Acessibilidade
Apoie FUTUROS

Retrospectiva 2023: educação e inovação para futuros mais diversos

12/12/2023

Retrospectiva 2023: educação e inovação para futuros mais diversos

A construção de futuros diversos, inclusivos e inovadores passa necessariamente pela  ampliação das oportunidades e acesso à educação, capacitação e formação de jovens, mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+. O Oi Futuro acredita que esses futuros são possíveis a partir de um esforço coletivo e, em 2023, ampliou suas parcerias para que programas como NAVE, MOVE_MT e Órbita pudessem beneficiar um maior número de pessoas e impactar comunidades em diferentes partes do país promovendo mais inclusão e diversidade. 

Só este ano, 394 jovens de Recife e do Rio de Janeiro se graduaram no Ensino Médio Integrado ao Profissional em Programação de Jogos Digitais e Multimídia no NAVE – Núcleo Avançado em Educação, totalizando mais de 3.880 estudantes formados desde 2006 pelas duas escolas públicas do programa. Um levantamento realizado com cerca de 700 egressos confirmou a escolha do instituto em investir na educação técnica: 93% dos jovens ingressaram no Ensino Superior e metade deles em áreas relacionadas à formação tech que tiveram no NAVE, 86% estão empregados e 43% dos ex-alunos de 25 a 39 anos têm hoje renda superior a 5 salários mínimos. A pesquisa também revelou que 65% dos ouvidos vinham de famílias com renda total até 2 salários mínimos e 58% se identificam como pessoas negras ou pardas.

Ampliando o eixo de disseminação e compartilhamento de conhecimento do Oi Futuro, a plataforma digital Órbita de formação docente lançou quatro novos cursos digitais, abrindo 42 turmas ao longo do ano com 6,8 mil inscritos de todos os estados. Já a segunda edição do edital MOVE_MT selecionou 20 de 116 iniciativas da economia criativa do Mato Grosso inscritas, fornecendo mais de 1600 horas de mentorias gratuitas aos empreendedores do estado. 

As conquistas não param por aí. Conheça um pouco mais das ações do instituto e seus resultados nas áreas de Educação e Inovação Social:

Educação 

Fruto da parceria do instituto com a Oi e os governos estaduais de Pernambuco e Rio de Janeiro, o NAVE é reconhecido em todo país pela inovação pedagógica e metodológica de seu ensino, sempre em sintonia com as demandas do mundo moderno. Em 2023, a unidade NAVE Recife (Escola Técnica Estadual Cícero Dias) alcançou o segundo melhor desempenho entre as escolas técnicas estaduais de Pernambuco no Prêmio IDEPE 2023 – Índice de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco, indicador que mede a qualidade da educação pública pernambucana. Além desse resultado, estudantes NAVE receberam outras seis premiações ao longo do ano, entre elas 4 medalhas de ouro nas olimpíadas nacionais de ciências e histórias e 1º lugar geral na Olimpíada Nacional de Aplicativos (ONDA) para o Clepher – app desenvolvido por alunas NAVE que auxilia familiares de idosos a monitorarem a saúde dos parentes de forma mais eficiente, por meio de um software acessível.

Com 916  jovens matriculados este ano, as escolas realizaram a 11a edição do NAVE de Portas Abertas, evento anual totalmente realizado pelos alunos e alunas do NAVE, que receberam 1500 visitantes nas duas unidades.  Com 56 horas de programação, o evento tem o objetivo de aproximar a comunidade e a escola e compartilhar experiências por meio de oficinas, dinâmicas, bate-papos, visitas guiadas, exposições de projetos e atrações culturais. 

Um case de sucesso e inspiração para uma educação crítica e cidadã que aumenta as oportunidades de empregabilidade da juventude, o Oi Futuro esteve no Rio Innovation Week 2023 apresentando o NAVE e o Geração NAVE, programa de primeiro emprego e desenvolvimento de carreira na Oi voltado exclusivamente para os egressos da escola. A mesa deu visibilidade às oportunidades profissionais que o ensino técnico tecnológico oferece. Em sua 5a edição,  o Geração NAVE teve um recorde de quase 400 inscritos e 36 selecionados para participar do processo seletivo, que contou com um Hackathon e a contratação de oito residentes digitais. 

Em mais um esforço de inspirar a ampliação do ensino médio profissional, o Oi Futuro realizou o DECOLA. Uma parceria com  a Baluarte, Oi e governo do Estado do Rio, o evento inédito teve mais de 500 inscritos e conectou jovens do Rio de Janeiro com as novas tendências do setor criativo, ampliando os horizontes e apresentando oportunidades de atuação no mercado de trabalho. Um dia inteiro de muita inspiração com mesas e oficinas sobre animação, criatividade, games e tecnologia liderada por profissionais da indústria criativa que transformaram sua paixão em trabalho. Foi uma oportunidade para estudantes do NAVE exporem seus trabalhos e participarem de mesas de pitching.

A formação de professores também ganhou reforço este ano. Com 86 mil usuários, das quais 74% são mulheres e 51% se identificam como pessoas pretas ou pardas, a plataforma de conteúdo e formação gratuita Órbita – Trajetórias Educacionais lançou a Trajetória Universo STEAM Clubs, uma trilha de aprendizagem com quatro cursos para criação, gestão, avaliação e manutenção de clubes e atividades STEAM. Acrônimo que representa as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática, STEAM é uma metodologia de ensino de abordagem integradora e conectada ao mundo real, que coloca estudantes em um papel ativo no processo de aprendizagem. Durante o ano, 7.510 educadores se inscreveram e 1083 se formaram em um dos seis cursos oferecidos pela plataforma.

Inovação Social

Fortalecendo a sua atuação no Centro-Oeste do país, o Oi Futuro realizou este ano a segunda edição do MOVE_MT oferecendo capacitação gratuita em gestão, inovação, impacto social, criatividade e comunicação para iniciativas mato-grossenses obterem um desenvolvimento sustentável de seus negócios. Foram 20 projetos selecionados – 60% deles são comandados por mulheres; 65% têm pessoas pretas como líderes; e 25% pessoas da comunidade LGBTQIAPN+, garantindo assim diversidade e inclusão que eram dois grandes objetivos do edital  este ano. Além disso, 45% dos negócios são do interior de Mato Grosso.

Para abrir esta edição, o Oi Futuro e a SECEL (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso) organizaram, em maio, um seminário presencial em Cuiabá. “MOVE_MT 2: Fortalecendo o Ecossistema Criativo de Mato Grosso” reuniu empreendedores do estado e grandes nomes da economia criativa do país, entre eles, Andreia Guimarães, diretora de Desenvolvimento Econômico do Ministério da Cultura; Fernanda Paiva, gerente de Marketing Cultural da Natura; Marcelo Milan, professor de Economia e Relações Internacionais da UFRGS; e Adriana Barbosa, CEO do PretaHUB. O ciclo gratuito de aceleração do MOVE_MT 2 promoveu, em  2023, oito capacitações, seis encontros de conexão e mais de 1600 horas de mentorias, beneficiando mais de 100 empreendedores. Conheça os empreendimentos acelerados aqui.

Com  70% das iniciativas selecionadas coordenadas por mulheres, o Impulso ofereceu em 2023 cerca de 1000 horas gratuitas de capacitação e mentoria para empreendedores do Estado do Rio. O programa de aceleração, que desde sua criação já impactou  70 negócios e organizações com atuação na economia criativa fluminense, beneficiando diretamente mais de 400 empreendedores sociais, tem o objetivo de fortalecer a gestão e a sustentabilidade das organizações selecionadas, ampliando o repertório e as conexões dos empreendedores envolvidos. Em sua 5a edição, o edital tem uma proposta clara de transformação social a partir de produtos, serviços ou atividades voltadas para o conhecimento, a criatividade e a cultura.

Ambos os programas são parte da atuação do Oi Futuro em Inovação Social, com foco em empreendimentos e iniciativas da economia criativa, e são possíveis graças ao apoio, patrocínio e parceria dos governos estaduais do Rio de Janeiro e de Mato Grosso, do Instituto Ekloos e da Oi.

Inscreva-se e faça parte da nossa rede!
Receba informações sobre editais, cursos e programação

 

Confira a nossa politica de privacidade