Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Saiu o resultado! Projeto ‘Tocar’ seleciona 16 artistas para residência musical no Labsonica

17/03/2023

Saiu o resultado! Projeto ‘Tocar’ seleciona 16 artistas para residência musical no Labsonica

A artista Viviane Pitaya soltou a voz durante residência musical no Labsonica pela Aceleração Musical Toca do Bandido, em 2022

Saiu a lista! O Tocar divulgou na manhã desta sexta-feira (17) a lista de 16 artistas selecionados para participar de uma residência artística em parceria com o LAB Oi Futuro e a Arena Carioca Dicró.

Clique aqui e confira a lista dos selecionados

O projeto “Tocar – residências musicais”, selecionado pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, através da Lei de Incentivo da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (SECEC – RJ), é um projeto do coletivo carioca etnohaus que faz sua estreia em 2023.

O Edital é um laboratório de fusões culturais para artistas independentes, que nasce para fomentar a pesquisa, a criação musical e o lançamento de novas produções. Os 16 selecionados vão se encontrar entre março e abril no LabSonica, nosso laboratório de experimentação sonora e musical.

Os selecionados serão divididos em quatro grupos e vão produzir gravar no mínimo uma faixa cada, com a possibilidade de intercâmbio entre os residentes dos mesmos grupos. Na primeira semana, a partir de 20 de março, todos os residentes e produtores trabalham em conjunto. Depois, as produções musicais duram uma semana por grupo de residentes, junto com os produtores artísticos e técnicos do projeto, além de possível colaboração de residentes dos outros grupos. Cada residente receberá uma bolsa auxílio que varia entre as participações solo e de bandas.

Além das gravações, os artistas irão participar de dinâmicas, masterclasses, criação de conteúdos, diários de bordo, entrevistas para podcasts, encontros e ensaios acústicos dos residentes e produtores artísticos.

“O “Tocar” pretende colaborar com as potências artísticas, oferecendo uma experiência criativa de encontros e práticas coletivas, investindo recursos no artista/músico e em suas criações musicais. Entendemos ser de extrema importância a realização de iniciativas que aproximem público e artistas, mostrando o que está por trás das produções e ajudando a diminuir o abismo que o entretenimento muitas vezes reforça, tornando figuras e ações inalcançáveis à grande maioria dos artistas independentes”, comenta Lina Miguel, diretora geral da residência.

Aproximando o público da residência, haverá a apresentação do processo criativo da construção de cada faixa no “T(R)OCA: Encontros Inusitados”. Serão dois encontros musicais no LabSonica, com presença de público. Essas atividades poderão ser acompanhadas por turmas escolares agendadas, atendendo especialmente a comunidade surda do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), além da rede de artistas e frequentadores conectados à Arena Carioca Dicró.

Fique de olho nosso site e nas redes sociais e também no Instagram @etnohaus para acompanhar tudo sobre o projeto!

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade