Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Cultura + sustentabilidade: Oi Futuro é protagonista de debates na SIM SP

30/01/2023

Cultura + sustentabilidade: Oi Futuro é protagonista de debates na SIM SP

Em workshop, Oi Futuro e British Council refletiram sobre possíveis caminhos para um mundo mais sustentável também na arte

Se o assunto é música, o Oi Futuro marca presença! O Instituto esteve presente em quatro momentos da Semana Internacional da Música de São Paulo (SIM SP), que aconteceu entre 25 a 28 de janeiro na capital paulista, reforçando seu compromisso de estimular a produção cultural em todas as regiões do país.

No primeiro dia do evento, o Oi Futuro lançou em parceria com o British Council a série original Música – Substantivo Feminino, que conta histórias do impacto do programa ASA – Arte Sônica Amplificada. Cada um dos cinco episódios da série traz histórias das participantes e profissionais parceiras do programa sobre inspirações, desafios e conquistas de mulheres no mercado da música no Brasil, com uma visão de mercado, rede e inovação. Os episódios completos estão no nosso canal no Youtube: toda quarta e sexta, novos episódios são lançados.

A parceria Oi Futuro e British Council foi protagonista também no workshop ‘Tornar a sustentabilidade ambiental no setor da música – junte-se ao movimento’, realizado na sexta-feira (25). A oficina debateu a necessidade de aliar a arte à urgência climática, refletindo possíveis caminhos para um mundo mais sustentável.

A relação entre música e meio ambiente também foi o tema central do debate ‘Cultura Circular – a arte em defesa da vida’, do qual participaram Victor D’Almeida, gerente executivo de cultura do Oi Futuro; Rafael Ferraz, head de artes do British Council Brasil; e Thiago Jesus, da britânica Julie’s Bicycle, organização sem fins lucrativos que atua para mobilizar arte e cultura em prol do clima e da sustentabilidade. Além deles, o debate ainda contou com as participações especiais das artista Katú Mirim e Kaê Guajajara, e também de Esther Querat, que fundou a produtora New Territories Music.

O debate levou à SIM SP o case do Cultura Circular, edital lançado pela parceria Oi Futuro e British Council que selecionou seis festivais para receber um patrocínio de R$100 mil cada para a realização de uma residência artística com artistas brasileiros e britânicos. Os selecionados recebem também formação e mentoria para a aplicação e consolidação de práticas sustentáveis na operação de seus eventos.

“A música e a arte sempre caminharam de mãos dadas com questões sociais, e a emergência climática por que estamos passando afeta cada vez mais gravemente regiões e populações de todo o mundo. Para reverter esse quadro, precisamos de um esforço coletivo, de todas as esferas da sociedade, e com o Cultura Circular queremos chamar a atenção justamente para isso”, disse Victor D’Almeida.

Já no último dia de SIM SP, fechando a participação do Oi Futuro no evento, os selecionados no edital Aceleração Labsonica 2.0 apresentaram seus pitches para uma banca especializada em carreira musical. Os seis artistas acelerados passaram por um ciclo gratuito de desenvolvimento no mercado musical que incluiu imersão para a produção de EPs, workshops, mentorias e diagnóstico de carreira.

Fique ligado no nosso site e redes sociais para acompanhar nossas novidades e participações em feiras e festivais!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade