Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Comunicado sobre nossa atuação no contexto da covid-19

13/04/2020

Comunicado sobre nossa atuação no contexto da covid-19

O Oi Futuro e o contexto Covid-19

Há exato um mês hoje, em cooperação com o esforço coletivo para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no país, o Oi Futuro fechou as portas temporariamente de todos os seus espaços físicos, como o Centro Cultural, o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, o Lab Oi Futuro e as duas escolas NAVE (que operamos em parceria com os Governos Estaduais do Rio de Janeiro e de Pernambuco).

Responsável por projetos de impacto social do Grupo Oi, o Oi Futuro imediatamente no início da pandemia adotou o trabalho remoto para todos os nossos colaboradores como medida de preservação da saúde pública. Com intuito de sensibilizar nossos públicos sobre a importância da colaboração e da empatia para a solução da crise, criamos o movimento #JuntosNosCuidamos, uma nova camada da nossa assinatura #JuntosTransformamos. Já nessa fase inicial, disponibilizamos todos os nossos conteúdos em formato digital, desde peça de teatro infantil, como a gravação do sucesso Ombela, até e-books de inspiração para educadores e inovadores sociais, como e-Nave e e-Labora 

Mas para seguirmos promovendo projetos de impacto social precisamos neste momento continuar ativos. Nessa direção, buscamos compreender as diferentes perspectivas do novo cenário por meio de um intenso diálogo com nossa rede de colaboradores e de parceiros. Logo entendemos a importância de disponibilizar, remotamente, oportunidades de aprendizagem e conexão para nossos diversos públicos que estão, como nós, em suas casas, mas ainda assim com suas ideias em movimento.

Por isso, nosso time desenvolveu diversas iniciativas de conteúdo digital para levar até a casa das pessoas cultura, inovação social e educação. Conteúdos que fazem sentido na vida delas neste momento.

Disponibilizamos uma agenda de encontros online que conectam o contexto atual com nossos pilares de criatividade, diversidade e inclusão:

• Webinars Papo de Futuro: apresentações e debates com especialistas sobre economia criativa, educação inovadora e empreendedorismo social, sempre ao vivo toda quarta-feira, às 19h, no canal do Oi Futuro no Youtube. Os encontros de abril e maio trarão temas como estratégias emergenciais para educação online; desenvolvimento de carreiras no mercado digital da música; e empreendedorismo social para construção de novos futuros.

• Happy Hour Oi Futuro: quinzenalmente às 19h de sextas-feiras, ao vivo no nosso Instagram, apresentaremos experiências artísticas que já passaram pelos espaços e editais do Oi Futuro, como pocket shows, sets de DJs e talks de artistas.

• Mentorias Oi Futuro: em abril, inauguramos também um projeto de mentorias customizadas, por meio de plataformas virtuais, para empreendedores sociais e da economia criativa que precisem de apoio técnico para desenvolver seus projetos ou tirar suas ideias do papel. Neste primeiro mês, serão oferecidas mentorias sobre temas como estratégia para impacto social, planejamento financeiro, comunicação e marca, tecnologia e captação de recursos para projetos culturais.

Além disso, na área de Educação, que enfrenta mudanças e desafios sem precedentes com a suspensão de aulas nas escolas, temos atuado diretamente nas seguintes frentes:

• Elaboração de atividades remotas para continuidade dos cursos técnicos de Programação e Multimída nas escolas NAVE, seguindo as diretrizes das Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e de Pernambuco.

• A colaboração com outros institutos e organizações no hub Aprendendo Sempre, que disponibiliza experiências, materiais e inovações abertas para todos os professores e gestores escolares do país.

Prestamos nossa solidariedade às famílias e comunidades que estão sofrendo mais diretamente os efeitos da pandemia. E seguimos leais às crenças e propósitos que sempre balizaram a atuação do instituto: mais do que nunca, confiamos na potência criativa e colaborativa dos indivíduos e das redes para a (re)construção de novos futuros – mais humanos, mais empáticos e mais equitativos.

Um aceno ao futuro e vamos juntos construí-lo!

Suzana Santos

Presidente do Oi Futuro

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade