Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Saiu o resultado! Cultura Circular anuncia os 6 festivais selecionados

04/10/2022

Saiu o resultado! Cultura Circular anuncia os 6 festivais selecionados

Música e sustentabilidade têm tudo a ver – e seis festivais selecionados pelo edital Cultural Circular vão mostrar isso na prática. Em conjunto, Oi Futuro e British Council anunciam com orgulho os seis festivais selecionados: Festival Barulhinho Delas (CE), Festival Latinidades (DF), No Ar Coquetel Molotov (PE), Hacktudo (RJ), Festival Kinobeat (RS) e TUM Festival (SC).

Os seis selecionados vão colocar as pautas da sustentabilidade e da emergência climática no centro do universo dos festivais brasileiros vão, ajudando a construir eventos culturais mais verdes e sustentáveis. Para isso, receberão um patrocínio de R$ 100 mil cada, que devem ser investidos na criação de práticas artísticas que discutam a questão ambiental, desenvolvidas por meio de uma residência artística com artistas e realizadores britânicos.

Os artistas britânicos convidados pelo edital irão realizar a residência artística no Brasil pelo período mínimo de 10 dias e vão produzir trabalhos com foco em sustentabilidade para o público do festival. Durante o período da residência, os artistas britânicos terão contato com artistas locais, em um intercâmbio para acessar diversidade cultural e compartilhar vivências através de discussões, registros e eventos informais e formais. Através dessas atividades, também espera-se engajar artistas, pensadores, gestores, professores, cientistas, estudantes e a comunidade local em um diálogo positivo e estimulante que possibilite um processo colaborativo.

Além deste intercâmbio, as iniciativas selecionadas também vão receber formação e mentoria em “Práticas Sustentáveis para Festivais”, visando implementar melhores práticas socioambientais em todas as etapas da operação do evento. O desenvolvimento culturalmente sustentável reúne dimensões econômicas, sociais e ambientais e traz à luz a importância do crescimento, da equidade e do valor da cultura.

O Cultura Circular nasceu com o objetivo de construir redes internacionais efetivas e trocas artísticas consistentes que, necessariamente, resultem em colaborações artísticas e práticas relacionadas à cultura com uma abordagem sustentável. Criado pelo British Council, o programa já contou com uma edição no México, em 2021, e agora chega ao Brasil com apoio do Oi Futuro. Continue de olho no nosso site e nas nossas redes sociais para não perder nada deste programa!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade