Acessibilidade
Apoie FUTUROS

OI KABUM! EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

05/03/2015

OI KABUM! EM SIMPÓSIO INTERNACIONAL

Escola foi única representante brasileira em evento sobre participação social na Colômbia

A Oi Kabum! Escola de Arte e Tecnologia, programa de educação do Oi Futuro, participou, em fevereiro, do VII Simpósio de Líderes Culturais para o Desenvolvimento – Práticas Locais, Ações Globais, Práticas Globais, Ações Locais, realizado pelo Museu de Antioquia, em Medellín, na Colômbia. No evento, que promoveu debates e a troca de experiências entre projetos de toda a América Latina com o mote da participação social, foram apresentados os projetos “Oi Kabum! Imagine-se – Laboratórios de Arte e Tecnologia na escola” e o “Edital Multiplicadores”, da escola Oi Kabum! Rio de Janeiro.

“Foi uma troca muito rica. Entramos em contato com várias iniciativas parecidas com a nossa e tivemos a possibilidade de construir uma rede com diferentes países da América Latina”, conta Luciana Perpétuo de Oliveira, coordenadora do projeto Oi Kabum! Imagine-se e participante do evento.

O “Imagine-se” é uma ação que reúne educadores e gestores de escolas públicas, seus alunos e monitores da Oi Kabum! Rio, com o objetivo de promover a ampliação do raio de ação da escola, que oferece cursos técnicos de artes gráficas e digitais para jovens de comunidades urbanas. Em andamento desde o ano passado, o “Oi Kabum! Imagine-se”, vem dialogando e promovendo vivências com educadores e gestores, para que nesse primeiro semestre de 2015 eles desenvolvam atividades em arte e tecnologia como parte dos planejamentos de suas matérias. “As oficinas “Imagine-se” fazem parte das Ações Multiplicadoras, um grande projeto que envolve as quatro escolas do programa Oi Kabum!, com o objetivo de levar nossas metodologias para as escolas públicas e comunidades de forma mais sólida e abrangente. Com este projeto, além de oferecer mais oficinas e cursos, lançaremos uma publicação sobre as práticas pedagógicas do programa e faremos uma mostra retrospectiva em cada uma das cidades onde a Oi Kabum! está presente”, adianta Maria Fernanda Todeschini, coordenadora da Oi Kabum!.

Já o “Edital Multiplicadores” é uma  ação voltada aos  jovens da Oi Kabum! , cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento de  projetos que envolvam a sua própria comunidade, ao mesmo tempo, aprendendo a inscrever e executar esses projetos em outros editais. “Nosso edital é nos mesmos moldes do que os elaborados nessa área e os jovens contam com um pequeno financiamento para tocar uma proposta que mobilize a sua comunidade. Vários alunos já partiram do ‘Multiplicadores’ para terem sucessos com suas iniciativas”, explicou Luciana.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade