Conheça o projeto Sustentabilidade na Vereda: Sol, Tecnologia e Biodiversidade no Rio Carinhanha
20/10/2015
Os raios solares que atingem a região banhada pelo Rio Carinhanha, em Minas Gerais e Bahia, ganharam um objetivo que ilumina também o futuro dos ribeirinhos. O projeto Sustentabilidade na Vereda: Sol, Tecnologia e Biodiversidade, criado pelo Instituto Biotrópicos e apoiado pela 9ª edição do programa Oi Novos Brasis, oferece capacitação e conscientização ambiental à população local.
Nas cidades mineiras Januária e Bonito de Minas, e na baiana Cocos, o projeto Sustentabilidade na Vereda realiza ações que usam o sol e a educação ambiental como matérias-primas.
“O projeto visa a incentivar a construção e o uso de aquecedores e fornos solares pelos ribeirinhos, para reduzir custos de energia e o impacto ambiental do consumo de lenha, e desenvolver ações de educação ambiental nas escolas rurais locais, com realização de palestras, exibição de filmes, exposição de fotos e formação de um Clube Ambiental”, conta Isabela Lazorotti, uma das coordenadoras envolvidas.
Além da preservação direta por meio dos fornos solares, a ação promove mudanças positivas nas relações entre moradores e fauna e flora. Depois da parceria com o Oi Futuro, os ribeirinhos também se tornaram responsáveis pelo monitoramento de anfíbios nas lagoas. Para Isabela, a dupla Oi Futuro e Biotrópicos foi essencial para a aceitação das atividades por parte dos beneficiados.
“Atualmente, representantes do projeto são referência para as comunidades, trazendo informações e atividades interessantes, fomentando a participação e promovendo maior diálogo com os poderes públicos locais e outras organizações, além de garantirem visibilidade para as comunidades”, conclui.