Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Inspiração, emoção e transformação: celebre o Dia da Música com o Oi Futuro

30/09/2022

Inspiração, emoção e transformação: celebre o Dia da Música com o Oi Futuro

A cantora e compositora Êdiá se apresenta no Favela Sounds, em julho de 2022

O mês de outubro começa celebrando uma das manifestações artísticas mais antigas da História: este sábado, dia 1º, é o Dia Mundial da Música. Referência no setor musical e nas experiências sonoras no Brasil, o Oi Futuro acredita na música como uma ferramenta de transformação social e de construção de um mundo mais inclusivo e diverso.

Para incentivar a descoberta de novos talentos e estimular a criatividade e a inovação dos artistas, o Oi Futuro mantém uma ampla gama de atuação para fomento e suporte dos profissionais da cadeia produtiva do som e da música. Por meio de editais, programas de aceleração, formações, mentorias e apoio a festivais, queremos ao lado dos artistas descobrir novas trilhas possíveis para o futuro do som e da música.

O LabSonica, nosso laboratório de experimentação sonora e musical, funciona como um ponto de encontro para criadores e fazedores de diversas áreas, oferecendo a infraestrutura necessária para que bandas, músicos, produtores, pesquisadores da arte sonora, gravadoras independentes, desenvolvedores e outros talentos realizem seus projetos sonoros e viabilizem produções independentes. Com o LabSonica, nos estabelecemos tanto como palco, a ponta da cadeia produtiva do som, como no core da cadeia, isto é, a pesquisa, a criação e a produção das diversas sonoridades e as infinitas combinações com a imagem e a palavra.

Em 2022, o edital Aceleração LabSonica, criada em parceria com o Estúdio Toca do Bandido, chegou à sua segunda edição. Voltada para artistas solo e bandas independentes, a oportunidade oferece aos seis artistas selecionados a participação em um ciclo gratuito de capacitação que inclui jornada de diagnóstico de carreira, minicurso de music business, workshop de planejamento estratégico, pitching, além de mentorias individuais promovidas por especialistas da indústria da música.

Acreditamos também no poder de transformação dos festivais. Seja por antecipar tendências emergentes, movimentar economias regionais, promover experimentações ou apresentar novos artistas ao público, os festivais de música têm grande importância cultural no Brasil e no mundo. Acreditando no potencial vanguardista de festivais, o Oi Futuro apoia a realização de dezenas deles em diversas regiões do país. O Festival DoSol (RN), que acredita em tolerância, respeito e diversidade; o Favela Sounds (DF), que aposta em reinvenção, acesso e representatividade; o Amazônia Mapping (PA), que tem em sua essência as novas narrativas e a inovação tecnológia; e o Multiplicidade, que investe no diálogo entre som e imagem, são alguns dos exemplos de festivais de destaque que contam com o apoio do Instituto Oi Futuro.

Outro festival de destaque que conta com o nosso apoio é o Levada. Já com sua marca estabelecida no cenário musical carioca, o Festival Levada é um grande trampolim para a carreira de artistas independentes e gera muitas oportunidades para os artistas que apoia. Entre os nomes que já passaram pelos palcos do levada estão as bandas Carne Doce e Maglore e os cantores Caio Prado e Letrux. É um evento que leva para os mais diversos públicos cultura, música, entretenimento, arte e experiências sonoras. Em 2022, o festival celebrou dez anos de estrada com uma exposição imersiva no Centro Cultural Oi Futuro e uma série de shows transmitidos pelo Youtube.

Neste ano tivemos também novidades. Criado pelo British Council com apoio do Oi Futuro, o edital Cultura Circular faz sua edição de estreia. Reforçando o poder do encontro e trazendo as urgências ambientais para o centro do universo dos festivais, o edital incentivando criações artísticas que discutam e reflitam possíveis caminhos sobre as questões climáticas. Seis festivais escolhidos contarão com um patrocínio de R$100 mil/cada para realização de uma residência artística com artistas brasileiros e britânicos. Além disso, os selecionados receberão formação e mentoria para a aplicação e consolidação de práticas sustentáveis na operação de seus eventos.

Estes são apenas alguns dos diversos projetos do universo da música apoiados pelo Oi Futuro. Para não perder o tom e continuar afinado com as nossas iniciativas, continue ligado aqui no nosso site e nas nossas redes sociais. E viva a música!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade