Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Trocas, conexões e aprendizado: como foi o intercâmbio do MOVE_MT 2

21/03/2024

Trocas, conexões e aprendizado: como foi o intercâmbio do MOVE_MT 2

A empresária e cantora Raquel Virgínia foi uma das mentoras do intercâmbio do MOVE_MT 2

Quatro dias de muita troca, encontros, aprendizado e novas conexões: o intercâmbio do MOVE_MT 2 teve fim nesta quinta-feira (21). Ao longo de toda a semana, os empreendedores matogrossenses das cinco iniciativas mais bem avaliadas no programa – Cidadão Oddly, Hip Hop Atemporal, Pé de Folclore, Quariterê e Tece Arte – fizeram uma imersão no ecossistema da Economia Criativa carioca.

A agenda do intercâmbio foi intensa, com palestras, rodas de conversa e mentorias individualizadas no Lab Oi Futuro, além de visitas externas a projetos, museus e escolas em uma oportunidade inigualável de troca e aprendizado. Em cada encontro, empreendedores e mentores trocaram experiências, aprenderam mutuamente e estabelecerem conexões.

O time de mentores foi formado por: Raquel Virginia, da Nhaí!; Dudu de Morro Agudo, do Instituto Enraizados; Maria Lucila Silva Telles, do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular; Lia Bahia, da UFF; Isabela Capeto, estilista; Debora Rocha e Luana Ribeiro, fundadoras da agência Casa Lab; Lucas Paoli Itaborahy, da MicroRainbow Brasil; as professoras Rosa Maria da Silva Faria, Maiara Zacarone e Patrícia Bastos do Núcleo Avançado em Educação (NAVE) e Camila Cabral e Fernanda Sarmento da área de Educação do Oi Futuro; Zeca Novais, do Lona na Lua; Erika Candido, da Kilomba Produções; e Mariana Aleixo, da Casa das Mulheres da Maré.

“Os mentores foram muito atenciosos, foram experiências muito proveitosas. Eles tiveram um tato muito forte conosco, nos aconselharam, apontaram caminhos, mostraram muito cuidado e muita proximidade com a gente”, afirma Ismael Diniz, do Pé de Folclore.

Raquel Virgínia, fundadora e CEO da Nhaí!, agência de inovação em projetos voltados à diversidade, equidade e inclusão, abriu o encontro reforçando a importância do alinhamento entre propósito pessoal e objetivo do negócio, assim como a necessidade de preparação e planejamento para o sucesso das iniciativas.

“No Cidadão Oddly nós somos muito sonhadores. Então as mentorias foram muito importantes para nos dar uma sensação de pé no chão, de ter convicção no nosso propósito e estudar muito pra chegar onde a gente almeja. Esse intercâmbio foi incrível, e eu vou levar a palavra do MOVE_MT pra frente, sem dúvida”, Victor Hugo Rocha.


Jilaine Maria (à esquerda) é uma das empreendedoras aceleradas do MOVE_MT 2; Alessandra Keiko, Superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa de Mato Grosso, apresenta uma peça produzida pela Tece Arte.

Já a estilista Isabela Capeto recebeu em seu ateliê representantes do Tece Arte, coletivo de 55 redeiras que produzem peças únicas com base nos aprendizados da etnia Guaná. No encontro, Isabela dividiu com a Tece Arte um pouco de sua experiência, dicas e também começou a traçar a possibilidade de parceria.

“Encontrar uma estilista renomada, que tem os mesmos valores que a gente, que acredita e valoriza a cultura brasileira, e ouvir ela dizer que quer firmar uma parceria com a gente e levar nossa arte para fora do país… A gente volta para o Mato Grosso com o coração aquecido, cheio de inspiração e força para seguir realizando o nosso trabalho”, afirma Jilaine Maria da Silva, da Tece Arte.

Ao lado de Jilaine, Victor Hugo e Ismael, completam o time de intercambistas do MOVE_MT 2 Ryan Viana e Lyn Alves, do Hip Hop Atemporal; Juliana Segóvia, Paula Dias e Pedro Brites, da Produtora Audiovisual Quariterê; e Vinicius Marquetti, da Cidadão Oddly.

O MOVE_MT é um dos exemplos mais concretos e abrangentes do propósito do Oi Futuro – contribuir para formação de pessoas e redes criativas que gerem oportunidades e impacto social. Nesses dias, pudemos testemunhar a riqueza e a força criativa de dois estados que se encontraram para se apoiarem e crescerem juntos. Essa rede pode ser ainda maior e mais poderosa, agregando mais iniciativas e territórios para trabalharem juntos. Que assim como a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso, nossa parceira no Programa MOVE, outros estados se inspirem e juntem-se a nós nessa rede para transformar potenciais e sonhos em força e realidade.

O MOVE_MT é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL/MT) e o Instituto Oi Futuro, que visa apoiar iniciativas, projetos ou negócios de impacto social, com ou sem fins lucrativos, que estejam sediados ou atuem em Mato Grosso. As cinco iniciativas premiadas estão entre as 20 que passaram por um ciclo de aceleração de mais de 1.700 horas, com capacitação em gestão, inovação, impacto social, comunicação, gestão financeira e captação de recursos. Destas, 60% eram comandadas por mulheres, 65% tinham pessoas pretas e pardas como líderes e 25% eram lideradas por pessoas da comunidade LGBTQIAPN+.

Em 2022, a primeira edição do MOVE_MT premiou as iniciativas mato-grossenses “Sumac Records”, “Encontrei lá Brechó”, “Delícias da Rozi”, “ArtGi Empreendimento Sustentável” e “Cadju Filmes”. Relembre aqui o encerramento da primeira edição do MOVE_MT.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade