos palcos, livros e no audiovisual. E é benefício para toda sociedade, não é favor. A personagem sonha e subverte qualquer lógica ocidental, onde meninas não podem tocar tambor. Akili nos ensina que é necessário resgatar as nossas tradições, onde um povo sem saber do seu passado não consegue deslumbrar um potente futuro ou viver plenamente o seu presente”, analisa o diretor Rodrigo França.

A história sobre amor, afeto, amizade, laços e valorização do feminino e das raízes ancestrais é ainda uma homenagem à Mãe África com toda a riqueza e beleza que reside no continente, em toda a sua pluralidade. “Temos pouquíssimas produções teatrais voltadas para as crianças e suas famílias com foco em histórias afro referenciadas. É uma lacuna de muito tempo, mas que hoje, felizmente, estamos conseguindo avançar um pouco”, diz Verônica.

ESTREIA
Local: Youtube Oi Futuro
Data: 16 de outubro, sábado
Hora: 16h

TEMPORADA ONLINE
O espetáculo será exibido no bistrô do Centro Cultural Oi Futuro
De 17 de outubro a 21 de novembro, aos sábados e domingos, em dois horários: 14h e 16h
Para assistir ao espetáculo no bistrô é necessário agendar a visita neste link.

Teremos também teremos transmissão no nosso canal no Youtube
De 17 de outubro a 21 de novembro, aos sábados e domingos, sempre às 16h

‘A menina Akili e seu tambor falante – O Musical’ é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS, tem apoio institucional do Instituto Identidades do Brasil e como laboratório oficial a Hilab.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade