Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Impulso 2023: inscrições abertas para negócios do Estado do Rio

26/06/2023

Impulso 2023: inscrições abertas para negócios do Estado do Rio

Oi Futuro e Instituto Ekloos abrem inscrições para o Impulso 2023. O programa gratuito de aceleração, que já beneficiou mais de 400 empreendedores, lança nova chamada pública para negócios sociais ou/e organizações sem fins lucrativos que atuam na economia criativa fluminense. “A economia criativa é uma força propulsora que impulsiona o engajamento ativo e o crescimento sustentável das comunidades, abrindo caminhos para um futuro promissor, principalmente de adolescentes e jovens”, defende Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos.

Com patrocínio da Oi e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, o edital vai selecionar dez iniciativas do Estado do Rio para um ciclo de nove meses de capacitação e mentoria. Esta é quinta edição do Impulso que, desde 2017, já acelerou 70 negócios e organizações de impacto social com atuação na economia criativa fluminense.  O programa busca projetos que tenham como ponto de partida uma proposta clara de transformação social a partir de produtos, serviços ou atividades baseadas no conhecimento, na criatividade e na cultura.  O foco é o fortalecimento da gestão e da sustentabilidade das organizações selecionadas, ampliando o repertório e as conexões de empreendedoras e empreendedores envolvidos.

Para isso, ao longo de nove meses de aceleração os selecionados participarão de um programa dinâmico de capacitações e mentorias, construído a partir da necessidade de cada negócio ou organização, que conta com uma metodologia de aprendizagem por meio de resolução de problemas reais. A experiência intensiva proporcionará conhecimentos e habilidades essenciais para a implementação imediata de melhorias em projetos, produtos e serviços.

“Nesta edição, estamos reafirmando o posicionamento do Oi Futuro de valorização da diversidade e de promoção da representatividade de gênero no ecossistema da economia criativa – presente em outros programas e projetos do instituto, como o ASA (Arte Sônica Amplificada) e o MARES (Mulheres Artistas em Residência)”, diz Carla Uller, gerente executiva de programas, projetos e comunicação do Oi Futuro.

As áreas de atuação previstas no edital são, entre outras, arquitetura, artes cênicas e visuais, artesanato, cinema, design, mídia e publicidade, jogos eletrônicos e videogames, moda, música, tecnologia e turismo. O processo de seleção do edital avaliará, entre outros critérios, a originalidade da proposta, o conhecimento do seu público-alvo e o potencial do projeto em gerar transformações socioculturais em seu contexto de atuação e priorizará as lideranças empreendedoras femininas.

As inscrições podem ser feitas até as 18h (horário de Brasília) do dia 28 de julho de 2023, por meio do site do Instituto Ekloos . O processo seletivo é aberto a pessoas físicas ou jurídicas que representem organizações da sociedade civil, grupos culturais ou negócios de impacto com atuação no estado do Rio de Janeiro.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade