Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Conheça os projetos selecionados no 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

25/01/2022

Conheça os projetos selecionados no 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados

A Oi e o Oi Futuro anunciam os selecionados no 17º Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, com projetos realizados em todas as regiões do Brasil e que vão compor a programação do Centro Cultural Oi Futuro, no Rio de Janeiro, ao longo de 2022 e 2023.

Clique aqui e confira a lista de projetos selecionados

O anúncio dos selecionados faz parte das ações comemorativas dos 20 anos do Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade para impacto social da Oi, que promove o edital desde 2003 e conta com um histórico de mais de 2.500 projetos apoiados. O programa destina recursos para financiamento total ou parcial de projetos de diversas naturezas artísticas (tais como festivais, espetáculos, exposições, performances e outras manifestações criativas) aprovados em leis estaduais e municipais de incentivo à cultura.

A novidade desta edição é que todos os projetos contemplados, de sete estados (BA, CE, DF, PA, RN, RS, RJ), ampliarão suas ações no Centro Cultural Oi Futuro além da realização em suas respectivas localidades, transformando o espaço carioca em um hub de conexões artísticas de âmbito nacional, intensificando a troca de conhecimento e ideias.

Além disso, a seleção tem como objetivo reunir iniciativas que colocam a diversidade em primeiro plano, que fomentam novas cenas artísticas e que propõem experiências híbridas, imersivas e formatos inéditos de interação com o público, em função dos desafios do cenário pandêmico.

“Com o Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, o instituto contribui para a inovação da produção cultural brasileira, instigando novas linguagens, tecnologias e formatos, e também aposta na democratização da cultura como instrumento de transformação social e de construção de futuros mais diversos e inclusivos”, diz Sara Crosman, presidente do Oi Futuro.

“Esta edição do programa celebra o aniversário do instituto, que há duas décadas antecipa movimentos da sociedade e traduz o compromisso da Oi com questões sociais, integrando a agenda ESG (Ambiental, Social e Governança) da companhia e endereçando de forma efetiva os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, acrescenta.

Projetos selecionados

Nesta edição, 22 projetos foram selecionados pelo programa, com contratação e realização a serem efetivadas ao longo de 2022 e 2023. A lista inclui festivais, como a Semana Preta de 22 (RJ), Festival Brasil: Avenida de Possibilidades (RJ), Radioca (BA), Anima Ceará (CE), Favela Sounds (DF), Latinidades (DF), e outros. Entre as atrações que compõem a programação regular do centro cultural, estão o espetáculo “Terra Desce” (RJ), solo teatral com atuação de Eduardo Moscovis e texto de Pedro Kosovski, o musical infantil “O Planeta Lilás” (RJ), adaptação da obra homônima de Ziraldo, e a exposição “Ano-Luz” (RJ), com obras do coletivo francês Le Collectif Scale.

A seleção traz ainda iniciativas que combinam arte e consciência ambiental de forma inovadora – como Amazônia Mapping (PA), Se Rasgum Labverde (PA), Festival Cine Bike-In (RJ), Festival Morrostock (RS) – e projetos focados no estímulo a novas cenas artísticas independentes e à economia criativa, como Queremos Lab (RJ), Residência Artística MMS (RJ) e Novíssimos Lab (BA).

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade