Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Juntos Transformamos 2021: o futuro é construído em parceria

23/12/2021

Juntos Transformamos 2021: o futuro é construído em parceria

2021 foi um ano de retomada, mas sobretudo de construção coletiva e esperança. A pandemia ainda não está superada, mas o Oi Futuro não parou. Investiu ainda mais em formatos alternativos, para alcançar mais pessoas com suas atividades, editais e programas. O remoto, o digital e o híbrido já são realidade na atuação do instituto para fazer chegar cultura, arte, educação, empreendedorismo social e formação em todos os cantos do país.

Aos poucos e sempre que  possível, mesclamos eventos presenciais e agendados com propostas virtuais. Respeitando todas as normas sanitárias para garantir a saúde e segurança do público, parceiros, alunos e funcionários, reabrimos as portas para visitação em nosso Centro Cultural e no Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, e retomamos as aulas presenciais nas duas escolas do NAVE – Núcleo Avançado em Educação. Promovemos mentorias, workshops, capacitações e cursos à distância, apoiamos festivais e residências artísticas, produzimos materiais de formação pedagógica, firmamos novas parcerias e consolidamos as já existentes, lançamos editais e celebramos 15 anos de nosso programa de Educação. Olhando para os principais marcos desse ano no Oi Futuro, reforçamos o nosso compromisso com a construção de novos futuros no presente e a certeza de que eles só serão mais inclusivos se forem feitos em parceria.

NAVE no SXSW

Entre 700 propostas, o Oi Futuro foi selecionado para participar, pelo segundo ano consecutivo, da programação do SXSW EDU, dentro do maior evento de inovação do mundo, nos Estados Unido. Por conta da pandemia, o SXSW aconteceu em plataforma digital numa programação 100% remota de 9 a 11 de março.  O Oi Futuro liderou o painel “Jogos e tecnologia para empoderar jovens criativos e transformadores” apresentando os cases do NAVE, nosso programa de educação para Ensino Médio em duas escolas públicas. Com a participação da presidente do Oi Futuro, Sara Crosman; da gerente de educação, inovação social e comunicação do instituto, Carla Uller; de Igor Moreno, professor da disciplina Cultura de Jogos; e de Vinnícius Rodrigo, aluno do NAVE Recife, o painel contou como a integração de games e tecnologia no processo ensino aprendizagem pode estimular jovens de escolas públicas a mudarem suas próprias histórias e a se tornarem agentes transformadores em suas comunidades.

Mentorias para Mulheres

Ainda em março, o Oi Futuro lançou um programa de mentorias gratuitas para impulsionar o empreendedorismo feminino. Com atendimento online e individualizado de um time 100% feminino de especialistas do ecossistema do instituto Oi Futuro em áreas como gestão de negócios, comunicação estratégica, planejamento e gestão financeira, o programa Mentorias para Mulheres impactou XX empreendedoras em busca de  soluções para alavancarem seus negócios de impacto social, iniciativas e organizações culturais no contexto da pandemia.

HUB+

Fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e a Coeficiente Artístico, o Oi Futuro lançou, em abril, o edital HUB+: Educação, Preservação e Acessibilidades em Museus, selecionando 10 museus para participar por um ano de ciclos de formação continuada e qualificação. O objetivo do programa era identificar as necessidades de formação de cada museu selecionado e, de forma direcionada e customizada, oferecer mentorias técnicas online e presenciais com especialistas, cursos a distância, vivências e workshops para ampliação de acesso e inovação com foco em educação, acessibilidades e preservação de seus acervos. Entre os selecionados estão o Museu Bispo do Rosário, Museu da Geodiversidade e Museu de Favela. A lista completa e outras informações sobre o Hub+ aqui.

Pontes 3

Oi Futuro e British Council celebraram três anos do Programa Pontes em um evento especial realizado em junho com transmissão online pelo Youtube do insituto. Ao longo de suas três edições, o Pontes apoiou 27 festivais por todas as regiões do país e promoveu intercâmbios artísticos entre Brasil e Reino Unido. O resultado é a criação de uma rede cultural que beneficiou 727 artistas brasileiros e 55 britânicos, engajando mais de 118 mil pessoas em seus eventos e contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e diversa. Para assistir o Pontes 3 é só sintonizar aqui.

Visitas Virtuais

Com a impossibilidade temporária de receber fisicamente o público por conta das restrições impostas pela pandemia, o Centro Cultural Oi Futuro abriu suas portas em novo formato: as visitas virtuais. Três novas exposições foram adicionadas ao catálogo de experiências imersivas este ano: UNAS+, que reúne cerca de 80 obras de 15 artistas mulheres da Argentina e Brasil; Arte, Cidade e Patrimônio, com produções inéditas e inspiradas na cidade do Rio de Janeiro; e Quiet Room, experiência está relacionada à prática de mindfulness (atenção plena) com o objetivo de focar a concentração do público no momento presente. Faça agora mesmo um tour virtual pelas exposições que ficaram em cartaz esse ano no Oi Futuro aqui.

MOVE_MT

Em uma parceria inédita com o governo do Estado de Mato Grosso, o Oi Futuro lançou em maio o MOVE_MT: um projeto voltado para o fortalecimento do ecossistema criativo de Mato Grosso.  Na primeira fase do projeto foram realizados 4 workshops coletivos e abertos ao público para estimular o desenvolvimento de soluções criativas de impacto sociocultural, 243 pessoas foram beneficiadas. Em julho, lançamos o edital MOVE_MT com o objetivo de promover a capacitação de gestores mato-grossenses. Ao todo, foram selecionadas 30 iniciativas para uma série de formações coletivas e individuais que começaram em outubro e serão realizadas até abril de 2022. Além das capacitações, as cinco iniciativas com melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração serão premiadas e receberão recursos para impulsionar a evolução de seus negócios e projetos, além de participar de uma semana de intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio. Quer conhecer as selecionadas e saber mais sobre o MOVE_MT?  Clique aqui.

Ideia & Impacto

Em agosto, Oi Futuro e Sebrae deram um novo passo na parceria que têm desde 2019 e lançaram o Ideia & Impacto.  Mirando no ecossistema de empreendedorismo social de todo o estado do Rio de Janeiro, o projeto elaborou dois formatos gratuitos de capacitação ao longo de três meses. Nos talks temáticos, nomes de referência nas áreas de inovação e empreendedorismo compartilharam seus conhecimentos e experiências de liderança, negócios com propósito, mapeamento de mercado e ferramentas de gestão. Em outra frente, o Ideia & Impacto promoveu a Maratona de Ideias – uma semana de imersão, com encontros diários em uma proposta mão na massa, com metodologia ágil e dinâmica focada na experimentação, desenvolvimento, prática e resultados.

Experiências Didáticas

Uma outra parceria inédita do Oi Futuro, dessa vez com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), resultou no lançamento do e-book “Experiências Didáticas: arte e cultura construindo caminhos para o sucesso escolar”. Reunindo seis práticas desenvolvidas por educadores do NAVE – Núcleo Avançado em Educação, a publicação digital serve como referência e inspiração para professoras e professores do ensino Fundamental e Médio de todo o Brasil. Com propostas interdisciplinares focadas em artes e cultura, o e-book gratuito apresenta percursos formativos reaplicáveis em qualquer realidade escolar. O objetivo da iniciativa é ressignificar a aprendizagem, combater a distorção idade-série, o aumento do índice de reprovação, abandono e evasão escolar, auxiliando na construção de trajetórias de sucesso escolar. O Experiências Didáticas tem versões acessíveis e o download pode ser feito aqui.

Arte Sônica Amplificada – ASA

A terceira edição do ASA foi lançada em outubro em um grande evento no Youtube do Oi Futuro, com shows de artistas brasileiras e inglesas e o anúncio de um programa em formato inédito totalmente digital e com alcance nacional. Mais uma parceria de sucesso entre Oi Futuro e British Council, o ASA foi criado para promover a equidade de gênero, a inovação e a internacionalização do trabalho na economia criativa brasileira. Nos dois primeiros anos do programa, 250 profissionais do campo da música e do som foram capacitadas pelo ASA. Em 2021, foram selecionadas 400 profissionais identificadas como mulheres para desenvolverem projetos e negócios inovadores.

15 anos NAVE

Em um ano tão desafiador para a educação brasileira, o principal programa de educação do Oi Futuro completou 15 anos com mais de 3 mil jovens formados, 156 práticas pedagógicas sistematizadas e 134 prêmios e reconhecimentos recebidos. Para celebrar essa data, lançamos uma landing page com linha do tempo, principais marcos temporais, personagens marcantes, grandes números, entre outras informações históricas do Programa. O NAVE – Núcleo Avançado em Educação é um programa de Ensino Médio Integrado e Profissional voltado para tecnologias digitais que oferece formações técnicas em Multimídia e Programação de Jogos Digitais. Os resultados do NAVE nestes 15 anos são a comprovação da eficácia da parceria público-privada com os governos estaduais de Pernambuco e Rio de Janeiro para garantir que uma educação de qualidade e inclusiva chegue a mais pessoas.

Ao longo de 2021 transformamos vidas e comunidades através de ações que só foram possíveis porque tivemos parceiros dispostos a seguir conosco em  novos patamares e  fazeres, cocriando soluções sociais inovadoras. Em 2022, queremos que mais instituições, fundações, projetos, empresas, organizações, coletivos e institutos se juntem a nós. É nisso que o Oi Futuro acredita e investe, porque só juntos transformamos o presente em novos futuros.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade